Agricultura
Epamig lança cultivar de café mais resistente a doenças e à seca
Resultado de 40 anos de melhoramento, MGS Epamig Amarelão tem sido premiada pela qualidade da bebida
Redação Agro Estadão
16/12/2025 - 10:28

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) apresentou uma nova cultivar de café mais resistente a doenças e à seca. Batizada de MGS Epamig Amarelão, a variedade foi registrada no mês passado e é descrita pela instituição como produtiva, tolerante à seca e resistente à ferrugem.
Segundo a Epamig, além do desempenho agronômico, a planta tem chamado atenção no Vale do Jequitinhonha pela precocidade e pela qualidade da bebida, com presença em concursos de cafés especiais.
Um exemplo é a Fazenda Sequoia, de Angelândia (MG). Ali, o café produzido com a cultivar já foi premiado na Chapada de Minas e obteve alta pontuação em disputas nacionais e internacionais. “Os concursos são o nosso termômetro, uma chancela de qualidade. A cultivar surpreende pela qualidade da bebida, que une o frutado, o floral e a acidez. Já conquistamos quatro prêmios com o café Amarelão”, afirma Rodrigo Crimaudo Mendes, gerente da propriedade.
Quatro décadas de testes
A cultivar é originada do cruzamento entre Catuaí Amarelo IAC 30 e Híbrido de Timor UFV 445-46. Segundo a Epamig, o material é resultado de mais de quatro décadas do Programa de Melhoramento do Cafeeiro, em parceria com Embrapa Café e Universidade Federal de Viçosa (UFV). A seleção começou em campos da Epamig e da UFV e avançou para avaliações de produtividade, resistência à ferrugem, ao nematoide Meloidogyne exigua e de características dos grãos em unidades da empresa em São Sebastião do Paraíso, Machado e Patrocínio.
O pesquisador Vinícius Teixeira Andrade, da Epamig, atribui parte do avanço ao trabalho de produtores na escolha das plantas mais promissoras. “Cabe mencionar que eles fizeram um belo trabalho na seleção dessas plantas, o que é um exemplo de melhoramento participativo, no qual os cafeicultores atuam decisivamente na escolha das progênies que serão plantadas”, avalia.
Novas avaliações em outras regiões
A Epamig afirma que a adoção no Jequitinhonha já é ampla, mas que ainda faltam medições padronizadas em outras áreas do Estado e do País. “Apesar de termos a informação de que há mais de 5 milhões de plantas da cultivar no Vale do Jequitinhonha, não temos dados concretos em outras regiões”, disse o cientista.
Segundo ele, a empresa quer ampliar testes em diferentes condições de solo, altitude, espaçamento e sistemas produtivos. “Em ambientes onde já tivemos quatro colheitas a produtividade foi superior a 50 sacas. Agora, as avaliações do desempenho em campo serão expandidas para dar mais robustez e precisão às nossas recomendações”, finaliza.
Os produtores interessados em adquirir sementes e mudas de café, podem entrar em contato com a Assessoria de Negócios Agropecuários da Epamig pelo e-mail asagro@epamig.br.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
A planta que ajuda os rins e vai virar remédio no SUS
2
São Paulo tem primeiro caso confirmado de praga quarentenária
3
Quais são as cidades mais ricas do agronegócio?
4
Com café 'extraordinário', casal do interior de SP bate recorde histórico
5
A árvore linda que pode virar problema no jardim
6
A ave do sertão que pega, mata e come
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
SovEcon eleva previsão da safra de trigo da Rússia
Produção estimada para 2026/27 sobe 2,1 milhões de toneladas, apoiada na melhora nas condições do inverno
Agricultura
Colheita de soja no Brasil atinge 24,7%, mas ritmo está abaixo da média
Dados da Conab mostram atraso em relação ao ano passado e à média histórica de cinco anos no País
Agricultura
Valor Bruto da Produção agropecuária recua 3,6% em 2026, diz Mapa
Queda para R$ 1,371 trilhão é puxada por preços menores e menor avanço da produtividade nas lavouras
Agricultura
Nova uva verde sem sementes pode substituir a tradicional Itália
Com produtividade de até 30 toneladas por hectare, a cultivar traz bagas alongadas que lembram variedades sem sementes já conhecidas do consumidor
Agricultura
Calor e falta de chuva pressionam soja e milho na Argentina
Estimativa para a soja na região central da Argentina é reduzida em 600 mil toneladas, segundo a Bolsa de Comércio de Rosario
Agricultura
Programa de renegociação de dívida rural alcança R$ 7,5 bilhões
40% dos recursos foram direcionados a agricultores familiares e médios, segundo BNDES
Agricultura
A alface sumiu na sua região? Saiba os motivos
Excesso de chuva prejudicou o calendário de plantio e reduziu a oferta; preços da alface já subiram até 42% no Rio de Janeiro, aponta o Cepea
Agricultura
Doenças avançam em lavouras de café de MG e levanta dúvidas sobre produtividade
Aparecimento de ferrugem e phoma tem sido estimulado pelo quadro climático, com excesso de umidade e temperaturas oscilando