Agropolítica
Sedes do Incra em Sergipe e Mato Grosso do Sul são invadidas pelo MST
Movimento promete ações até sexta-feira, 19, com invasões e atos para marcar o Abril Vermelho
Da Redação | Atualizada em 18/04/2024 às 12h45
17/04/2024 - 15:13

Ao menos duas sedes do Instituto Nacional de Colonização e da Reforma Agrária (Incra) foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta semana de mobilizações.
A sede do Incra em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, foi invadida por cerca de 200 manifestantes do MST na manhã de quarta-feira, 17. Em Aracaju/Sergipe os integrantes do movimento ocuparam o espaço na segunda-feira, 15, e na terça, realizaram uma audiência pública com a presença do superintendente do Incra no estado.

No Ceará, o MST ocupou a sede da Secretaria estadual de Educação, em Fortaleza. Cerca de 500 manifestantes usaram cartazes para denunciar o descaso com as escolas dos assentamentos de Reforma Agrária, assim como a construção de novas escolas no estado.

Ao todo, quase 30 áreas foram invadidas no Distrito Federal e em onze estados: Sergipe, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, São Paulo, Goiás, Ceará e Rio de Janeiro. Desde segunda-feira, 15, o movimento começou a realizar os atos no chamado Abril Vermelho, em repúdio à morte de 21 sem terra em Eldorado dos Carajá, no Pará, em 1996. De acordo com o MST, as ações seguem até esta sexta-feira, 19, envolvendo mais de 20 mil famílias.
O que dizem as instituições que tiveram as sedes invadidas pelo MST
Em nota, a Secretaria da Educação do Ceará informou que recebeu representantes do MST e que tem um “diálogo contínuo e construtivo com os diversos atores sociais, incluindo o MST, em prol de uma educação pública e de qualidade”. A Seduc disse que já houve avanço em muitas pautas do movimento e que seguirá trabalhando.
A Superintendência do Incra em Mato Grosso do Sul informou, também em nota, que a mobilização é pacífica. “O objetivo é a entrega da pauta de reivindicações e sugestões”, conclui a nota.
Em SP, famílias deixam área após decisão da Justiça
O movimento informou que as 300 famílias de Sem Terra que ocuparam a fazenda Globo Suinã, em Agudos (SP), deixaram o local na terça-feira, 16. A Justiça determinou a reintegração de posse do local.
Já em Goiás, após o governador Ronaldo Caiado afirmar “não vai ter invasão”, a Polícia Militar impediu a entrada de 250 integrantes do MST em parte da Usina CBB, localizada em Vila Boa de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Após negociação, o grupo deixou a área pacificamente. Cinco integrantes do movimento, apontados como líderes, foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil e autuados por esbulho possessório (ação para tomar posse de um bem de forma ilegal), ameaça e danos.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
2
Senado quer ouvir Marina Silva sobre inclusão de tilápia como espécie invasora
3
Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural
4
Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno
5
Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura
6
Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Isenção de Imposto de Renda para produtores rurais avança na Câmara
Comissão de Agricultura aprova PL que amplia faixa de isenção para pessoas físicas rurais até R$ 508 mil, com atualização pelo IPCA
Agropolítica
Senado avança em modernização do Seguro Rural e abre caminho para fundo de catástrofe
Aprovado por unanimidade na CCJ, projeto dá estabilidade orçamentária ao setor e fortalece proteção contra riscos climáticos
Agropolítica
Comissão de Agricultura aprova suspensão do Programa de Rastreabilidade de Agrotóxicos
Deputados avaliam que medida foi criada sem diálogo com o setor e afeta produtores e transportadores; proposta segue para o Senado
Agropolítica
Câmara aprova CEP rural: veja como a medida pode facilitar a vida do produtor
Ferramenta promete, ainda, ampliar a precisão logística e reforçar a segurança jurídica; texto segue para o Senado
Agropolítica
MS quer proibir comercialização de tilápia sem rastreabilidade
Projeto de Lei prevê multas, apreensões e reforço aos órgãos de fiscalização para evitar dumping e concorrência desleal com produtores locais
Agropolítica
Reforma tributária: SRB alerta para insegurança jurídica no setor
Setor rural vê risco fiscal e operacional com ausência de regulamentação tributária em 2026
Agropolítica
FPA articula notícia-crime contra Lula e Lewandowski por demarcações de terras indígenas
Medida foi endossada por parlamentares da bancada ruralista e será apresentada ao procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet
Agropolítica
ApexBrasil inaugura escritório em Mato Grosso para expandir negócios no agro
Nova unidade, em Cuiabá, visa fortalecer atração de investimentos e aproximar produtores de mercados internacionais