PUBLICIDADE

Agropolítica

Mapa anuncia alternativa para carimbo em ovos de pequenas granjas

Norma prevê que ovos a granel tenham a validade impressa individualmente, mas produtores familiares poderão adotar outra medida

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

19/02/2025 - 08:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vai diminuir as obrigatoriedades envolvendo o carimbo de validade ovo a ovo para pequenas granjas. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 18, pelo ministro Carlos Fávaro. A intenção é que a medida seja uma alternativa para que avicultores de pequeno porte se adequem à normativa, que passará a exigir o registro nas cascas dos ovos vendidos a granel. 

Basicamente, em vez de fazer uma identificação na casca do ovo contendo a data de validade, esses produtores poderão demonstrar as informações de outra forma. De acordo com Fávaro, a opção será colocar os ovos em uma embalagem, lacrá-la e identificá-la com um selo da granja junto com a data, para garantir que o produto não seja trocado. 

CONTEÚDO PATROCINADO

“É uma alternativa momentânea até que ele [produtor] vá se adequando e, num futuro próximo, tenha capacidade de imprimir no próprio ovo”, explicou Fávaro. O ministro disse que o prazo para que a solução comece a valer permanece em 5 de março, conforme acordado com o setor.  

A saída encontrada para os pequenos produtores vem em um momento no qual os preços dos ovos têm subido, o que acende um alerta no governo federal, que está preocupado com a inflação dos alimentos. Apesar de o setor indicar que a situação é sazonal, devido ao período de Quaresma, Fávaro vê que o regramento poderia causar problemas na oferta da proteína, gerando um fator extra de alta nos preços. 

“Isso [normativa sem a alternativa] pode dificultar para que pequenas granjas, que são importantes na produção e no abastecimento brasileiro, se adequem a esse novo regramento, o que poderia trazer até a diminuição de oferta no mercado”, disse o chefe da Agricultura. O ministro também afirmou que o calor excessivo e o aumento da demanda internacional pela produção de ovos brasileira têm contribuído para o cenário de preços mais elevados do ovo. 

PUBLICIDADE

Ovos com carimbo: o que a normativa prevê?

Em setembro de 2024, o Mapa publicou uma portaria que estabelece uma série de normas para os estabelecimentos que produzem ovos e derivados. O regramento também determina as bases de classificação, armazenamento e embalagem dos ovos. É neste último aspecto que as alterações anunciadas pelo ministro vão acontecer. 

A portaria prevê que “ovos destinados ao consumo direto devem ser individualmente identificados, com a data de validade e com o número de registro do estabelecimento produtor, quando não seja utilizada uma embalagem primária”. Quer dizer, os ovos comprados individualmente — a granel — devem ter o carimbo na casca com essas informações. 

Acontece que, para fazer essa identificação ovo a ovo, é necessário investir em uma impressora, o que nem todos os pequenos produtores têm condições de fazer. Além disso, a norma exige que a tinta usada no processo seja própria para alimentos e livre de contaminação do produto. 

Antes da mudança anunciada pelo ministro, a regra valia para todos os tipos de granjas. Quanto à data em que a proposta passa a vigorar, Fávaro explicou por que ela foi mantida para todos os produtores, independentemente da classificação. “Como a gente previa isso, ajustado com o setor, e as grandes granjas já estão todas com esse procedimento acontecendo, vai continuar o dia 5 de março, obrigatoriamente”.  

PUBLICIDADE

A regra é para todos os ovos?

A obrigatoriedade do carimbo não será necessária para ovos que venham em bandejas de papelão ou estojos de plástico. É o caso das cartelas de seis, dez e 12 unidades encontradas nos supermercados. 

Por estarem acondicionadas em embalagens fechadas, as informações de validade serão exigidas no pacote e não em cada ovo. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Setor produtivo cobra reformulação urgente do crédito rural e alerta para colapso no RS

Agropolítica

Setor produtivo cobra reformulação urgente do crédito rural e alerta para colapso no RS

Lideranças do agro denunciam endividamento histórico, falhas no seguro rural e impactos nas famílias rurais

STF avança em julgamento sobre incentivos tributários a defensivos agrícolas

Agropolítica

STF avança em julgamento sobre incentivos tributários a defensivos agrícolas

Resultado está em aberto à espera dos votos de Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes; sessão continua semana que vem

Decisão do STF sobre o Renovabio garante segurança jurídica, diz CNA

Agropolítica

Decisão do STF sobre o Renovabio garante segurança jurídica, diz CNA

Para o setor, julgamento elimina riscos e reforça a previsibilidade para a transição energética

Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo

Agropolítica

Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo

Setor produtivo teme mudanças regulatórias, crescimento do mercado ilegal e impacto na cadeia que gera US$ 2,89 bilhões em exportações

PUBLICIDADE

Agropolítica

Governo anuncia 10 novas demarcações de terras indígenas

A meta do Brasil é regularizar e proteger 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030

Agropolítica

Para Alckmin, acordo Mercosul-UE será o maior do mundo e fortalecerá multilateralismo

Vice-presidente, que cumpre agenda na COP 30, voltou a mostrar confiança na assinatura do texto final do acordo entre os dois blocos

Agropolítica

Manutenção de tarifa dos EUA para a uva deixa produtores apreensivos

Confira a lista de frutas mencionadas no documento publicado pelo governo dos EUA que retirou as tarifas recíprocas de 10%

Agropolítica

UE oficializa volta do pré-listing para a compra de aves e ovos do Brasil

Decisão oficial do bloco europeu restabelece mecanismo suspenso desde 2018 e fortalece previsibilidade para novas habilitações de plantas brasileiras

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.