PUBLICIDADE

Agricultura

Mercado agrícola: fatores climáticos no radar da soja, milho e café

Indefinição climática levanta incertezas para a safra brasileira 2025/26; já nos EUA, doenças nas lavouras ameaçam produtividade

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

15/09/2025 - 16:14

Riscos climáticos demandam atenção à formação de custos da nova safra de soja. Foto: Adobe Stock
Riscos climáticos demandam atenção à formação de custos da nova safra de soja. Foto: Adobe Stock

O cenário para as principais commodities agrícolas no Brasil mostra relativa estabilidade, aponta a Markestrat. Diante do cenário, a consultoria indica atenção dos produtores às condições climáticas e às flutuações do mercado internacional.

No mercado de soja, os preços futuros apresentam leve valorização mensal, enquanto o físico permanece praticamente estável, refletindo a transição entre safra encerrada e expectativa pelo início do plantio. A consultoria alerta que “a indefinição climática no Centro-Oeste, com possibilidade de atraso das chuvas, preocupa e pode postergar a semeadura, afetando cronogramas de produção.”

Segundo a Markestrat, o produtor deve estar atento à formação de custos da nova safra, considerando os riscos climáticos e as incertezas regulatórias.

Milho

Para o milho, a safra 2024/25 fechou com preços físicos em leve recuperação mensal, enquanto os contratos futuros recuaram diante da pressão externa. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o avanço de doenças na lavoura ameaça parte da produtividade esperada, cenário que pode sustentar prêmios internacionais (valores pagos a mais pela qualidade dos grãos). 

A consultoria reforça que, “para o produtor brasileiro, o cenário demonstra a importância de monitorar a correlação entre biocombustíveis e exportações, buscando capturar oportunidades diante da volatilidade externa.”

Café

No mercado de café, o arábica mantém ganhos expressivos no mês (+22,83%) e alta semanal moderada (+1,43%), enquanto o robusta passou por ajuste pontual no físico — com queda de 0,66% na última semana —, mas registra recuperação nos contratos futuros. 

A consultoria acrescenta que a estabilidade em Nova York sugere acomodação dos preços, mas a volatilidade pode retornar diante de fatores climáticos e de produtividade, exigindo atenção redobrada ao planejamento comercial do produtor. “O fluxo de exportações brasileiras permanece robusto, consolidando receita cambial relevante e reforçando a confiança do mercado externo”, destacou a Markestrat.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.