Agropolítica
Federarroz incentiva adesão de agricultores a programa público de compra do grão
Conab fará leilão de compra de arroz amanhã, 21, e sexta-feira, 22 , com expectativa de 110 mil toneladas
Redação Agro Estadão
20/08/2025 - 17:48

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) divulgou, nesta quarta-feira, 20, uma nota por meio da qual incentiva os produtores gaúchos a participarem do programa federal de Contrato Público de Opção e Venda de arroz longo fino em casca, tipo 1, referente à safra 2024/2025. O mecanismo foi regulamentado pela Portaria Interministerial MAPA/MF/MDA nº 26/2025.
A entidade lembra que o setor enfrenta uma conjuntura marcada por elevada produção e preços que não cobrem os custos da maioria dos agricultores. Nesse cenário, a adesão ao instrumento oficial é vista como alternativa para reduzir a pressão de oferta no mercado interno, ajudando a manter produtores em atividade e a criar condições mínimas de viabilidade para a próxima safra.
A Federarroz destaca que a medida é estratégica não apenas para garantir a continuidade da orizicultura e a segurança alimentar.
Impacto das barreiras dos EUA
A crise do setor se agravou com a decisão dos Estados Unidos de impor tarifa de 50% sobre o arroz brasileiro, o que pode resultar em perdas de até US$ 25 milhões anuais, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). A entidade avalia que a medida compromete a competitividade do produto nacional e pode gerar excedentes no mercado interno, pressionando ainda mais os preços.
Os EUA representam um destino relevante para o arroz brasileiro: responderam por 13% do valor exportado de arroz branco – variedade de maior qualidade e valor agregado – em 2024. Entre 2021 e 2024, as vendas para aquele mercado cresceram mais de 50%.
Leilões e compras públicas
Para tentar equilibrar o setor, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) agendou para amanhã, 21, e sexta-feira, 22, os primeiros leilões de Contrato de Opção de Venda de arroz. Serão ofertados 4.074 contratos de 27 toneladas cada, totalizando aproximadamente 110 mil toneladas.
Na quinta-feira, 21, os lotes serão destinados a agricultores familiares e cooperativas com DAP ou CAF. Já na sexta-feira, a disputa será aberta a todos os produtores e cooperativas. Os contratos terão vencimento em 30 de setembro e 31 de outubro, com valores definidos de acordo com os prazos, acrescidos de custos logísticos e financeiros.
Paralelamente, a Conab também confirmou a compra de até 20 mil toneladas de arroz de produtores do Centro-Oeste por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), instrumento da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A medida é acionada quando os preços de mercado ficam abaixo do mínimo estabelecido.
Segundo a estatal, a queda recente nas cotações decorre da maior oferta global e regional, além da retirada das restrições de exportação pela Índia. No Mato Grosso, produtores já manifestaram interesse em vender cerca de 1,3 mil toneladas, das quais 956 toneladas estão estocadas em armazéns credenciados.
A Conab informou ainda que os interessados em participar devem estar cadastrados no Sistema Nacional de Produtores Rurais (Sican) e procurar as superintendências estaduais para obter orientações sobre formulários e documentação necessária.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
2
Senado quer ouvir Marina Silva sobre inclusão de tilápia como espécie invasora
3
Mapa confirma que 'não há perspectiva' de liberação de orçamento do Seguro Rural
4
Governo discute tornar Seguro Rural despesa obrigatória, mas depende de convencimento interno
5
Brasil abandona acordo por transporte pesado elétrico um dia após assinatura
6
Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Setor produtivo cobra reformulação urgente do crédito rural e alerta para colapso no RS
Lideranças do agro denunciam endividamento histórico, falhas no seguro rural e impactos nas famílias rurais
Agropolítica
STF avança em julgamento sobre incentivos tributários a defensivos agrícolas
Resultado está em aberto à espera dos votos de Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes; sessão continua semana que vem
Agropolítica
Decisão do STF sobre o Renovabio garante segurança jurídica, diz CNA
Para o setor, julgamento elimina riscos e reforça a previsibilidade para a transição energética
Agropolítica
Conferência expõe divergências entre setor do tabaco e órgãos do governo
Setor produtivo teme mudanças regulatórias, crescimento do mercado ilegal e impacto na cadeia que gera US$ 2,89 bilhões em exportações
Agropolítica
Governo anuncia 10 novas demarcações de terras indígenas
A meta do Brasil é regularizar e proteger 63 milhões de hectares de terras indígenas e quilombolas até 2030
Agropolítica
Para Alckmin, acordo Mercosul-UE será o maior do mundo e fortalecerá multilateralismo
Vice-presidente, que cumpre agenda na COP 30, voltou a mostrar confiança na assinatura do texto final do acordo entre os dois blocos
Agropolítica
Manutenção de tarifa dos EUA para a uva deixa produtores apreensivos
Confira a lista de frutas mencionadas no documento publicado pelo governo dos EUA que retirou as tarifas recíprocas de 10%
Agropolítica
UE oficializa volta do pré-listing para a compra de aves e ovos do Brasil
Decisão oficial do bloco europeu restabelece mecanismo suspenso desde 2018 e fortalece previsibilidade para novas habilitações de plantas brasileiras