PUBLICIDADE

Agropolítica

Fávaro: taxação das LCAs não vai “tirar funding do Plano Safra”

Ministro fez reunião com a FPA na Câmara dos Deputados para “apaziguar” questão e contornar críticas a medida fiscal

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

10/06/2025 - 19:29

Segundo Fávaro, proposta para taxar LCAs deve vigorar a partir de 2026 - Foto: FPA/Divulgação
Segundo Fávaro, proposta para taxar LCAs deve vigorar a partir de 2026 - Foto: FPA/Divulgação

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa) afirmou que a taxação das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) não deve afetar o próximo Plano Safra. Além disso, Fávaro defendeu a iniciativa. 

“Hoje nós temos no giro da LCA algo em torno de R$ 650 bilhões. […] É importante dizer que tem o período de noventena e a proposta que deve vir para o Congresso é para [taxar a partir de] 2026. Então, esses R$ 650 bilhões para 2025/2026 estão garantidos sem nenhuma taxação para o Plano Safra, que vai ser lançado até o final deste mês. Não tem risco de diminuir o funding nesse Plano Safra”, comentou o ministro.

A explicação foi dada nesta terça-feira, 10, após participar de uma reunião com membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na Câmara dos Deputados. Alguns membros como o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), participaram do encontro. Segundo o parlamentar, o ministro veio com “tom apaziguador” e para explicar que “não haveria desinteresse” por parte dos investidores. 

“Eu continuo com o entendimento de que taxar a LCA vai perder a atratividade e vai ter fuga de capitais sem dúvida nenhuma. Então, o ministro entende de outra maneira. Óbvio que ele veio fazer o que o governo tinha que ter feito já desde o começo, que, antes de mexer com o agro, antes de mexer com a LCA, sentar na mesa e combinar o jogo conosco”, destacou Lupion a jornalistas após a reunião.

“Impacto é quase zero”

Questionado se a medida teria impacto na ponta dos produtores, como o aumento dos juros pagos pelos produtores na hora de tomar crédito via LCA, Fávaro disse que “o impacto é quase zero”. Além disso, ele defendeu o ponto de vista que o título de investimento não vai perder atratividade. 

PUBLICIDADE

“Há impacto zero com a atratividade, porque as outras fontes de investimento [o imposto] é de 15% a 22,5%. E mais que isso, o governo continua tendo o instrumento na mão, tendo o CMN [Conselho Monetário Nacional], que pode aumentar o direcionamento para essa linha [Plano Safra]”, indicou o ministro. 

Debate no Congresso

A reunião também contou com a presença do secretário especial da Casa Civil, Bruno Moretti. Segundo Lupion, a indicação de Moretti é de que o governo pode encaminhar nesta quarta-feira, 11, uma Medida Provisória (MP) tratando da questão das LCAs, assim como das outras medidas que irão substituir o aumento do IOF. 

Ainda não há um acordo entre a bancada ruralista e o governo sobre um texto comum. Fávaro apontou que o Congresso Nacional têm autonomia para fazer as mudanças que achar necessário. “Quando chegar o texto aqui [Congresso], eles vão propor. É um debate propício, é importante, que o Congresso tenha autonomia para fazer e propor ao governo. O governo está aberto a ouvir”, pontuou o ministro. Já Lupion disse que irão “esperar chegar esse texto” para poderem “analisar e ver o que é que fazer”.

Durante a reunião, o presidente da FPA disse que foram apresentadas outras alternativas arrecadatórias para livrar as LCAs de uma taxação. Porém, não está certo de que essas opções serão acordadas ou que o governo adote como substitutivo. 

“Primeiro, votar de uma vez o projeto de devedor contumaz, cobrar de quem sonega imposto. Poder fazer com que os produtos da cadeia produtiva não sejam objeto de um mercado de contrabando que é completamente desleal. Estamos falando de tabaco, estamos falando de bebidas alcoólicas, estamos falando da própria fiscalização em relação a combustíveis. Isso tudo que a gente poderia ter uma arrecadação muito maior por parte do governo e não acontece por burocracia”, argumentou o deputado. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência

Agropolítica

Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência

Laudo técnico divulgado pela Agrodefesa nesta sexta-feira, 13, deu positivo para as mortes registradas em Santo Antônio da Barra

FPA critica MP das LCAs e diz que cidadão ‘vai pagar a conta’

Agropolítica

FPA critica MP das LCAs e diz que cidadão ‘vai pagar a conta’

Bancada lança carta à sociedade brasileira em que rebate falas do ministro da Fazenda e aponta impactos sobre o preço dos alimentos

Mapa publica ZARC para a cultura da mamona

Agropolítica

Mapa publica ZARC para a cultura da mamona

Resistente à seca, planta é uma alternativa para diferentes regiões é valorizada, principalmente, por conter alto teor de óleo

Autocontrole: decreto regulamenta processos administrativos em casos de infrações de empresas

Agropolítica

Autocontrole: decreto regulamenta processos administrativos em casos de infrações de empresas

Regramento traz a possibilidade de recorrer a mais de uma instância ou converter a penalidade em um Temo de Ajustamento de Conduta

PUBLICIDADE

Agropolítica

Taxação das LCAs: entidades do agro repudiam MP do governo federal  

Federações da Agricultura e Pecuária afirmam que irão trabalhar para que deputados e senadores barrem a medida

Agropolítica

Há maneiras de compensar o fim da isenção para títulos, afirma Haddad

Ministro disse ainda que agro mudará de opinião sobre medidas se aceitar reunião com Fazenda

Agropolítica

Setor de arroz acredita em redução de área no próximo ano

Governo se comprometeu a encontrar alternativa para ajudar produtores, que veem preços estarem próximos do mínimo

Agropolítica

Haddad diz que agro está sendo patrocinado pelo governo e cita orgulho do setor

Declaração foi feita durante audiência pública das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.