Agricultura
Soja puxa projeção da safra de grãos 25/26 estimada em 354,7 milhões
Milho, arroz, feijão e algodão devem registrar queda em relação à safra passada, enquanto a produção de soja deve bater novo recorde

Redação Agro Estadão
14/10/2025 - 09:29

O Brasil deve colher 354,7 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2025/2026. Caso a colheita chegue nesse número, será novamente uma safra recorde, superando a passada em 0,8%, que detém o recorde com 351,9 milhões de toneladas (números revisados em relação ao mês passado). Os números estão no primeiro levantamento da safra de grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foram divulgados nesta terça-feira, 14.
A área de cultivo também deve crescer. A expectativa é de que alcance 84,4 milhões de hectares, um acréscimo de 3,3%. No entanto, a produtividade média geral caiu. A projeção é de que sejam produzidos 4.306 quilos por hectare, o que representa 2,4% a menos do que o observado na safra 2024/2025.
A estimativa é puxada pela soja. A estatal projeta um crescimento da produção da oleaginosa em 3,6%, alcançando também um novo recorde, de 177,6 milhões de toneladas, acima dos 171,4 milhões da temporada anterior. Esses números são explicados pela área plantada, que deve crescer 3,6%, saindo dos 47,3 milhões de hectares para 49 milhões de hectares nesta safra.
Culturas com recorde na safra passada recuam
O primeiro levantamento da Conab também aponta uma queda na produção de milho e algodão, duas culturas que foram recorde na safra passada. Veja alguns resultados dos principais cultivos do Brasil:
- Milho – A previsão é de uma safra de 138,6 milhões de toneladas (-1,8%). Apesar disso, a área estimada de semeadura é de 22,6 milhões de hectares (+3,9%). Com isso, a produtividade média das três safras do cereal é de 6.109 quilos por hectare (-5,4%).
- Algodão – Mesmo com a perspectiva de redução da produção, a safra da pluma deve superar os 4 milhões de toneladas (-1,1%). Assim como o milho, os produtores devem plantar mais, cerca de 2,1 milhões de hectares (+2,5%), mas a produtividade deve cair, chegando a 1.885 quilos por hectare (-3,5%).
- Arroz – Na safra passada, a produção de arroz superou os 12,7 milhões de toneladas. Para o atual ciclo, a perspectiva é de que isso diminua, com um volume de 11,4 milhões de toneladas (-10,1%). A área plantada, com 1,6 milhões de hectares (-5,6%), e a produtividade, com 6.887 quilos por hectare (-4,8%), favorecem a queda na produção.
- Feijão – A produção geral dos diferentes feijões analisados pela estatal deve atingir 3,04 milhões de toneladas. O resultado é 1% a menos do que o observado no ciclo passado. A área caiu 0,4% e a produtividade também reduziu em 0,5%.
- Trigo – O levantamento da Conab continua o monitoramento da safra de 2025 do cereal, que ainda não está encerrada. Em relação à estimativa do mês passado, a queda na produção foi menor. Em setembro, a produção de trigo projetada foi de 7,5 milhões de toneladas. No atual levantamento, a estimativa é de 7,6 milhões. Ainda assim, o resultado é menor em 2,4% em relação à safra de 2024.
- Sorgo – A produção de sorgo no Brasil vem crescendo e a estimativa é de que o ciclo 2025/2026 supere os 6,6 milhões de toneladas. O resultado é 8,4% maior ao período anterior. A área plantada deve crescer 10%, alcançando 1,7 milhões de hectares. Já a produtividade caiu 1,5% neste ciclo, com 3.684 quilos por hectare.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
Javalis avançam sobre lavouras e nascentes em Bonito (MS)
2
Metanol, e-metanol e etanol: entenda as diferenças essenciais
3
Araguaia é a nova fronteira agrícola de Goiás
4
Metade do algodão brasileiro é produzida em apenas três áreas, aponta Embrapa
5
Sorgo vira o grão da vez com a demanda da China
6
Frutas que não são frutas? Conheça algumas

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agricultura
SC: campanha orienta sobre retirada de planta por risco às abelhas
Por afetar a polinização, espatódea foi banida por lei que prevê também penalização para quem plantar a espécie exótica

Agricultura
Algodão: venda da pluma da safra 2024/25 em MT atinge 70%
Comercialização avança em setembro, mas segue abaixo do ritmo do ciclo anterior, afirma Imea

Agricultura
Soja: plantio da safra 2025/26 no Brasil é o terceiro mais rápido da história
Paraná lidera os trabalhos de campo, porém, o excesso de umidade leva preocupação aos agricultores da região oeste

Agricultura
PCC expande atuação sobre o agronegócio
Após se infiltrar em usinas sucroalcooleiras, facção avança no mercado ilegal de defensivos agrícolas, usando rotas e estruturas do tráfico
Agricultura
Brasileiros testam ‘astroplantas’ em caverna italiana que simula ambiente extraterrestre
Experimento internacional voltado à agricultura começa nesta segunda-feira, 13, visando avaliar papel de fungos no desenvolvimento vegetal
Agricultura
Café indígena da Amazônia atinge nota máxima e faz história
Combinação de altitude moderada, biodiversidade nativa e práticas sustentáveis confere à bebida aspectos sensoriais complexos e raros
Agricultura
Saiba identificar a "falsa couve" que intoxicou família em MG
Extremamente tóxica e facilmente confundível com couve verdadeira, a nicotiana glauca representa um grave perigo para humanos e animais
Agricultura
Cacau desponta como nova aposta do Agro no Norte de MG
Levantamento inédito da Emater-MG, mostra área plantada de 480 hectares e produção anual estimada de 161 toneladas