Agricultura
Hedgepoint: safra de café 2026/27 deve chegar a 74,4 milhões de sacas
Hedgepoint estima colheita entre 71 e 74,4 mi de sacas, com recuperação do arábica e queda no conilon
Broadcast Agro
15/12/2025 - 13:53

A Hedgepoint Global Markets divulgou, na sexta-feira, 12, sua primeira estimativa para a safra brasileira de café 2026/27, cuja colheita começa entre meados de abril e maio de 2026. A produção total deve alcançar entre 71 milhões e 74,4 milhões de sacas de 60 kg. Desse total, a colheita de arábica pode atingir entre 46,5 milhões e 49 milhões de sacas, acima dos 37,7 milhões de sacas projetados para 2025/26. A safra de conilon (robusta) está estimada entre 24,6 milhões e 25,4 milhões de sacas, em comparação com a previsão de 27 milhões na temporada anterior.
Conforme a Hedgepoint, porcentualmente a safra de arábica deve ser de 23,3% a 30% maior ante 2025/26, “impulsionada por novas áreas, bom manejo e ciclo bienal positiva em diversas lavouras, apoiada por clima favorável após meados de outubro, embora a produtividade ainda seja desigual entre regiões”. Já a produção de conilon pode apresentar recuo de 8,9% a 5,9% em comparação com 2025/26, “após ciclo excepcional, parcialmente compensado por expansão e renovação de áreas desde 2023”.
A empresa explicou que “as chuvas de outubro e novembro favoreceram a floração do arábica, enquanto o conilon manteve bom desenvolvimento nas principais regiões produtoras, ainda que o volume deva ficar abaixo do pico da safra 2025/26”.
“De agosto ao início de outubro, a seca atrasou a floração e causou perdas nas primeiras floradas em parte das áreas. A partir de meados de outubro, volumes mais robustos de chuva retornaram às regiões de arábica, permitindo uma segunda floração e restaurando expectativas para 2026/27”, continuou a Hedgepoint.
A analista de café da Hedgepoint, Laleska Moda, disse em comunicado que houve aumento de podas em áreas com plantas danificadas que não haviam sido podadas na última temporada em virtude dos preços elevados. “Ao mesmo tempo, segue o investimento em novas áreas, cujos resultados se tornarão mais visíveis nos próximos anos”, afirmou.
No conilon, a consistência das precipitações e bons níveis de reservatórios no Espírito Santo e na Bahia favorecem a floração e o enchimento dos grãos.
A Heddgepoint acrescentou que, com a recuperação no arábica e uma produção de conilon ainda elevada, a safra 2026/27 tende a contribuir para recomposição dos estoques globais. Entretanto, números mais certeiros virão após a fase de enchimento dos grãos (dezembro a março), mantendo o mercado sensível a qualquer adversidade climática e propenso à volatilidade. “O sentimento recente ficou mais baixista diante da perspectiva de maior produção brasileira e da remoção da maioria das tarifas dos EUA sobre o café brasileiro, ainda que a condição dos estoques e menor exportações brasileiras possam trazer suporte no curto prazo”, ponderou.
De acordo com a analista, revisões na estimativa serão publicadas entre março e abril, quando os rendimentos de processamento poderão ser avaliados com maior precisão. “A safra 2026/27 deve marcar um ponto de inflexão para o mercado. Apesar do recuo natural no conilon após um ciclo histórico, a expansão de áreas e a regularidade das chuvas sustentam um quadro positivo. Até ser concluída a fase do enchimento dos grãos, os preços seguirão sensíveis ao clima no Brasil e aos níveis dos estoques nos destinos, o que pode causar janelas de volatilidade e oportunidades”, concluiu Moda.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
Oiti: uma joia de sombra e sabor
2
Maior fazenda de café arábica do mundo tem área maior que 5 mil Maracanãs; veja onde fica
3
Fruto do céu une sabor intenso e saúde, conhece?
4
Conheça o repolho que pode enfeitar buquês e casamentos
5
Você sabia que existe uma onça dos rios?
6
Você sabia que pindaíba é uma fruta? Veja a origem do ditado popular
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Produtor de soja em MT usa mais capital próprio diante do crédito mais caro
Segundo o Imea, recursos próprios no custeio da soja em MT sobem para 23,5%; movimento reflete reação aos juros altos, avalia a Markestrat.
Agricultura
Plantio de soja 2025/26 chega a 97% com melhora nas chuvas
Precipitações também ajudam lavouras do milho verão no Sul, diz AgRural
Agricultura
Cana: produtividade no Centro-Sul aumenta 0,7% em novembro
Boletim do CTC mostra leve avanço mensal e melhora no ATR, mas desempenho acumulado segue negativo
Agricultura
Colheita de trigo é finalizada no Rio Grande do Sul
Maior Estado produtor do cereal no Brasil projeta safra de 3,4 milhões de toneladas
Agricultura
Sementes que desafiam o que você sabe sobre grãos
Parecem cereais, mas têm origem diferente e são uma mina de ouro nutricional para quem produz e consome
Agricultura
RS amplia em 62% área de arroz cultivado com práticas sustentáveis
Além da área certificada, Irga também registrou aumento no número de propriedades com Selo Ambiental
Agricultura
Como plantar essa hortaliça que odeia o frio e produz em 60 dias
Para uma colheita abundante de maxixe, o segredo está na seleção de sementes, no plantio entre setembro e março e em um solo bem drenado
Agricultura
Conab reduz estimativa da safra de grãos 25/26 em 441 mil toneladas
Produtividade média da safra de grãos deve cair 2,3%, alcançando 4.210 quilos por hectare