PUBLICIDADE

Agricultura

Em ano de bienalidade positiva, Conab estima safra de café em 66,18 milhões de sacas em 2026

Mesmo com safra maior e produtividade 12,4% superior, preços tendem a seguir firmes diante do baixo estoque remanescente, diz relatório

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

05/02/2026 - 10:20

Área total cultiva com café será de 2,3 milhões de hectares em 2026. Foto: Adobe Stock
Área total cultiva com café será de 2,3 milhões de hectares em 2026. Foto: Adobe Stock

O Brasil deve colher neste ano 66,18 milhões de sacas de café. As projeções para o café foram apresentadas nesta quinta-feira, 05, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no primeiro 1º Levantamento da Safra de Café em 2026. Em relação à safra passada, a colheita deve ser 17,1% superior, e se comparada a safra 2024, também de bienalidade positiva, o resultado deve ser 22,1% maior. 

“O crescimento previsto tem como base, além do ciclo de bienalidade positiva, a entrada de novas áreas em produção, ao crescente uso de tecnologias e insumos e à combinação das condições climáticas mais favoráveis”, indicou a Conab no boletim. 

CONTEÚDO PATROCINADO

O levantamento também aponta uma área total de 2,3 milhões de hectares com lavouras de café (+3,4% do que na safra anterior). Dessa quantidade, 1,9 milhões são hectares em produção (+4,1% frente ao ciclo passado). O restante são áreas em formação. 

A produtividade esperada por hectare também deve dar um salto em relação à temporada passada. O incremento deve ser de 12,4%, passando de 30,4 sacas por hectare para 34,2 sacas por hectare. 

Desempenho dos tipos de café

Para o café arábica, a estimativa da Conab é de que a produção seja na casa de 44,1 milhões de sacas, o que representa 23,3% a mais do que em 2025. Minas Gerais concentra mais da metade desse resultado, com projeção de chegar a 31,8 milhões de sacas (+26,4%). São Paulo deve observar também um crescimento, de 16% , alcançando 5,5 milhões de sacas. Espírito Santo é o Estado com maior taxa prevista de crescimento, com 26,5% de acréscimo nesta safra, indo a 4,1 milhões de sacas. 

PUBLICIDADE

De acordo com a Conab, a bienalidade positiva é um dos fatores comuns para o bom desempenho previsto para o café arábica nesses Estados. No caso de Minas Gerais, também há uma “melhor distribuição das chuvas principalmente nos meses precedentes à floração”. Já São Paulo está recuperando áreas afetadas no ciclo passado. 

Para o café conilon, a perspectiva é de 22,1 milhões de sacas (+6,4%). O Espírito Santo, maior produtor da espécie, deve chegar a 14,8 milhões de sacas (+5%). A Bahia pode alcançar 3,4 milhões de sacas (+4,2%). O maior crescimento deve ser registrado em Rondônia, com um desempenho 18,3% maior do que na safra passada, indo a 2,7 milhões de sacas. 

As lavouras capixabas do norte do Estado têm verificado boas precipitações, o que ajuda a explicar o resultado esperado, segundo a estatal. Em Rondônia, a produção é somente de conilon e o crescimento é puxado por uma “expressiva renovação do material genético por plantas clonais mais produtivas, aliada às condições climáticas favoráveis desde o início do ciclo”. Já no caso da Bahia, a regularidade no clima, maior investimento em insumos e aumento de áreas produtoras são indicados como motivos para o crescimento da colheita prevista no Estado. 

Mesmo com safra maior, preços devem continuar altos

O boletim da Conab também traz uma análise do mercado de café a partir do último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre o assunto. “Apesar do aumento na produção, não são esperadas reduções expressivas nas cotações em razão do baixo patamar do estoque remanescente do ciclo anterior”, aponta a Companhia. 

Os estoques mundiais no início da safra 2025/2026 registram o mais baixo nível dos últimos 25 anos, estimados em 21,3 milhões de sacas (-7,8% do que no ciclo passado). Além disso, a demanda continua aquecida. O USDA estima que o consumo para a temporada 2025/2026 deve ser de 173,9 milhões de sacas.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Feira do Cerrado 2026 destaca inovação e gestão na cafeicultura

Agricultura

Feira do Cerrado 2026 destaca inovação e gestão na cafeicultura

Evento da Cooxupé reúne mais de 70 expositores e oferece condições especiais de negócios em Monte Carmelo (MG)

Exportações globais de café crescem 10,45% em dezembro

Agricultura

Exportações globais de café crescem 10,45% em dezembro

Volume total chegou a 11,94 milhões de sacas de 60 kg, aponta OIC, impulsionado pelo aumento dos embarques de robusta

Entregas de fertilizantes ao mercado em novembro aumentam 2,6%

Agricultura

Entregas de fertilizantes ao mercado em novembro aumentam 2,6%

Segundo a Anda, volume entregue de janeiro a novembro totalizou 45,27 milhões de toneladas, 7,8% mais que o mesmo período de 2024

A planta que ajuda os rins e vai virar remédio no SUS

Agricultura

A planta que ajuda os rins e vai virar remédio no SUS

A planta quebra-pedra ganhou destaque com anúncio de fitoterápico feito pela Fiocruz, que promete acesso gratuito no SUS

PUBLICIDADE

Agricultura

Colheita da soja chega a 10% no Brasil, mas clima acende alerta no RS

Chuvas irregulares leva risco também a áreas tardias do PR, SC e do sul de MS; mesmo assim, projeções mantêm safra recorde no País

Agricultura

Fruta tropical de aroma irresistível que existe em três cores diferentes

Pouco conhecido, o jambo conquista pelo perfume: cada cor tem doçura, textura e melhor uso, do consumo fresco às geleias

Agricultura

Cigarrinha-do-milho causou prejuízo de US$ 25,8 bilhões entre 2020 e 2024

Estudo indica ainda alta de 19% no custo por aplicação de inseticidas para o controle do inseto neste período

Agricultura

Plantio de soja na Argentina atinge 99,5% e de milho alcança 97,2%

Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, semeadura da soja avançou 3,3 pontos percentuais e a de milho 4.1 em relação à semana anterior

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.