Inovação
Região gaúcha de Machadinho recebe Indicação de Procedência da erva-mate
Produção tem alta tecnologia de cultivo e faz parte da cultura de 10 municípios

Paloma Custódio | Brasília
13/02/2025 - 11:29

A região de Machadinho, no nordeste do Rio Grande do Sul, recebeu o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), como produtora de erva-mate. O selo foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) aos municípios gaúchos de Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul.
A partir dos documentos apresentados pela Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate) ao INPI, foi possível comprovar que os colonos italianos praticavam a atividade extrativista de erva-mate na região de Machadinho desde a segunda década do século XX.
Em nota, o coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Ilvandro Barreto, disse que a erva-mate da região de Machadinho possui uma identidade local. “Isso possibilitou o desenvolvimento do setor ervateiro na região, sendo um dos polos referência no Rio Grande do Sul pelo uso da tecnologia nos ervais, pela manutenção do trabalho com a erva-mate e pelo envolvimento com a pesquisa e o associativismo”, destaca.
Erva-mate com sabor mais suave
A principal característica da Cambona 4 — cultivar da erva-mate com IP de Machadinho — é a maior velocidade de rebrote após a colheita das folhas, além de ampla capacidade de produção de sementes, com alto percentual de germinação, permitindo uma rápida multiplicação.
Ela também é tradicionalmente misturada a outras plantas de erva-mate, um saber fazer local que torna o sabor do chimarrão mais suave. Para manter essa característica, os produtos da erva-mate (chimarrão, tereré e o chá-mate tostado) devem ser constituídos por, no mínimo, 50% da Cambona 4 proveniente da área geográfica delimitada.
Com essa concessão, o Brasil alcança a terceira Indicação Geográfica de erva-mate. As outras duas são da região de São Matheus (PR) e da região do Planalto Norte Catarinense (SC).
Sustentabilidade e economia
Segundo a Seapi, na região, a Cambona 4 é plantada tanto ao sol quanto em sistema agroflorestal, ou seja, associada a outras culturas agrícolas e diferentes espécies arbóreas.
De acordo com Barreto, a região tem diversos produtos que levam erva-mate como cervejas e cosméticos e existe até um Spa Ilex funcionando na região.
Além disso, a cultura é um importante ativo socioeconômico que contribui para a geração de emprego e renda, além de incentivar a preservação da história e dos costumes locais. A Indicação de Procedência está publicada na Revista da Propriedade Industrial do INPI Nº 2822.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Borbulhante de maracujá-da-caatinga pode abrir novo mercado para agricultores do Semiárido
2
Software mede segurança sanitária de granjas de suínos
3
Tecnologia faz diagnóstico nutricional das plantas em tempo real
4
Embrapa identifica fungo do solo que elimina 100% do mofo-branco
5
A carne do futuro pode ser feita em laboratório, confira
6
Embrapa lança duas novas variedades de laranja

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Embrapa desenvolve solução para deixar plantas e donos felizes
Tecnologia alia reaproveitamento de cama de aves a nutrientes importantes para folhagens e flores

Inovação
Grão-de-bico brasileiro volta ao espaço em competição de foguetes
Após ser incluída em missão espacial só de mulheres, incluindo a cantora Katy Perry, cultivar da Embrapa participa de competição de foguetes

Inovação
JBS e Ital inauguram centro de inovação de colágeno em Campinas
A operação do novo centro será conduzida por equipes técnicas de duas marcas da JBS: a Novapron+ e a Genu-in

Inovação
Café solúvel do Brasil ganha selo inédito
Café Orgânico Instantâneo da Native é o primeiro a ostentar o novo selo que já está despertando o interesse internacional
Inovação
Software mede segurança sanitária de granjas de suínos
Chamada de BiosSui, a ferramenta da Embrapa Suínos e Aves gera indicadores, fornece recomendações e pode ser usada na tomada de decisões
Inovação
São Martinho inaugura fábrica de microvespas de R$ 15 mi para controle de pragas
Segundo o grupo, o projeto da biofábrica, em Pradópolis (SP), foi desenvolvido para atender cerca de 400 mil hectares
Inovação
Biorreator de R$ 1 mil cobre até 10 hectares com bioinsumos
Tecnologia criada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) busca impulsionar práticas de agricultura sustentável
Inovação
Paraná cria regras inéditas para criações de suínos ao ar livre
Nova portaria da Adapar busca fortalecer biosseguridade e abrir mercado para criações tradicionais e agroecológicas