Clima
Temporais voltam ao Sul do país com acumulados de até 300mm
Inmet prevê fortes tempestades, rajadas de vento acima de 80 km/h e possível queda de granizo
Sabrina Nascimento | Atualizado às 13h36 do dia 17/06/2024
17/06/2024 - 11:20
A semana começa com instabilidade climática no Sul do país. Alertas de temporais foram emitidos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fortes tempestades são esperadas nestes estados, com rajadas de vento que podem ultrapassar os 80km/h. Há também possibilidade de queda de granizo em algumas localidades.
Segundo a Climatempo, essa instabilidade é consequência de um sistema de baixa pressão que se desloca pela região desde domingo, 16. O fenômeno é agravado pela chegada de duas frentes frias, que devem permanecer estacionadas no Sul até a metade da semana.
No Rio Grande do Sul, as áreas mais afetadas serão Porto Alegre e a região metropolitana. Em Santa Catarina, as chuvas devem ser mais intensas no litoral e no Vale do Itajaí, enquanto no Paraná, a região oeste será a mais atingida. Espera-se que os acumulados totais de chuva fiquem entre 200mm e 300mm até a quarta, 19, de acordo com a Climatempo.
Diante deste cenário, a Defesa Civil dos estados alerta para que a população evite áreas de risco e regiões sujeitas a alagamentos.
Bloqueio atmosférico no restante do país
A atuação do bloqueio atmosférico ainda impede o avanço de frentes frias e de instabilidades sobre a maior parte do Brasil. Com isso, as temperaturas devem seguir ainda acima da média nas demais regiões do país, com tempo quente e seco predominando.
A exceção fica para áreas do Norte e da costa norte do Nordeste, onde a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve permitir a entrada de umidade nestas regiões.
Microexplosão
Uma microexplosão deixou rastros de destruição em São Luiz Gonzaga, no oeste do Rio Grande do Sul, no sábado, 15. O fenômeno ocorreu por volta das 22h30, decorrente de uma intensa instabilidade associada a uma frente fria, juntamente com o fluxo de umidade vindo do Norte do país.
Segundo a Climatempo, uma microexplosão é um fenômeno meteorológico intenso e localizado que ocorre durante tempestades, caracterizado por uma forte corrente descendente de ar frio, que desce rapidamente de uma nuvem até o solo. Quando essa corrente atinge o solo, espalha-se, gerando ventos muito fortes e de curta duração, geralmente entre 5 e 15 minutos, afetando uma área de 2 a 5 km de diâmetro. Esses ventos podem alcançar velocidades de até 160 km/h, causando danos comparáveis aos de um tornado, como queda de árvores e destruição de telhados.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña retorna e desafia a produção agropecuária
2
Verão 2024/25 terá chuvas acima da média e temperaturas mais amenas
3
Semana do Natal é marcada por chuva volumosa e persistente
4
Chuva e tempo quente: veja como será o clima em janeiro
5
Mato Grosso do Sul será o estado mais quente do país nesta semana
6
Inmet alerta para grande perigo de chuvas em áreas de MG, BA e ES
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Previsão do tempo: chuva volumosa e calor intenso no Brasil
Clima extremo exige atenção dos produtores para excesso de chuva no Norte e seca no Sul
Clima
La Niña retorna e desafia a produção agropecuária
Confirmada pelo NOAA, La Niña deve provocar mais chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e tempo seco e irregular no Centro-Sul
Clima
Inmet alerta para grande perigo de chuvas em áreas de MG, BA e ES
Precipitações podem superar 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia; alerta vale até sexta
Clima
Mato Grosso do Sul será o estado mais quente do país nesta semana
Previsão é de chuva recorrente e volumosa no centro-norte brasileiro; aumento na nebulosidade reduz a incidência de luz solar em várias regiões
Clima
Chuva e tempo quente: veja como será o clima em janeiro
Inmet prevê temperatura 1ºC mais alta em todas as regiões; alguns estados devem ter chuvas acima da média neste primeiro mês de 2025
Clima
Semana do Natal é marcada por chuva volumosa e persistente
Faixa de nebulosidade se estende da costa do Sudeste até o interior do Brasil; chuva garante bons índices de água para o solo das lavouras
Clima
Verão 2024/25 terá chuvas acima da média e temperaturas mais amenas
A previsão é de um La Ninã de fraca intensidade; dezembro e janeiro devem ter invernada, o que pode comprometer o manejo das lavouras
Clima
Semana é marcada por chuvas no centro-norte brasileiro
Tempestade Biguá perde intensidade, mas ventos continuam moderados no RS