Agricultura
Mercado agrícola: fatores climáticos no radar da soja, milho e café
Indefinição climática levanta incertezas para a safra brasileira 2025/26; já nos EUA, doenças nas lavouras ameaçam produtividade
Redação Agro Estadão
15/09/2025 - 16:14

O cenário para as principais commodities agrícolas no Brasil mostra relativa estabilidade, aponta a Markestrat. Diante do cenário, a consultoria indica atenção dos produtores às condições climáticas e às flutuações do mercado internacional.
No mercado de soja, os preços futuros apresentam leve valorização mensal, enquanto o físico permanece praticamente estável, refletindo a transição entre safra encerrada e expectativa pelo início do plantio. A consultoria alerta que “a indefinição climática no Centro-Oeste, com possibilidade de atraso das chuvas, preocupa e pode postergar a semeadura, afetando cronogramas de produção.”
Segundo a Markestrat, o produtor deve estar atento à formação de custos da nova safra, considerando os riscos climáticos e as incertezas regulatórias.
Milho
Para o milho, a safra 2024/25 fechou com preços físicos em leve recuperação mensal, enquanto os contratos futuros recuaram diante da pressão externa. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o avanço de doenças na lavoura ameaça parte da produtividade esperada, cenário que pode sustentar prêmios internacionais (valores pagos a mais pela qualidade dos grãos).
A consultoria reforça que, “para o produtor brasileiro, o cenário demonstra a importância de monitorar a correlação entre biocombustíveis e exportações, buscando capturar oportunidades diante da volatilidade externa.”
Café
No mercado de café, o arábica mantém ganhos expressivos no mês (+22,83%) e alta semanal moderada (+1,43%), enquanto o robusta passou por ajuste pontual no físico — com queda de 0,66% na última semana —, mas registra recuperação nos contratos futuros.
A consultoria acrescenta que a estabilidade em Nova York sugere acomodação dos preços, mas a volatilidade pode retornar diante de fatores climáticos e de produtividade, exigindo atenção redobrada ao planejamento comercial do produtor. “O fluxo de exportações brasileiras permanece robusto, consolidando receita cambial relevante e reforçando a confiança do mercado externo”, destacou a Markestrat.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
Oiti: uma joia de sombra e sabor
2
Fruto do céu une sabor intenso e saúde, conhece?
3
Conheça o repolho que pode enfeitar buquês e casamentos
4
Você sabia que existe uma onça dos rios?
5
Você sabia que pindaíba é uma fruta? Veja a origem do ditado popular
6
Fenômeno raro no Rio: palmeiras gigantes que florescem e depois morrem
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Moratória da Soja: Aprosoja contesta prorrogação de suspensão de lei de MT
Associações afirmam que prorrogação do artigo que atinge empresas da Moratória da Soja reabriria decisão já tomada pelo STF
Agricultura
Resíduos de agrotóxicos fora do permitido em alimentos atingem menor nível desde 2017
Estudo da Anvisa com dados coletados em 2024 também demostrou tendência de redução do potencial de risco no consumo
Agricultura
Sementes de soja piratas podem causar perdas de R$ 8 bilhões ao País
Estimativa indica que 27% da área da safra 25/26 será cultivada com sementes não certificadas
Agricultura
Centro-Sul processa menos cana na 2ª quinzena de novembro em relação à safra anterior
Volume é 21,08% inferior ao registrado em igual período da temporada 2024/25; produção de açúcar e de etanol hidratado também recuou
Agricultura
Conab: plantio de soja 2025/26 atinge 94,1% da área; de algodão, 10,1%
No caso da soja, há atraso de 2,7 pontos percentuais na comparação com igual período da safra passada, segundo a companhia
Agricultura
Epamig lança cultivar de café mais resistente a doenças e à seca
Resultado de 40 anos de melhoramento, MGS Epamig Amarelão tem sido premiada pela qualidade da bebida
Agricultura
Produtor de soja em MT usa mais capital próprio diante do crédito mais caro
Segundo o Imea, recursos próprios no custeio da soja em MT sobem para 23,5%; movimento reflete reação aos juros altos, avalia a Markestrat.
Agricultura
Hedgepoint: safra de café 2026/27 deve chegar a 74,4 milhões de sacas
Hedgepoint estima colheita entre 71 e 74,4 mi de sacas, com recuperação do arábica e queda no conilon