PUBLICIDADE

Economia

Cadeia da soja deve responder por 23% do PIB do agronegócio em 2025

Apesar da queda de preços, volumes recordes garantem alta de 11,66% PIB da cadeia de soja e retomada da renda

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

18/12/2025 - 16:29

Perspectivas positivas refletem colheita recorde aliada a maior processamento do grão. Foto: Adobe Stock
Perspectivas positivas refletem colheita recorde aliada a maior processamento do grão. Foto: Adobe Stock

O Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia produtiva da soja deve representar 23% do PIB do agronegócio brasileiro em 2025 e 5,7% do resultado da economia nacional. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira, 18, pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em estudo feito em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Segundo as estimativas, as perspectivas positivas refletem a colheita de uma safra recorde de soja em 2024/2025, aliada à intensificação do processamento do grão pela indústria nacional. Com esse movimento, o PIB da cadeia da soja e do biodiesel deve crescer 11,66% em 2025. 

CONTEÚDO PATROCINADO

O avanço é considerado expressivo pelos pesquisadores, uma vez que a projeção representa uma revisão positiva de 0,37 ponto percentual em relação ao relatório anterior, indicando o fortalecimento da agroindústria e seu efeito multiplicador sobre os agrosserviços vinculados à cadeia.

No segmento de biodiesel, o desempenho foi impulsionado pela aceleração da produção observada no terceiro trimestre, associada à entrada em vigor do B15 — mistura obrigatória de 15% de biodiesel com 85% de diesel —, em 1º de agosto. Já no esmagamento da soja, os resultados acompanharam a melhora das perspectivas para o ano, conforme avaliação da Abiove.

Além disso, com base nos dados consolidados até o encerramento do terceiro trimestre de 2025, o estudo estima que o PIB gerado por tonelada de soja produzida e processada no Brasil pode ser 4,2 vezes maior do que aquele obtido com a exportação direta do grão in natura.

PUBLICIDADE

Renda da cadeia volta a crescer após três anos de retração

Apesar do desempenho positivo em volumes, os pesquisadores alertam que a variação dos preços relativos se tornou negativa para a cadeia produtiva diante de novas quedas registradas no terceiro trimestre.

Entre janeiro e setembro de 2024 e o mesmo período de 2025, os preços da cadeia recuaram 7,27%. Segundo o estudo, essa deterioração decorre exclusivamente do efeito de base, já que o terceiro trimestre de 2024 foi marcado por fortes elevações de preços, enquanto que, em 2025, houve, em geral, alta ao longo do período.

Esse cenário levou à revisão para baixo da projeção de crescimento da renda da cadeia da soja e do biodiesel. Ainda assim, a expansão dos volumes produzidos garante resultado positivo. A estimativa atual aponta alta de 3,54% na renda da cadeia em 2025, o que representa a reversão de uma sequência de três anos consecutivos de queda — embora o número tenha sido revisto para baixo pela segunda vez no terceiro trimestre, ante previsão de avanço de 11,19% no relatório anterior.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Brasil abre mercado de feijões a quatro países asiáticos

Economia

Brasil abre mercado de feijões a quatro países asiáticos

Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão, da União Euroasiática, autorizaram exportações de feijão comum e de feijão fradinho

Governo amplia regras para a renegociação de dívidas; veja o que muda

Economia

Governo amplia regras para a renegociação de dívidas; veja o que muda

Nova MP inclui safra 2024/2025 e CPRs, mas CNA e governo do Rio Grande do Sul consideram medidas insuficientes

FGV: tarifaço afetou exportações para os EUA, mas houve avanço em números globais

Economia

FGV: tarifaço afetou exportações para os EUA, mas houve avanço em números globais

Perdas com mercado norte-americano foram compensadas com crescimento de embarques para outros parceiros, em especial a China

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

Economia

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela Assovale sob o argumento de descumprimento das regras estatutárias

PUBLICIDADE

Economia

Associação eleva projeção de exportações de soja, milho e farelo em dezembro

Brasil deve encerrar 2025 com 109,28 milhões de toneladas de soja exportadas; milho deve fechar com 41,91 milhões e farelo com 21,39 milhões

Economia

Agricultores bloqueiam ruas em Bruxelas em protesto contra acordo UE-Mercosul

Milhares de agricultores estão nas ruas em protesto enquanto líderes da UE discutem mudanças ou o adiamento do pacto comercial.

Economia

AgroGalaxy emite R$ 213 milhões em debêntures para pagar dívidas

Aprovação unânime do conselho permite troca de obrigações antigas por títulos de longo prazo sem juros reais

Economia

UE redesenha sua estratégia agrícola até 2035; saiba os efeitos para o Brasil

Relatório da Comissão Europeia aponta crescimento agrícola mais lento, regras ambientais mais rígidas e impactos diretos para exportações brasileiras

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.