Agropolítica
Mapa anuncia alternativa para carimbo em ovos de pequenas granjas
Norma prevê que ovos a granel tenham a validade impressa individualmente, mas produtores familiares poderão adotar outra medida

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
19/02/2025 - 08:00

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vai diminuir as obrigatoriedades envolvendo o carimbo de validade ovo a ovo para pequenas granjas. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 18, pelo ministro Carlos Fávaro. A intenção é que a medida seja uma alternativa para que avicultores de pequeno porte se adequem à normativa, que passará a exigir o registro nas cascas dos ovos vendidos a granel.
Basicamente, em vez de fazer uma identificação na casca do ovo contendo a data de validade, esses produtores poderão demonstrar as informações de outra forma. De acordo com Fávaro, a opção será colocar os ovos em uma embalagem, lacrá-la e identificá-la com um selo da granja junto com a data, para garantir que o produto não seja trocado.
“É uma alternativa momentânea até que ele [produtor] vá se adequando e, num futuro próximo, tenha capacidade de imprimir no próprio ovo”, explicou Fávaro. O ministro disse que o prazo para que a solução comece a valer permanece em 5 de março, conforme acordado com o setor.
A saída encontrada para os pequenos produtores vem em um momento no qual os preços dos ovos têm subido, o que acende um alerta no governo federal, que está preocupado com a inflação dos alimentos. Apesar de o setor indicar que a situação é sazonal, devido ao período de Quaresma, Fávaro vê que o regramento poderia causar problemas na oferta da proteína, gerando um fator extra de alta nos preços.
“Isso [normativa sem a alternativa] pode dificultar para que pequenas granjas, que são importantes na produção e no abastecimento brasileiro, se adequem a esse novo regramento, o que poderia trazer até a diminuição de oferta no mercado”, disse o chefe da Agricultura. O ministro também afirmou que o calor excessivo e o aumento da demanda internacional pela produção de ovos brasileira têm contribuído para o cenário de preços mais elevados do ovo.
Ovos com carimbo: o que a normativa prevê?
Em setembro de 2024, o Mapa publicou uma portaria que estabelece uma série de normas para os estabelecimentos que produzem ovos e derivados. O regramento também determina as bases de classificação, armazenamento e embalagem dos ovos. É neste último aspecto que as alterações anunciadas pelo ministro vão acontecer.
A portaria prevê que “ovos destinados ao consumo direto devem ser individualmente identificados, com a data de validade e com o número de registro do estabelecimento produtor, quando não seja utilizada uma embalagem primária”. Quer dizer, os ovos comprados individualmente — a granel — devem ter o carimbo na casca com essas informações.
Acontece que, para fazer essa identificação ovo a ovo, é necessário investir em uma impressora, o que nem todos os pequenos produtores têm condições de fazer. Além disso, a norma exige que a tinta usada no processo seja própria para alimentos e livre de contaminação do produto.
Antes da mudança anunciada pelo ministro, a regra valia para todos os tipos de granjas. Quanto à data em que a proposta passa a vigorar, Fávaro explicou por que ela foi mantida para todos os produtores, independentemente da classificação. “Como a gente previa isso, ajustado com o setor, e as grandes granjas já estão todas com esse procedimento acontecendo, vai continuar o dia 5 de março, obrigatoriamente”.
A regra é para todos os ovos?
A obrigatoriedade do carimbo não será necessária para ovos que venham em bandejas de papelão ou estojos de plástico. É o caso das cartelas de seis, dez e 12 unidades encontradas nos supermercados.
Por estarem acondicionadas em embalagens fechadas, as informações de validade serão exigidas no pacote e não em cada ovo.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
TJ do Maranhão atende Aprosoja do estado e suspende cobrança de taxa sobre exportação de grãos
2
Linhas do Plano Safra serão retomadas com crédito extraordinário de R$ 4 bi, diz Haddad
3
Fávaro indica que financiamentos do Plano Safra só devem ser retomados após aprovação de Orçamento da União
4
Agro avalia como positivas propostas anunciadas pelo governo, mas estima pouco impacto
5
Suspensão de novos financiamentos do Plano Safra preocupa setor e deve ameaçar produção
6
Governo suspende contratações de linhas equalizadas do Plano Safra por falta de recursos

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agropolítica
Conab inicia antecipação de contratos de opção para compra de arroz
Preços de mercado mais baixos e avanço na colheita motivaram estatal a adotar medida

Agropolítica
Plano Safra 25/26 e Seguro Rural preocupam setor após aprovação do Orçamento 2025
Conjuntura econômica e falta de ajuste fiscal são apontados como entraves

Agropolítica
Orçamento da União 2025: veja como ficaram os principais recursos direcionados ao Agro
No seguro rural, não houve modificações; FPA tenta incluir R$ 1 bi

Agropolítica
Governo cria Programa Nacional para combate à vassoura de bruxa da mandioca
Este é o segundo ato normativo em relação à praga publicado nesta semana
Agropolítica
Ministério da Agricultura prevê mudanças no CAR
Fávaro promete empenho para orçamento maior do Seguro Rural e não garante retorno do calendário de misturas do biodiesel no diesel
Agropolítica
Rodolfo Nogueira é eleito presidente da Comissão de Agricultura na Câmara
A defesa do direito de propriedade será um dos focos da gestão do parlamentar
Agropolítica
País deverá ter “dezenas” de frigoríficos habilitados pela China neste ano, afirma Fávaro
Ministro da Agricultura anunciou agenda do reconhecimento do Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação pela OMSA
Agropolítica
Seguro Rural e Conectividade são prioridades na agenda das cooperativas em 2025
Cerimônia na capital federal marcou entrega de documento a autoridades políticas