PUBLICIDADE

Agropolítica

Setor de óleo de soja sugere diminuir alíquota de importação por 2 meses

Governo cogita mudanças no Plano Safra com juros menores para médios produtores; tema foi tratado durante reunião no Planalto

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com | Atualizada às 17h07

28/02/2025 - 11:12

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Após uma série de reuniões, o setor do biodiesel e óleo de soja deu um primeiro aceno ao governo para frear a alta dos alimentos. A sugestão, depois do pedido de ajuda do Executivo, é retirar o imposto de importação sobre os óleos vegetais.

De acordo com uma fonte escutada pela reportagem, a proposta é que essa redução na alíquota fosse por dois meses, sendo feita uma revisão após esse período. Outro interlocutor do setor disse que “só tem isso para fazer”, já que uma taxação das exportações seria muito prejudicial na avaliação do setor. Outra fonte ligada ao governo confirmou que a medida está “complemente descartada”.

CONTEÚDO PATROCINADO

Atualmente, a Tarifa Externa Comum (TEC), que incide sobre os produtos, é de 9% para óleo de soja bruto e 10,8% para óleo refinado. O primeiro é matéria-prima para uma série de produtos, como o óleo de cozinha, biodiesel e tintas. Já o segundo é o óleo próprio para consumo humano.

Nesta sexta-feira, 28, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu com o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e membros da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Fazenda e da Casa Civil. Havia a expectativa de que a proposta fosse levada a Lula, o que não ocorreu. 

Lula e ministros discutem Plano Safra

Apesar de não estar previsto na agenda do presidente, o encontro ocorrido na manhã desta sexta tratou sobre o Plano Safra, segundo informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento,  Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, também participou da reunião. 

PUBLICIDADE

A conversa foi na direção de mais funding para a política de crédito rural e de medidas dentro do Plano Safra em apoio à produção de alimentos da cesta básica. O governo quer encontrar formas de levar condições de juros mais baixas para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Os juros nos mesmos patamares do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) seria o objetivo.  

O Pronaf no Plano Safra da Agricultura Familiar 24/25 tem taxas que variam de 0,5% ao ano até 6%. Já o Pronamp é contratado com juros de 8%. 

Além disso, houve uma conversa com Lula sobre novas entregas dentro do programa Terra da Gente. A expectativa é de que no próximo dia 07 de março o presidente anuncie 12 mil assentamentos em todo o país.

O tema alta dos alimentos também esteve presente no encontro, já que houve um indicativo de que segmentos da agroindústria devem se reunir com Alckmin. Os encontros devem acontecer a partir de quinta-feira, 6/03, mas não estão confirmados.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Brasil e Uruguai firmam acordo para cooperação em bioinsumos

Agropolítica

Brasil e Uruguai firmam acordo para cooperação em bioinsumos

Entendimento foi assinado pelos ministros da Agricultura dos dois países e visa fortalecer a cooperação para a melhoria da produção agropecuária

Governo de SP sanciona lei sobre carreira de pesquisadores, que confirmam ida à Justiça

Agropolítica

Governo de SP sanciona lei sobre carreira de pesquisadores, que confirmam ida à Justiça

Segundo associação que representa os pesquisadores, medida pode comprometer todo o sistema de ciência e tecnologia do Estado

Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural

Agropolítica

Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural

FPA diz que vem alertando governo sobre atual situação do seguro e fala em “falta de vontade política” para resolver o problema

Governo regulamenta fiscalização de produtos de origem vegetal

Agropolítica

Governo regulamenta fiscalização de produtos de origem vegetal

Ministério da Agricultura e Pecuária será o responsável por gerir a defesa agropecuária, coordenar e exercer as ações de fiscalização

PUBLICIDADE

Agropolítica

O que querem – e temem – os chefes da Agricultura nas Américas? 

Evento reúne ministros em Brasília e promete discutir futuro da agropecuária no continente

Agropolítica

Colômbia abre mercado para subproduto bovino

Colômbia importou US$ 863 milhões em produtos agropecuários do Brasil em 2024, com destaque para papel, açúcar, café e rações animais.

Agropolítica

Senado quer ouvir Marina Silva sobre inclusão de tilápia como espécie invasora

Comissão de Agricultura aprova pedido de esclarecimentos após listagem ganhar repercussão nas últimas semanas

Agropolítica

Produtores pedem manutenção da redução da tarifa de energia para irrigação

Aprosoja-MT alerta que mudanças na MP 1.304/2025 podem onerar produtores e comprometer a sustentabilidade das lavouras irrigadas

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.