PUBLICIDADE

Agricultura

Soja puxa projeção da safra de grãos 25/26 estimada em 354,7 milhões 

Milho, arroz, feijão e algodão devem registrar queda em relação à safra passada, enquanto a produção de soja deve bater novo recorde

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

14/10/2025 - 09:29

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O Brasil deve colher 354,7 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2025/2026. Caso a colheita chegue nesse número, será novamente uma safra recorde, superando a passada em 0,8%, que detém o recorde com 351,9 milhões de toneladas (números revisados em relação ao mês passado). Os números estão no primeiro levantamento da safra de grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foram divulgados nesta terça-feira, 14. 

A área de cultivo também deve crescer. A expectativa é de que alcance 84,4 milhões de hectares, um acréscimo de 3,3%. No entanto, a produtividade média geral caiu. A projeção é de que sejam produzidos 4.306 quilos por hectare, o que representa 2,4% a menos do que o observado na safra 2024/2025. 

CONTEÚDO PATROCINADO

A estimativa é puxada pela soja. A estatal projeta um crescimento da produção da oleaginosa em 3,6%, alcançando também um novo recorde, de 177,6 milhões de toneladas, acima dos 171,4 milhões da temporada anterior. Esses números são explicados pela área plantada, que deve crescer 3,6%, saindo dos 47,3 milhões de hectares para 49 milhões de hectares nesta safra. 

Culturas com recorde na safra passada recuam

O primeiro levantamento da Conab também aponta uma queda na produção de milho e algodão, duas culturas que foram recorde na safra passada. Veja alguns resultados dos principais cultivos do Brasil:

  • Milho – A previsão é de uma safra de 138,6 milhões de toneladas (-1,8%). Apesar disso, a área estimada de semeadura é de 22,6 milhões de hectares (+3,9%). Com isso, a produtividade média das três safras do cereal é de 6.109 quilos por hectare (-5,4%).
  • Algodão – Mesmo com a perspectiva de redução da produção, a safra da pluma deve superar os 4 milhões de toneladas (-1,1%). Assim como o milho, os produtores devem plantar mais, cerca de 2,1 milhões de hectares (+2,5%), mas a produtividade deve cair, chegando a 1.885 quilos por hectare (-3,5%). 
  • Arroz – Na safra passada, a produção de arroz superou os 12,7 milhões de toneladas. Para o atual ciclo, a perspectiva é de que isso diminua, com um volume de 11,4 milhões de toneladas (-10,1%). A área plantada, com 1,6 milhões de hectares (-5,6%), e a produtividade, com 6.887 quilos por hectare (-4,8%), favorecem a queda na produção. 
  • Feijão –  A produção geral dos diferentes feijões analisados pela estatal deve atingir 3,04 milhões de toneladas. O resultado é 1% a menos do que o observado no ciclo passado. A área caiu 0,4% e a produtividade também reduziu em 0,5%. 
  • Trigo –  O levantamento da Conab continua o monitoramento da safra de 2025 do cereal, que ainda não está encerrada. Em relação à estimativa do mês passado, a queda na produção foi menor. Em setembro, a produção de trigo projetada foi de 7,5 milhões de toneladas. No atual levantamento, a estimativa é de 7,6 milhões. Ainda assim, o resultado é menor em 2,4% em relação à safra de 2024. 
  • Sorgo – A produção de sorgo no Brasil vem crescendo e a estimativa é de que o ciclo 2025/2026 supere os 6,6 milhões de toneladas. O resultado é 8,4% maior ao período anterior. A área plantada deve crescer 10%, alcançando 1,7 milhões de hectares. Já a produtividade caiu 1,5% neste ciclo, com 3.684 quilos por hectare. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

SLC firma parceria de R$ 1 bilhão para expandir irrigação e dobrar produção anual

Agricultura

SLC firma parceria de R$ 1 bilhão para expandir irrigação e dobrar produção anual

Companhia prevê aumento da produtividade com conversão de áreas de sequeiro e expansão de sistemas de irrigação na Bahia

Nova identidade dos Cafés do Brasil une tradição e inovação

Agricultura

Nova identidade dos Cafés do Brasil une tradição e inovação

Reposicionamento da marca foi apresentado durante o primeiro dia da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG)

Conheça novo mapa agrícola do Brasil e saiba onde avança a produção de cana, laranja e grãos

Agricultura

Conheça novo mapa agrícola do Brasil e saiba onde avança a produção de cana, laranja e grãos

Levantamento da Embrapa mostra o crescimento da cana no Centro-Oeste, migração dos pomares de laranja e novas fronteiras para soja e milho

Minas Gerais lidera ranking dos melhores cafés do Brasil em 2025

Agricultura

Minas Gerais lidera ranking dos melhores cafés do Brasil em 2025

Produtores mineiros conquistaram as três categorias do Cup of Excellence, o mais prestigiado concurso de qualidade do setor

PUBLICIDADE

Agricultura

Safra de cana 2025/26 deve cair 1,6% no Brasil

Conab revisa produção para 666,4 milhões de toneladas devido ao clima; etanol de cana deve recuar quase 10% 

Agricultura

Brasil semeou 47% da área prevista para soja 2025/26

Boletim da Conab mostra progressos diferentes entre as principais culturas da safra 2025/26

Agricultura

Genética e biotecnologia impulsionam produção de algodão no Brasil

Em uma década, País triplicou sua colheita de pluma, passando de 1,29 milhão para 3,9 milhões de toneladas

Agricultura

Conheça o uso estratégico de defensivos agrícolas

Planejamento e boas práticas reduzem riscos e mantêm a produtividade no campo

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.