Agricultura
Consórcio de adubos verdes amplia oferta de flores para abelhas
Estudo da Embrapa mostrou que girassol, nabo-forrageiro e níger ampliam recursos para abelhas
Redação Agro Estadão
26/09/2025 - 10:25

O plantio em conjunto de três adubos verdes — girassol, nabo-forrageiro e níger — assegurou um período contínuo de 123 dias de florescimento em Jaguariúna (SP). A constatação veio por meio de um estudo da Embrapa. A prática também garantiu oferta permanente de néctar e pólen para diferentes espécies de abelhas, além de reforçar a importância da diversidade de cultivos para a agricultura familiar que depende da polinização.
Chamados de adubos verdes, esses cultivos não têm como objetivo direto a colheita, mas sim a melhoria do solo e do sistema produtivo. Ao crescerem e depois serem incorporados à terra, ajudam a reciclar nutrientes, aumentar a matéria orgânica, controlar plantas espontâneas e favorecer a infiltração de água.
O uso desses adubos é prática comum em sistemas agroecológicos e, no estudo da Embrapa, mostrou-se também estratégico para ampliar a oferta de flores às abelhas em épocas de escassez.
Segundo André Barbosa, bolsista da Embrapa Meio Ambiente e responsável pela pesquisa, cada espécie manteve o mesmo ciclo de floração em plantios isolados ou quando cultivadas juntas. A combinação, no entanto, permitiu sucessão estável de recursos. “Estudos anteriores com outras espécies já haviam registrado resultado semelhante, reforçando que o cultivo em conjunto é uma prática eficiente para ampliar a disponibilidade de flores em sistemas agroecológicos”, afirmou.
O levantamento mostrou diferenças na atratividade dos polinizadores. O nabo-forrageiro apresentou a maior oferta de flores por área, atraindo principalmente abelhas-sem-ferrão como jataí, mirim e iraí. O níger, planta de origem etíope usada como adubo verde e reconhecida como importante fornecedora de néctar e pólen, destacou-se pela intensa visitação da mandaguari, espécie abundante na região.
“Essa interação, registrada pela primeira vez em estudo sistemático no Brasil, reforça a importância do níger para a meliponicultura”, disse Barbosa. Já o girassol foi o cultivo mais procurado pela abelha africanizada (Apis mellifera), espécie exótica com colônias silvestres comuns.
Joel Queiroga, pesquisador da Embrapa e orientador do trabalho, ressaltou que os benefícios vão além da oferta floral. “O girassol, por exemplo, cicla nutrientes das camadas profundas do solo e estimula fungos benéficos. O nabo-forrageiro contribui para a ciclagem de nitrogênio e potássio e apresenta rápida decomposição. O níger, mesmo sendo de inverno, adaptou-se bem ao cultivo de verão, florescendo justamente em abril e maio — período de escassez natural de flores na região”, explicou.
De acordo com os pesquisadores, a estratégia representa um caminho promissor para agricultores familiares e meliponicultores. O plantio em conjunto de adubos verdes amplia os recursos para abelhas, melhora a qualidade do solo, reduz plantas espontâneas, aumenta a infiltração de água e fortalece a biodiversidade.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
5 frutas do Cerrado que você precisa conhecer
2
Maior fazenda de café arábica do mundo tem área maior que 5 mil Maracanãs; veja onde fica
3
Quantas cores de pitanga existem no Brasil?
4
Produtores de MT desaceleram investimentos: "momento é de cautela"
5
Conheça novo mapa agrícola do Brasil e saiba onde avança a produção de cana, laranja e grãos
6
A planta de cobertura que fortalece o solo e encanta as abelhas
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Anvisa libera pesquisas da Embrapa com cannabis
Projeto busca reduzir dependência de importados e apoiar políticas para o uso medicinal da planta
Agricultura
Plantio de soja 2025/26 atinge 92% da área no Paraná
Chuvas atrasam semeadura em algumas regiões e obrigam replantio, mas lavouras mantêm bom desenvolvimento
Agricultura
RS: plantio de arroz atinge 86,31% da área prevista para a safra 2025/26
Índices são liderados pela Zona Sul gaúcha, com praticamente toda sua área já semeada
Agricultura
Palmito pupunha do Vale do Ribeira obtém selo de Indicação Geográfica
Reconhecimento do INPI valoriza produção familiar, impulsiona geração de renda e reforça identidade da região, que abrange 17 municípios
Agricultura
Maior fazenda de café arábica do mundo tem área maior que 5 mil Maracanãs; veja onde fica
Com investimentos de R$ 1,05 bilhão, propriedade de 5,5 mil hectares poderá alcançar uma produção de 2,6 milhões de sacas de café
Agricultura
Plantio de soja atinge 71% da área no Brasil
Chuvas seguem irregulares no Centro-Oeste e Matopiba; milho avança em São Paulo e Minas Gerais
Agricultura
Safra de trigo avança no RS, mas baixa rentabilidade preocupa
Com preços desanimadores e custos altos, FecoAgro/RS alerta para possível redução de área cultivada com o cereal em 2026
Agricultura
Aprenda a fazer uma horta circular
A horta circular é uma solução que combina sustentabilidade, eficiência e produtividade para ter alimentos frescos em casa