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Agropolítica

Governo federal anuncia investimento de R$ 12,6 bilhões em Porto de Santos

Recursos serão empregados em 12 projetos que envolvem o complexo portuário

2 minutos de leitura

11/03/2024

Por: Da Redação

Imagem do alto do Porto de Santos
Foto: Adobe Stock

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta segunda, 11, que o Porto de Santo irá receber R$ 12,6 bilhões em investimentos de 2024 a 2028. Os recursos serão destinados a 12 projetos que envolvem o porto. 

Segundo o ministério, serão projetos considerados estratégicos para o modal portuário. Um dos deles é o túnel Santos-Guarujá, que será o primeiro túnel imerso da América Latina e tomará R$ 5,8 bilhões. 

As obras serão para modernização e ampliação das atividades do porto e terão parceria do setor privado. No entanto, a pasta não informou qual a quantidade da verba será de origem da iniciativa privada.

Durante o anúncio no auditório da Autoridade Portuária de Santos (APS), o ministro destacou o papel que as obras terão na região da Baixada Santista. “Esses investimentos serão fundamentais para o desenvolvimento da região. Por isso que nós fizemos questão de anunciar esse plano estratégico para que a gente possa, não só o Governo Federal, o governo do estado, mas toda a sociedade brasileira, acompanhar o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

O complexo portuário de Santos é o principal do hemisfério Sul e corresponde a quase 30% da balança comercial brasileira. 

Para o diretor técnico do Conselho os Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Eduardo Heron, o Porto de Santos enfrenta hoje diversos desafios. Entre eles: aprofundamento e manutenção para grandes embarcações, diversificação de modais interligados aos terminais portuários, agilizando o fluxo de cargas e aumento da capacidade instalada, principalmente, para cargas conteinerizadas em terminais portuários de zona primária.

 Ao Agro Estadão, Heron afirma que é importante que os investimentos anunciados atendam alguns desses eixos. “Não há dúvidas que Santos irá colapsar se nada for feito para aumentar a capacidade do porto na acomodação de cargas conteinerizadas”. Segundo ele, “diante das expectativas de embarques maiores de café, açúcar e algodão no segundo semestre de 2024, o porto irá apresentar dificuldades logísticas no escoamento da safra agrícola do país”.

A entidade fez um levantamento indicando que 85% das embarcações tiveram atrasos ou mudanças de escala no Porto de Santos em janeiro. A situação também preocupa os exportadores de algodão, que reforçam o alerta para o segundo semestre deste ano.

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