Agropolítica
Plano Safra: Embrapa e MDA lançam catálogo de máquinas para agricultura familiar
Conteúdo reúne desde tratores agrícolas a equipamentos para preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita, entre outros.

Redação Agro Estadão
30/06/2025 - 10:14

A Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lançam nesta segunda-feira, 30, durante a solenidade do anúncio do Plano Safra 2025/26, às 10h, no Palácio do Planalto, o Catálogo de Máquinas para a Agricultura Familiar (versão junho/2025). O objetivo é apoiar agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais de todo o Brasil.
De acordo com a estatal, o conteúdo reúne equipamentos que podem ser financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinados a estimular a geração de renda e a melhoria do uso da mão de obra familiar. As opções vão de tratores agrícolas a equipamentos para preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita e máquinas para horticultura, mandiocultura, cafeicultura, forragicultura, produção de grãos e ainda máquinas chinesas em fase de testagem no Brasil.
“O catálogo também contempla máquinas voltadas à sociobiodiversidade e tecnologias assistivas (TA), desenvolvidas para promover autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência no meio rural — um avanço significativo para ampliar a acessibilidade e equidade no campo”, informou a Embrapa por meio de comunicado.
Categorizado por funcionalidades de uso no campo, o catálogo faz parte de um conjunto de programas: Mais Alimentos, Nova Indústria Brasil e de Pesquisa e Inovação para a Agricultura Familiar (PNPIAF). Confira aqui o catálogo.
Para a organização do material, a Embrapa realizou um mapeamento nacional sobre usos e necessidades diagnosticados em seminários e oficinas regionais, com a participação de segmentos representativos das diversas cadeias produtivas. “A agricultura familiar está entre as prioridades do nosso trabalho e ajudar nas ações que contribuam com a mecanização dos estabelecimentos agrícolas faz parte das estratégias que vão facilitar o incremento da produtividade e redução da penosidade no campo”, afirmou a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, por meio de comunicado.
Plano Safra
Em 2024, o Plano Safra disponibilizou R$ 76 bilhões para a agricultura familiar via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com taxas de juros variando entre 0,5% e 6%.
Na última sexta-feira, 27, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, confirmou ao Agro Estadão que o volume destinado à agricultura familiar será novamente recorde. “Esse país é produtor de alimentos. Tivemos deflação dos alimentos e isso é resultado das políticas corretas. Planos Safras recordes, safras recordes”, afirmou.
De acordo com o IBGE, as propriedades de agricultura familiar somam hoje no País 3,9 milhões, representando 77% de todos os estabelecimentos agrícolas, e a 8ª maior produtora de alimentos do mundo. Por outro lado, o índice de mecanização da agricultura familiar é muito baixo. Apenas 13% de todos os estabelecimentos rurais do país utilizam tratores para a realização das operações agrícolas, com indicadores ainda mais críticos nas Regiões Norte e Nordeste, com 3,7% e 1,5% de uso de tratores, respectivamente.
“Trata-se de um setor que ainda enfrenta muitas dificuldades, principalmente em função do alto custo de maquinários e a oportunidade de ter acesso a produtos desenvolvidos de acordo com a realidade rural do pequeno produtor significa o reconhecimento do que representa esse setor não só para a economia, mas para a segurança alimentar brasileira”, complementou Massruhá.
Além da Embrapa, o catálogo contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que contribuíram no fornecimento e compilação das informações.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
ITR 2025: entrega começa em agosto com novidades
2
Ministério decide não aplicar medidas antidumping sobre leite em pó argentino e uruguaio
3
Governo anuncia pacote de R$ 30 bi para exportadores afetados por tarifa dos EUA
4
Com frete 40% menor, Ferrogrão está parado no STF há três anos; entenda o caso
5
Frente Parlamentar do Agro Paulista é relançada em SP
6
Consórcio com construtora leva leilão de concessão da Rota do Agro

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Após vetos de Lula, FPA apresenta 568 emendas ao Licenciamento Ambiental
Segundo a federação, alterações buscam recompor trechos vetados; relator prevê novo ritmo de diálogo com o governo

Agropolítica
FPA classifica Plano Clima como “autossabotagem” e cobra revisão de metas
Bancada crítica viés ideológico do plano, que impõe ao agro a maior meta de redução de emissões entre todos os segmentos da economia

Agropolítica
Missão brasileira em Angola busca ampliar cooperação agrícola
Entre janeiro e julho de 2025, o Brasil registrou U$ 347,7 milhões em exportações para o país africano

Agropolítica
CNA responde aos EUA sobre tarifas, etanol e desmatamento; entenda
Respostas foram protocoladas no processo que o governo dos EUA abriu contra o Brasil por supostas "práticas desleais" de comércio
Agropolítica
Consórcio com construtora leva leilão de concessão da Rota do Agro
Trecho tem 490 quilômetros de extensão e liga dois importantes polos agropecuários: Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT)
Agropolítica
Deputados aprovam criação de subcomissão permanente do Plano Safra
Finalidade do grupo é fazer um acompanhamento contínuo e propor soluções para a política de crédito rural no país
Agropolítica
Ministério decide não aplicar medidas antidumping sobre leite em pó argentino e uruguaio
Setor se mobiliza para tentar reverter situação e pede resposta “política” do governo brasileiro, não apenas técnica
Agropolítica
Tarifa dos EUA: ministro da Agricultura acredita em reversão para café e carne
Carlos Fávaro também comentou previsão de retomada das exportações de carne de frango para China