Clima
Março terá chuvas concentradas e país seguirá com calor intenso
Com arroz, feijão, milho e soja em processo de colheita, excesso de precipitações pode impactar safras

Redação Agro Estadão
05/03/2025 - 13:30

Após um mês de chuvas irregulares em boa parte do país, março será marcado por precipitações concentradas, especialmente na região Norte, em áreas do Centro-Oeste e do Sul. A informação é do prognóstico climático divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na região Norte, a previsão para este mês é de chuva entre a média climatológica e acima da média, podendo ultrapassar os 300 mm. Apenas algumas áreas do Tocantins e Rondônia podem receber chuvas abaixo da média. No Centro-Oeste e no Sudeste, são previstas chuvas próximas e abaixo da média, com volumes inferiores a 160 mm, porém, mal distribuídas.
Segundo o Inmet, mesmo com essas condições, a umidade no solo ainda será suficiente para os cultivos de primeira safra em enchimento de grãos e os de segunda safra em início do desenvolvimento. Já no nordeste e sudoeste de Mato Grosso, a previsão é de chuvas acima da média, com valores acima de 250 mm.
Em grande parte da região Sul, a previsão é de chuvas próximas e abaixo da média, mas no norte do Rio Grande do Sul e na faixa central e leste de Santa Catarina, os acumulados poderão ficar acima da média histórica do Inmet, com valores ao redor de 130 mm.
Já no Nordeste, as chuvas devem continuar acima da média na parte norte do Maranhão, enquanto nos demais estados da região, os volumes de chuva podem ficar próximos ou abaixo da climatologia, inferiores a 160 mm no nordeste da Bahia, Sergipe e Alagoas.
Chuvas demandam atenção do produtor rural
O Inmet chama atenção para as principais regiões produtoras do país, que enfrentam eventos climáticos como chuva, intercalada com períodos de calor intenso.
É o caso do nordeste e do sudeste do Mato Grosso, que podem registrar chuvas em torno de 250 mm, atrasando a colheita do arroz.
Em nota, a agrônoma da Conab, Patrícia Campos, disse que o processo da colheita vai depender bastante do regime de chuvas.
No caso do plantio das culturas, o Inmet recomenda que o produtor faça o aporte hídrico adequado para o enchimento e a maturação dos grãos, além de garantir uma janela de umidade própria para o plantio da segunda safra.
A agrônoma da Conab ressalta que o principal prejuízo das lavouras ainda é a falta de chuvas e não o excesso. “A chuva atrapalha a colheita, mas no geral é benéfica para o plantio”, afirma Patrícia.
Calor continua em grande parte do Brasil
Conforme o Inmet, as temperaturas vão continuar acima da média na maioria das regiões. Atenção para o Sudeste, Centro-Oeste, Sul e parte do Nordeste, que terão valores superiores a 24 °C. Já na maioria dos estados do Norte, leste da região Nordeste e algumas áreas de Mato Grosso, são previstas temperaturas mais amenas ou próximas da média histórica.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Após neve no Sul, frente fria se afasta e risco de geada diminui no país
2
Frente fria avança no início da semana: veja regiões
3
Geadas, frio e chuva marcam início de junho: confira as regiões
4
Frente fria traz frio intenso ao Sul e geada ao centro-sul do país
5
Chuvas previstas não devem resolver estiagem e Paraná decreta emergência
6
Chuvas atrasam colheita de verão e dificultam plantio de inverno no RS

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Frente fria avança no Brasil e ameaça lavouras com geadas na próxima terça-feira
No RS, chuvas extremas se afastam, mas solo encharcado mantém alerta

Clima
Chuvas intensas afetam áreas agrícolas do RS nesta semana
Previsão indica acumulados acima de 80 mm e risco de granizo em áreas produtoras, afetando diretamente o trabalho no campo

Clima
O inverno vem aí: frio pontual no Sul deve beneficiar lavouras de trigo e frutas
No centro do país, o tempo seco deve se firmar e as chuvas devem se concentrar nos extremos, como no Norte e no litoral do Nordeste

Clima
Frente fria avança no início da semana: veja regiões
Meteorologistas apontam que a massa de ar frio deve derrubar as temperaturas, mas sem grande ameaça às principais regiões agrícolas
Clima
Geadas, frio e chuva marcam início de junho: confira as regiões
Frente fria traz chuvas a Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, e mantêm solo úmido no Matopiba e no Centro-Oeste
Clima
Chuvas atrasam colheita de verão e dificultam plantio de inverno no RS
Instabilidade compromete colheitas finais e avança lentamente o plantio de trigo, cevada e demais culturas de inverno
Clima
Após neve no Sul, frente fria se afasta e risco de geada diminui no país
Sul segue com baixas temperaturas após registro de neve; tempo firme predomina no centro e norte do país
Clima
Frente fria traz frio intenso ao Sul e geada ao centro-sul do país
De acordo com Inmet, clima segue instável no Sul do Brasil, com previsão de chuvas volumosas, rajadas de vento, granizo e queda acentuada de temperatura