Desabamento da ponte JK agrava crise logística no Tocantins e Maranhão | Agro Estadão Desabamento da ponte JK agrava crise logística no Tocantins e Maranhão | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Economia

Desabamento da ponte JK agrava crise logística no Tocantins e Maranhão

Produtores rurais enfrentam aumento no custo do frete e rotas alternativas mais longas, enquanto se aproxima a colheita da safra 2024/2025

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Brasília

13/01/2025 - 05:30

Foto: Aprosoja-TO
Foto: Aprosoja-TO

O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek na BR-226, que conecta Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), trouxe preocupações para os produtores rurais da região, especialmente com a proximidade da colheita da safra 2024/2025, prevista para fevereiro. A ponte era um importante eixo logístico para o transporte de grãos, insumos e outros produtos.

Na avaliação da presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Barcellos, esse é o momento da chegada de insumos para a semeadura da safra de milho, que começa logo após a colheita da soja. “A nossa maior preocupação é quando começar a colheita de soja, porque muitos produtores, especialmente da região centro-norte, levam o produto diretamente para Porto Franco, no Maranhão, e usavam a ponte como forma de levar esse produto mais rapidamente”, disse a presidente ao Agro Estadão.

Barcellos afirma que o assunto será discutido com os governos estaduais nesta semana. A ideia dos produtores é propor algum tipo de isenção do valor da balsa para os produtores rurais da região que precisam escoar a produção até Porto Franco.

Segundo a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Estado do Tocantins (Ageto), os motoristas podem usar duas rotas alternativas por meio dos seguintes trechos:

Rota 01 – Para ter acesso à BR-226/MA: de Darcinópolis/TO até Imperatriz/MA (191,0 quilômetros):

PUBLICIDADE
  • TO-134/BR-230 (Darcinópolis/TO – Axixá do Tocantins/TO, 149 quilômetros)
  • TO-201 (Axixá do Tocantins/TO – Sítio Novo do Tocantins/TO, 15,1 quilômetros)
  • TO-126 (Sítio Novo do Tocantins/TO – Imperatriz/MA, 26,9 quilômetros) e seguir pela BR-226/MA

Rota 02 – Para ter acesso à BR-230/TO: de Estreito/MA até Imperatriz/MA (125,0 quilômetros):

  • BR-226/MA: os usuários devem acessar a rodovia em Estreito/MA até Porto Franco/MA (30,0 quilômetros)
  • BR-010/MA: de Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA (100,0 quilômetros) e seguir pela TO- 126

Para a presidente da Aprosoja-TO, mesmo com as rotas alternativas, a situação ainda é grave. “Ou são rotas mais longas, e que possivelmente sofrerão danos por conta do excesso de trânsito — já que não era algo habitual de acontecer, então não tinha manutenção —, ou se usa a balsa”, avalia.

Em nota, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) afirmou que “a queda da ponte no extremo norte do Tocantins, que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), não provocou maior impacto no escoamento das commodities agrícolas e minerais destinadas à exportação, já que a ferrovia, principal via logística da região, segue operando normalmente”.

A Seagro recomenda que os produtores familiares, que utilizam a ponte para o transporte de itens como frango, frutas, verduras, queijo e mel, utilizem as duas rotas alternativas sugeridas pela Ageto.

Queda da ponte reflete cenário da infraestrutura logística nacional, aponta Aprosoja-TO

A ponte JK desabou em 22 de dezembro de 2024. Na última semana, a Embrapa atestou a segurança das águas do rio Tocantins. Estimativas da Aprosoja-TO apontam que no dia seguinte à queda da ponte em 22 de dezembro de 2024, houve acréscimo no valor do frete dos insumos e produtos ligados ao setor agrícola. A presidente da associação afirma que o acidente no Tocantins reflete o cenário da infraestrutura logística nacional.

PUBLICIDADE

“Vamos tapando os buracos, tapando as rachaduras, mas não resolvem o problema. Isso é gravíssimo. Sabemos que a ponte é uma responsabilidade do governo federal, mas os governos estaduais também deveriam estar cobrando isso, porque vai impactar os estados diretamente, a cadeia toda e todo mundo que circula por ali, não só os produtores rurais.”

Em nota, a Ageto informa que não tem jurisdição sobre a ponte Juscelino Kubitschek ou a rodovia BR-226, pois elas são de competência federal, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).

O DNIT informa que a estrutura remanescente da ponte JK está sendo monitorada. “Para a demolição da estrutura remanescente, limpeza da área, projetos e execução das obras serão investidos aproximadamente R$ 172 milhões. Com o compromisso das equipes do DNIT e da empresa contratada, o prazo para entrega da nova ponte é de um ano”, diz em nota. 

Com relação à trafegabilidade da BR-226/TO/MA, o DNIT disponibilizou cinco rotas alternativas para veículos pesados e leves. “Para garantir a logística entre os dois estados a autarquia já contratou empresa que realizará a travessia de pedestres e veículos leves pelo Rio Tocantins por meio de balsas”, finaliza.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Colheita de soja avança para 40% da área no PR, aponta Deral

Economia

Colheita de soja avança para 40% da área no PR, aponta Deral

Em relação ao estágio das lavouras, 42% estão em frutificação e 57% em maturação

Colheita da soja atinge 25,5% da área semeada em 2024/25, diz Conab

Economia

Colheita da soja atinge 25,5% da área semeada em 2024/25, diz Conab

Já o plantio de milho segunda safra 2024/25 alcançava 35,7% da área no país, avanço de 16,9 pontos porcentuais ante os 18,8% da semana passada

Preço médio do frete sobe 2,35% em janeiro e terá alta também em fevereiro

Economia

Preço médio do frete sobe 2,35% em janeiro e terá alta também em fevereiro

Cenário é reflexo do aumento do ICMS e do recente reajuste anunciado pela Petrobras para o diesel

VLI inicia embarque de soja com expectativa de safra recorde

Economia

VLI inicia embarque de soja com expectativa de safra recorde

Segundo a Conab, produção deve atingir 166 milhões de toneladas, 12,4% a mais que a safra anterior

PUBLICIDADE

Economia

Brasil bateu recorde de cargas portuárias em 2024, segundo o Governo Federal

Números foram apresentados em evento na Antaq); portos públicos registraram 474,38 milhões de toneladas, aumento de 5,13%

Economia

Ovos: ABPA indica que alta nos preços é “situação sazonal”

Período de Quaresma, historicamente, registra preços elevados; exportações da proteína representam menos de 1% da produção 

Economia

Agro capixaba bate recorde de exportações em janeiro

Superando retração nacional no período, Espírito Santo exporta mais de US$ 320 milhões em produtos agrícolas

Economia

Custo de produção de aves e suínos subiu em janeiro, afirma Embrapa

A ração foi o principal componente de custo para produção de aves e suínos, conforme levantamento no PR e em SC

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.