Inovação
Região gaúcha de Machadinho recebe Indicação de Procedência da erva-mate
Produção tem alta tecnologia de cultivo e faz parte da cultura de 10 municípios

Paloma Custódio | Brasília
13/02/2025 - 11:29

A região de Machadinho, no nordeste do Rio Grande do Sul, recebeu o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), como produtora de erva-mate. O selo foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) aos municípios gaúchos de Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul.
A partir dos documentos apresentados pela Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate) ao INPI, foi possível comprovar que os colonos italianos praticavam a atividade extrativista de erva-mate na região de Machadinho desde a segunda década do século XX.
Em nota, o coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Ilvandro Barreto, disse que a erva-mate da região de Machadinho possui uma identidade local. “Isso possibilitou o desenvolvimento do setor ervateiro na região, sendo um dos polos referência no Rio Grande do Sul pelo uso da tecnologia nos ervais, pela manutenção do trabalho com a erva-mate e pelo envolvimento com a pesquisa e o associativismo”, destaca.
Erva-mate com sabor mais suave
A principal característica da Cambona 4 — cultivar da erva-mate com IP de Machadinho — é a maior velocidade de rebrote após a colheita das folhas, além de ampla capacidade de produção de sementes, com alto percentual de germinação, permitindo uma rápida multiplicação.
Ela também é tradicionalmente misturada a outras plantas de erva-mate, um saber fazer local que torna o sabor do chimarrão mais suave. Para manter essa característica, os produtos da erva-mate (chimarrão, tereré e o chá-mate tostado) devem ser constituídos por, no mínimo, 50% da Cambona 4 proveniente da área geográfica delimitada.
Com essa concessão, o Brasil alcança a terceira Indicação Geográfica de erva-mate. As outras duas são da região de São Matheus (PR) e da região do Planalto Norte Catarinense (SC).
Sustentabilidade e economia
Segundo a Seapi, na região, a Cambona 4 é plantada tanto ao sol quanto em sistema agroflorestal, ou seja, associada a outras culturas agrícolas e diferentes espécies arbóreas.
De acordo com Barreto, a região tem diversos produtos que levam erva-mate como cervejas e cosméticos e existe até um Spa Ilex funcionando na região.
Além disso, a cultura é um importante ativo socioeconômico que contribui para a geração de emprego e renda, além de incentivar a preservação da história e dos costumes locais. A Indicação de Procedência está publicada na Revista da Propriedade Industrial do INPI Nº 2822.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Embrapa lança biofungicida para vários tipos de podridão
2
IA combinada ao Whatsapp facilita rotina de produtores rurais
3
Drones ganham cada vez mais espaço nas lavouras brasileiras
4
Bactéria do semiárido vira aliada no combate à seca nas lavouras
5
Pulverizador agrícola: o que você precisa saber antes de investir
6
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida
Pedido foi submetido em três países, além da União Europeia, mas Brasil será o primeiro a ter o produto disponível

Inovação
Pulverizador agrícola: o que você precisa saber antes de investir
Com pulverizador agrícola o uso de pesticidas é reduzido, mas falhas na regulagem podem gerar perdas e exigem bom manejo

Inovação
IA combinada ao Whatsapp facilita rotina de produtores rurais
Tecnologias integradas à comunicação do dia a dia visam uma tomada de decisão mais rápida e estratégica em diferentes elos do agro

Inovação
Bactéria do semiárido vira aliada no combate à seca nas lavouras
Hydratus, bioinsumo desenvolvido pela Embrapa e Bioma, promete estimular a produtividade mesmo com pouca água
Inovação
Embrapa lança biofungicida para vários tipos de podridão
Vantagens sobre os fungicidas químicos vão desde um efeito residual de longa duração até aumento de produtividade
Inovação
Mel gaúcho raro obtém selo de Indicação Geográfica
Apiário de Cambará do Sul é a primeira empresa do Rio Grande do Sul a conquistar a certificação, concedida pelo INPI
Inovação
Estudo analisa diagnóstico precoce de doença fúngica em agricultores
Pesquisa já examinou 270 trabalhadores rurais em Mato Grosso e identificou nova variante do fungo causador da doença
Inovação
Drones ganham cada vez mais espaço nas lavouras brasileiras
Estudo da Embrapa mostra que o custo da aplicação varia de R$ 100 a R$ 400 por hectare, a depender do relevo e vegetação