PUBLICIDADE

Agropolítica

MP para importação de arroz depende de orçamento extra 

Conab diz que autorização para compra de 1 milhão de toneladas do cereal é uma “prevenção”

Nome Colunistas

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

08/05/2024 - 21:27

Edegar Pretto, presidente da Conab. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Edegar Pretto, presidente da Conab. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Medida Provisória que vai autorizar a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a realizar a importação de um milhão de toneladas de arroz do exterior pode ficar pronta nesta quinta-feira, 09. Até o horário da publicação desta reportagem, equipes do governo trabalhavam na elaboração do texto para ser publicado no Diário Oficial da União (DOU). O presidente da Conab contou ao Agro Estadão que técnicos da companhia participavam da discussão no Palácio do Planalto. 

“Meu diretor me ligou há pouco, estão discutindo porque precisamos de um orçamento extra”, afirmou Edegar Pretto, que é gaúcho e está em Porto Alegre (RS), participando do gabinete de crise montado no Palácio Piratini, sede do governo estadual. Segundo Pretto, não existe um valor definido ainda.

CONTEÚDO PATROCINADO

A medida provisória é necessária porque a operação será de importação. Após a publicação no DOU, a MP passará por votação no Congresso Nacional. Edegar Pretto explica que a autorização será como uma “carta na manga” para garantir o abastecimento, mas sem causar problemas aos produtores de arroz. 

“Temos que deixar isso muito claro. Não significa que vamos comprar um milhão de toneladas, nem que vai ser agora, e que vamos usar toda ela”, afirma Pretto. Ela é necessária porque não podemos ficar vulneráveis à especulação. Precisamos ter uma proteção para o consumidor, mas proteção também à produção nacional”, completa. 

No final da tarde desta quarta-feira, o ministro da Agricultura reforçou a jornalistas que a intenção é evitar a especulação. “Se possível [comprar] já descascado e embalado e distribuir para evitar inflação de alimentos, sobrepreço . Já, já tudo volta ao normal e o Rio Grande do Sul volta a abastecer o Brasil de arroz”, disse Carlos Fávaro. 

PUBLICIDADE

Ele também garantiu que não há necessidade de reduzir a alíquota de importação, porque o arroz deve ser comprado do Mercosul – pela facilidade logística e rapidez – que já tem tarifa zero. Desde o anúncio da intenção de realizar o leilão, entidades do setor produtivo têm feito críticas sobre a necessidade da medida.  

RS tem arroz, mas estradas para escoar a produção estão destruídas ou alagadas

O presidente da Conab destaca o trabalho que está sendo feito no Rio Grande do Sul, que prioriza os resgates no momento. A avaliação das dimensões das perdas será em um segundo momento, quando houver condições de chegar nas propriedades. Edegar Pretto lembra, também, que cerca de 80% do arroz já haviam sido colhidos e estão nos armazéns. 

“Não podemos dimensionar o que se perdeu nos armazéns, mas temos notícias de uma região [entre Porto Alegre e Santa Maria] que a água entrou nos armazéns, e é uma importante região produtora”, analisa. 

Segundo Pretto, há muito arroz de qualidade guardado que não tem condições de ser escoado no momento pela dificuldade logística. “Não sabemos quanto tempo levará para a trafegabilidade voltar em 100%”, afirma. 

Na noite desta quarta-feira, 85 trechos em 44 rodovias estaduais e federais estavam com bloqueios totais e parciais, incluindo estradas e pontes, de acordo com o Governo do Rio Grande do Sul. Confira alguns trechos abaixo ou acesse o mapa interativo.

mapa com bloqueio nas estradas no dia 08 de maio
Mapa indica bloqueios totais em vermelho e bloqueios parciais em amarelo. Imagem: Governo do RS

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Mapa fecha duas fábricas clandestinas de bebidas alcoólicas em TO

Agropolítica

Mapa fecha duas fábricas clandestinas de bebidas alcoólicas em TO

Operação em parceria com a Polícia Civil, a Perícia Técnica e a Vigilância Sanitária recolheu 11 mil litros de destilados impróprios para consumo

Governo libera contratação de empresas para auxiliar inspeção em abates

Agropolítica

Governo libera contratação de empresas para auxiliar inspeção em abates

Decreto faz parte da regulamentação da Lei do Autocontrole, que é discutida há meses; Anffa Sindical criticou a medida

Conab vai destinar R$ 67 milhões para escoar trigo do RS e PR

Agropolítica

Conab vai destinar R$ 67 milhões para escoar trigo do RS e PR

Medida deve facilitar a retirada de 250 mil toneladas de trigo dos mercados locais desses Estados

Conab vai adquirir de 137 mil t de arroz para formar estoques

Agropolítica

Conab vai adquirir de 137 mil t de arroz para formar estoques

O leilão atenderá Estados onde os preços do cereal estão abaixo do mínimo estabelecido com o limite de venda de 189 toneladas por produtor

PUBLICIDADE

Agropolítica

Impasse no STF mantém incerteza sobre isenção de impostos para agroquímicos 

Enquanto o julgamento na Supremo Corte segue suspenso, no campo, produtores já enfrentam aumento de custos com defensivos

Agropolítica

Deputados aprovam projeto para travar desapropriação de terras produtivas 

Proposta amplia condições para que uma propriedade seja considerada não cumpridora da função social; texto segue para aprovação no Senado

Agropolítica

Fávaro: suspensão de processos da Moratória da Soja 'é bom momento para diálogo'

Liminar do ministro Flávio Dino, do STF, paralisou inclusive processo no Cade, que só deve ser retornado após decisão da Corte

Agropolítica

Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA

Segundo o USDA, programas agrícolas, de inspeção de alimentos e proteção contra doenças em animais e plantas estão sendo comprometidos

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.