PUBLICIDADE

Economia

Conab: preço do frete rodoviário para grãos sobe em julho com colheita do milho

Em Mato Grosso, as remoções agrícolas em julho apresentaram variações discretas em relação ao mês anterior na maioria das praças

Nome Colunistas

Broadcast Agro

23/08/2024 - 13:44

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

São Paulo, 23 – Os preços do frete rodoviário para transporte de grãos registraram alta em julho em comparação com o mês anterior, nas principais rotas do País. A elevação é influenciada, principalmente, pelo avanço da colheita da segunda safra de milho. A análise faz parte do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo a estatal, na região Centro-Oeste, na comparação com o mês anterior, os preços para serviço de transporte de grãos em julho, com origem no Distrito Federal registraram variações positivas em todas as praças pesquisadas, com destaque para as rotas de Osvaldo Cruz, em São Paulo, e Imbituba, em Santa Catarina.

CONTEÚDO PATROCINADO

“Os incrementos nas cotações foram motivados sobretudo pela maior disponibilidade de frete, principalmente de milho”, disse a estatal.

Em Mato Grosso, as remoções agrícolas em julho apresentaram variações discretas em relação ao mês anterior na maioria das praças acompanhadas. Com a colheita da segunda safra do cereal bastante avançada atingindo quase 70% da área, as remoções direcionadas ao mercado interno tiveram papel importante no período.

As cotações para movimentação de grãos a partir de Mato Grosso do Sul também ficaram mais caras em julho, pelos mesmos motivos de colheita do milho segunda safra, necessidade de abertura de espaço nos armazéns e demanda por soja aquecida.

PUBLICIDADE

Já em Goiás, a demanda pelo serviço de transporte de grãos na região de Rio Verde, apresentou-se relativamente baixa, principalmente em virtude das chuvas na região dos portos da Baixada Santista, que atrapalhou os carregamentos, de acordo com as fontes.

Na Região Nordeste, no Maranhão, a alta no preço do diesel em julho também pode ter influenciado no aumento de preços do serviço, aliada a oferta de fretes para transporte de sorgo e milheto para outros Estados, explicou a Conab.

Na Bahia, o fluxo logístico com o transporte de grãos e fertilizantes foi intenso no mês passado, com altas nos preços para a remoção e no volume transportado, em relação ao mês anterior.

No Piauí, o mercado de fretes continuou bastante aquecido durante julho, com registro de forte demanda por transporte e impacto nos preços das principais rotas de movimentação de cargas do agro no Estado. Na média, o aumento nos valores ficou em cerca de 11% em comparação ao mês passado.

Na região Sudeste, o Boletim destaca que, em Minas Gerais, a exportação do agronegócio cresce a cada mês, mesmo mantendo armazenado um grande volume de soja sem comercialização.

PUBLICIDADE

“Muitos produtores aguardam a melhoria nas cotações para incrementar o volume de vendas. Essa espera fará com que o setor siga aquecido ao longo de todo o segundo semestre podendo, inclusive, ser reforçado pelo aporte de embarques de milho, cuja comercialização e volume exportado em relação ao ano passado não ultrapassam 50% da produção”, comentou a Conab.

Já em São Paulo, o mercado de fretes continuou aquecido durante julho, com a maioria das praças apresentando fortes altas, enquanto cinco praças apresentaram leve queda. Esse aumento se deve ao incremento na demanda, puxada pelo transporte de milho e arroz, além do aquecimento na indústria da construção civil.

Já no Sul, o comportamento não seguiu a tendência nacional. No Paraná, os fretes para os grãos, em julho, tiveram variação negativa em todas as praças pesquisadas, com exceção de Ponta Grossa.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Produtor do Brasil é o Ayrton Senna da agricultura mundial, diz especialista

Economia

Produtor do Brasil é o Ayrton Senna da agricultura mundial, diz especialista

Debatedores esboçaram, durante o Estadão Summit Agro 2025, em São Paulo, suas visões em relação ao futuro do agronegócio

Em crise histórica, Cotribá busca proteção judicial para evitar colapso financeiro

Economia

Em crise histórica, Cotribá busca proteção judicial para evitar colapso financeiro

Com dívidas que ultrapassam R$ 1 bilhão, cooperativa centenária tenta ganhar tempo para reorganizar operações e negociar com credores

Futuro do agro passa por Seguro Rural e pagamento por serviços ambientais, avalia SRB

Economia

Futuro do agro passa por Seguro Rural e pagamento por serviços ambientais, avalia SRB

No Estadão Summit Agro 2025, presidente da Sociedade Rural Brasileira avaliou questões geopolíticas, como as tarifas dos EUA e o acordo Mercosul-UE

COP 30 superou o temor de ser um tribunal de acusações contra o agro

Economia

COP 30 superou o temor de ser um tribunal de acusações contra o agro

Estadão Summit Agro debate nesta quinta-feira, 27, em São Paulo, sustentabilidade, relações comerciais e desafios do agronegócio brasileiro

PUBLICIDADE

Economia

China cancela compra de soja de 5 empresas brasileiras

A detecção de resíduos de pesticidas em um carregamento de 69 mil toneladas do grão teria sido o motivo da suspensão temporária

Economia

Estadão Summit Agro 2025 vai debater as principais tendências e desafios para o setor

Evento reúne especialistas nesta quinta-feira, 27, para discutir o legado do agro depois da COP 30, oportunidades com o acordo Mercosul-UE e o uso de IA 

Economia

Parlamento Europeu aprova adiamento da lei antidesmatamento

Texto final ainda precisa ser publicado no Jornal Oficial da UE até o fim de 2025 para que o adiamento entre em vigor; veja o que muda

Economia

Justiça homologa plano de recuperação do Grupo Lavoro

Credores serão divididos em dois grupos com condições diferentes de pagamento; decisão ainda cabe recurso

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.