PUBLICIDADE

Agropolítica

Bancada do agro elogia decisão do STF sobre terras indígenas: Gilmar Mendes suspende todas as ações que questionam Marco Temporal  

Para a FPA, é oportunidade de dialogar em busca de uma solução definitiva para garantir o direito de propriedade

Nome Colunistas

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com | Atualizada em 23/04/2024, às 16h50

22/04/2024 - 21:17

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A polêmica lei 14.701/2023, que restabeleceu o marco temporal das terras indígenas, não pode mais ser questionada na Justiça. O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar nesta segunda-feira, 22, suspendendo todas as ações judiciais em curso que discutam a sua constitucionalidade. Na prática, a decisão faz com que a lei do marco temporal tenha de ser aplicada até que o STF se manifeste definitivamente sobre o tema. 

O diretor jurídico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rudy Ferraz, afirmou ao Agro Estadão que esta é uma grande vitória para o agro brasileiro. “A decisão mantém a constitucionalidade da lei para todos os processos administrativos de demarcação de terras indígenas. Ou seja, se a Funai quiser demarcar alguma área antes do julgamento da ação pelo STF, terá de aplicar a lei”,diz. 

CONTEÚDO PATROCINADO

Na liminar, o ministro Gilmar Mendes dá trinta dias para o Advogado-Geral da União, o Procurador-Geral da República e os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados se manifestem e entrem em um acordo, com apoio do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos – NUSOL.

“Cria-se uma grande oportunidade para todos os atores envolvidos sentarem-se à mesa para solução e pacificação dos conflitos”, avalia o diretor jurídico da CNA.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) também comemorou a decisão em vídeo enviado ao Agro Estadão (assista abaixo). “Espero que a gente abra portas importantes no STF para dialogar e buscar uma solução definitiva para garantir o direito de propriedade a todos os produtores rurais brasileiros”, afirmou.

PUBLICIDADE

Lupion: se precisar legislar, vamos legislar 

Nesta terça-feira, na reunião-almoço da FPA, Pedro Lupion voltou a comentar a decisão. Segundo ele,  foi uma sinalização positiva do STF reconhecer a legislação aprovada. Na liminar, o ministro Gilmar Mendes disse que existe um aparente conflito entre possíveis interpretações da lei aprovada pelo Congresso Nacional e a decisão do STF no julgamento do Recurso Recurso Extraordinário (RE) 1017365, em que a Corte derrubou a tese do marco temporal para a demarcação das terras indígenas.

“O que o ministro Gilmar Mendes fez foi justamente botar a bola no chão e falar: ‘opa, espera aí, vou organizar esse jogo aqui. Quero ouvir todas as partes e botar o caminho correto’”, afirmou Lupion . E completou que se for necessário, os parlamentares têm ao menos duas Propostas de Emenda à Constituição que tratam do tema.  

“Acho que precisa muito mais sentar na mesa e os próprios ministros entenderem qual é a tese vitoriosa desse processo todo. Se entenderem que há necessidade de constitucionalizar o tema, nós já estamos com a PEC 132 lá na Câmara, estamos com a PEC 48 no Senado.  O que a gente não pode ter é, em pleno 2024, discutir direito à propriedade e segurança jurídica no campo”, finalizou.

Presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR) avalia decisão do STF que valida a lei do marco temporal das terras indígenas.

Confira mais notícias sobre marco temporal das terras indígenas.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Conab: MP destina recursos para reposição de estoques públicos de milho

Agropolítica

Conab: MP destina recursos para reposição de estoques públicos de milho

Medida prevê recompor 83 mil toneladas de milho, destinadas a atender pequenos criadores do semiárido nordestino.

Congresso derruba parte dos vetos ao Licenciamento Ambiental 

Agropolítica

Congresso derruba parte dos vetos ao Licenciamento Ambiental 

Para parlamentares do agro, vetos do Presidente Lula desconfiguravam a legislação; foram derrubados 24 dos 63 vetos presidenciais

Isenção de Imposto de Renda para produtores rurais avança na Câmara

Agropolítica

Isenção de Imposto de Renda para produtores rurais avança na Câmara

Comissão de Agricultura aprova PL que amplia faixa de isenção para pessoas físicas rurais até R$ 508 mil, com atualização pelo IPCA 

Senado avança em modernização do Seguro Rural e abre caminho para fundo de catástrofe

Agropolítica

Senado avança em modernização do Seguro Rural e abre caminho para fundo de catástrofe

Aprovado por unanimidade na CCJ, projeto dá estabilidade orçamentária ao setor e fortalece proteção contra riscos climáticos

PUBLICIDADE

Agropolítica

Comissão de Agricultura aprova suspensão do Programa de Rastreabilidade de Agrotóxicos

Deputados avaliam que medida foi criada sem diálogo com o setor e afeta produtores e transportadores; proposta segue para o Senado

Agropolítica

Câmara aprova CEP rural: veja como a medida pode facilitar a vida do produtor

Ferramenta promete, ainda, ampliar a precisão logística e reforçar a segurança jurídica; texto segue para o Senado

Agropolítica

MS quer proibir comercialização de tilápia sem rastreabilidade

Projeto de Lei prevê multas, apreensões e reforço aos órgãos de fiscalização para evitar dumping e concorrência desleal com produtores locais

Agropolítica

Reforma tributária: SRB alerta para insegurança jurídica no setor

Setor rural vê risco fiscal e operacional com ausência de regulamentação tributária em 2026

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.