PUBLICIDADE

Inovação

IA combinada ao Whatsapp facilita rotina de produtores rurais

Tecnologias integradas à comunicação do dia a dia visam uma tomada de decisão mais rápida e estratégica em diferentes elos do agro

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com

07/08/2025 - 15:39

Tecnologia ajuda a controlar a aplicação de insumos integrando inclusive a gestão financeira | Foto: Adobe Stock
Tecnologia ajuda a controlar a aplicação de insumos integrando inclusive a gestão financeira | Foto: Adobe Stock

Imagine uma fazenda onde o produtor registra toda a aplicação de insumos com um simples áudio enviado via WhatsApp. Ao final do dia, os dados são processados, organizados e integrados à gestão financeira. 

Essa cena, cada vez mais comum no campo, ilustra como a inteligência artificial (IA) e ferramentas já presentes no cotidiano rural — como o próprio WhatsApp — estão transformando a rotina da produção agrícola.

CONTEÚDO PATROCINADO

Pensando nessa integração crescente entre IA e tecnologias acessíveis, duas novas soluções foram apresentadas durante o 14º Congresso da Andav: um sistema de relatórios técnicos com inteligência artificial, voltado à distribuição, e uma ferramenta de gestão agrícola por áudio, desenvolvida especialmente para o produtor rural.

Ao Agro Estadão, Murilo Gonçalves, gerente de sucesso do cliente da Syngenta, fez uma demonstração ao vivo da ferramenta de registro por voz, chamada de ‘Cropwise Balance’. Ele simulou um áudio relatando a aplicação de 13 litros de dois produtos diferentes, realizada no dia 4 de agosto em um talhão de 20 alqueires. 

Após o envio do áudio no Whatsapp, a IA processou os dados em cerca de 40 segundos e retornou um resumo da operação com as informações organizadas por data, produtos, quantidades e área aplicada. “Com isso, o produtor consegue revisar os registros posteriormente, mesmo em regiões com pouca conectividade, e tomar decisões financeiras com mais agilidade e segurança”, afirmou Gonçalves. 

PUBLICIDADE

Segundo ele, a integração entre IA e WhatsApp foi pensada justamente porque o aplicativo já faz parte da rotina dos produtores.

IA como aliada dos distribuidores

Do lado dos distribuidores de insumos, a inteligência artificial também tem atuado como aliada. Visando uma organização de informações técnicas e apoio à tomada de decisão, Bruno Muller, head de Agricultura Digital da Syngenta, apresentou o ‘Meu Resumo IA’, um sistema que transforma os registros das visitas técnicas realizadas a campo em relatórios estruturados e personalizados, com o suporte da inteligência artificial.

Segundo explicações, o processo começa com o consultor técnico registrando suas observações — sejam anotações, fotos, vídeos ou áudios — diretamente no aplicativo durante ou após a visita à fazenda. 

A partir desses dados, a IA processa as informações e gera automaticamente relatórios que destacam os principais pontos da lavoura, sugerem planos de ação e indicam os próximos passos que podem ser adotados pelos consultores. “Antes, os consultores geravam uma grande quantidade de informação, mas a gestão comercial tinha dificuldade para transformar isso em ação. Com a inteligência artificial, conseguimos organizar esses dados de maneira útil para cada função dentro da empresa”, explicou Muller ao Agro Estadão.

Um dos diferenciais da tecnologia é a personalização dos relatórios. A mesma visita pode gerar resumos diferentes para o consultor, o gerente comercial ou o time de marketing, com recomendações adaptadas ao perfil e às responsabilidades de cada área. “A IA não substitui o olhar técnico, nem indica produtos. Ela interpreta os dados que foram coletados no campo e entrega uma visão mais estratégica da lavoura”, avalia.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Embrapa lança primeira cultivar de arroz preto voltada à gastronomia

Inovação

Embrapa lança primeira cultivar de arroz preto voltada à gastronomia

Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas também apresentará variedades especiais para bioetanol e culinária japonesa

Nanotecnologia abre caminho para arroz mais resistente à seca

Inovação

Nanotecnologia abre caminho para arroz mais resistente à seca

Pesquisa do INCT NanoAgro utiliza óxido nítrico encapsulado para fortalecer sementes e reduzir perdas causadas pelo déficit hídrico

Estudo inédito no Brasil estima perda de carbono em solos da agropecuária

Inovação

Estudo inédito no Brasil estima perda de carbono em solos da agropecuária

Com participações de pesquisadores de três instituições, mensuração pode ajudar a medir potencial de parte do mercado de carbono brasileiro

Cafeicultura mineira avalia cooperação em inteligência geoespacial com missão tcheca

Inovação

Cafeicultura mineira avalia cooperação em inteligência geoespacial com missão tcheca

Encontro na Emater discute parceria internacional para uso de dados de satélite no planejamento e na sustentabilidade das lavouras

PUBLICIDADE

Inovação

Tecnologia identifica origem do café e detecta adulterações em segundos

Pesquisa da Embrapa adapta método já empregado nas cadeias do leite e da soja para confirmar procedência e identificar misturas ilegais

Inovação

Mel da Serra Catarinense conquista primeira certificação FSC das Américas

Reconhecimento valoriza pequenos apicultores e mostra que a floresta pode gerar renda, biodiversidade e desenvolvimento para além da madeira

Inovação

Uva Niágara de Jundiaí (SP) inspira criação de cerveja inédita

Desenvolvida em parceria com a Etec e produtores locais, a bebida é uma das atrações da 41ª Festa da Uva, que acontece até 8 de fevereiro, em Jundiaí.

Inovação

As baratas podem ser aliadas na transição energética; saiba como

Pesquisa busca, no sistema digestivo dos insetos, enzimas capazes de tornar mais eficiente a conversão da biomassa vegetal em biocombustíveis

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.