PUBLICIDADE

Agropolítica

Leilão da Ferrogrão deve sair até 2026

ANTT vê questão no STF “encaminhada” e tem cronograma de para publicação de edital de concessão da ferrovia

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

05/08/2025 - 12:57

Foto: ANTT /Divulgação
Foto: ANTT /Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) trabalha com um cronograma de realização do leilão da Ferrogrão (EF 170) no ano de 2026. A informação foi confirmada pelo diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio. O órgão não detalha uma data específica, mas acredita que até no máximo o final do primeiro semestre as tratativas devem ser concluídas e o edital do leilão deve ser publicado.

“Então o nosso cronograma interno é mandar para o Tribunal de Contas da União (TCU) mais tardar em novembro. Seguindo o cronograma normal, no início do segundo trimestre, o Tribunal deve liberar a avaliação dos estudos junto aos ministros todos e a gente recebe para publicar o edital. Nós temos trabalhado com esse cronograma: até o ano que vem realizar o leilão”, disse a jornalistas.

CONTEÚDO PATROCINADO

Sampaio participou de um evento organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). O seminário desta terça-feira, 05, debate os desafios do transporte ferroviário e a competitividade do setor produtivo. 

A Ferrogrão está paralisada por uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação questiona uma lei de 2017 que reduziu o tamanho do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, para a ferrovia ser executada. Além disso, representantes de comunidades também afirmam que haverá impacto em terras indígenas. Desde 2023, uma deliberação permitiu que estudos fossem retomados para determinar um novo traçado que não afetasse terras indígenas, o parque e outras áreas de conservação. 

Segundo o diretor da ANTT, “os estudos foram atualizados, os pontos mais sensíveis à discussão com os povos originários foram dirimidos junto ao STF”. Questionado se o novo traçado passa por alguma terra indígena, ele afirmou que não. “É um projeto, podemos dizer, 110% sustentável, respeitando todos os povos originários, é um diálogo ativo e pró-ativo para realmente respeitar todos os direcionamentos”, comentou.

PUBLICIDADE

Agora, após o recebimento desse “pacote” de informações técnicas, a agência pretende levar ao TCU para realizar a análise regulatória adicional. Apesar do cronograma previsto, o leilão ainda depende de uma posição do STF, já que a permissão é para avanço nos estudos.  

A Ferrogrão está estruturada para ligar o porto de Miritituba (PA) até Sinop (MT), com 933 quilômetros de extensão. A CNA estima que até 2035 somente o estado do Mato Grosso vai precisar transportar 145 milhões de toneladas de grãos.

Sampaio não descarta a participação pública na construção da ferrovia. “A princípio a gente trabalha com investimento totalmente privado [na Ferrogrão], mas claro, sempre tem abertura com o Ministério dos Transportes, com a política pública que possa trabalhar com um investimento público-privado”, concluiu.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo

Agropolítica

Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo

Setor produtivo teme mudanças regulatórias, crescimento do mercado ilegal e impacto na cadeia que gera US$ 2,89 bilhões em exportações

Governo anuncia 10 novas demarcações de terras indígenas

Agropolítica

Governo anuncia 10 novas demarcações de terras indígenas

A meta do Brasil é regularizar e proteger 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030

Para Alckmin, acordo Mercosul-UE será o maior do mundo e fortalecerá multilateralismo

Agropolítica

Para Alckmin, acordo Mercosul-UE será o maior do mundo e fortalecerá multilateralismo

Vice-presidente, que cumpre agenda na COP 30, voltou a mostrar confiança na assinatura do texto final do acordo entre os dois blocos

Manutenção de tarifa dos EUA para a uva deixa produtores apreensivos

Agropolítica

Manutenção de tarifa dos EUA para a uva deixa produtores apreensivos

Confira a lista de frutas mencionadas no documento publicado pelo governo dos EUA que retirou as tarifas recíprocas de 10%

PUBLICIDADE

Agropolítica

UE oficializa volta do pré-listing para a compra de aves e ovos do Brasil

Decisão oficial do bloco europeu restabelece mecanismo suspenso desde 2018 e fortalece previsibilidade para novas habilitações de plantas brasileiras

Agropolítica

Governo autoriza remanejamento de recursos do Pronaf

Medida, prevista em portaria, visa ajustar o Plano Safra à demandas de bancos; maior parte é de recursos destinados a investimentos

Agropolítica

Tomada de crédito do Plano Safra 2025/2026 cai 7%, indica Mapa

Concessão em linhas tradicionais excluindo as CPRs, o crédito rural teve um recuo de 22%, chegando a R$ 128,2 bilhões

Agropolítica

EUA devem responder ao Brasil sobre tarifas nos próximos dias, diz Vieira

Após encontro com secretário de Estado norte-americano, chanceler brasileiro evitou comentar sobre as tarifas para o café

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.