Agricultura
Bicheira da semente preocupa produtores de soja; veja dicas de manejo
Tratamento de sementes, escolha de épocas adequadas de plantio e monitoramento do número de plantas são as principais recomendações
Sabrina Nascimento | São Paulo | sabrina.nascimento@estadao.com
30/10/2025 - 11:43

Os produtores de soja do Rio Grande do Sul estão em alerta para a ocorrência da bicheira da semente. A praga é uma mosca que, quando ainda está na fase de larva, ataca a parte inicial da semente da soja. Esse ataque faz com que as mudinhas da planta morram ou nem cheguem a nascer direito, causando falhas na plantação.
O pesquisador da Embrapa Soja, Adeney de Freitas Bueno, explica que a bicheira da semente é considerada uma praga secundária, ou seja, normalmente não causa grandes problemas. No entanto, em situações climáticas específicas, como temperaturas mais baixas, alta umidade do solo e presença de matéria orgânica, ela pode se tornar mais frequente e preocupante, especialmente nas lavouras em fase de germinação. Em seu boletim mais recente, a Emater do Rio Grande do Sul indicou uma semeadura em 2% da área projetada no Estado, com 100% das plantas em fase de germinação.
Diante do cenário, em vídeo enviado ao Agro Estadão, o pesquisador da Embrapa faz algumas orientações aos produtores gaúchos que estão se preparando para avançar com o plantio de soja no estado:
Tratamento de sementes
O especialista recomenda realizar um bom tratamento de sementes, garantindo a proteção inicial das plantas e favorecendo um crescimento mais rápido após a germinação. Além disso, Adeney destaca ser fundamental preparar bem o solo, fazer uma semeadura adequada e utilizar sementes certificadas e de boa qualidade. “Tudo o que for feito para que a planta tenha um arranque inicial mais vigoroso ajuda no escape ao ataque da praga”, explica Bueno.
Evitar plantio com temperaturas baixas
Como já destacado, o clima influencia diretamente no surgimento da praga. Por isso, outra orientação é evitar o plantio em períodos de temperaturas muito baixas. “Se o produtor puder aguardar condições climáticas mais normais para a época, com temperaturas um pouco mais altas, isso também ajuda a reduzir a ocorrência da praga”, destaca. Ele ressalta ainda que, com o retorno das condições climáticas normais, a praga tende a desaparecer naturalmente.
Monitoramento das plantas e manejo
Caso o produtor verifique o surgimento da bicheira da semente, o pesquisador recomenda que seja feita a verificação da quantidade de plantas que nasceram na lavoura após a emergência. Como o número ideal de plantas varia de acordo com a cultivar, é importante avaliar se há necessidade de replantio. “Mesmo para alguns ataques que podem causar danos, desde que não mate a planta, pode haver uma boa recuperação, sem necessidade de replantio”, sinaliza.
Por fim, Bueno reforça que não há agroquímicos recomendados para controlar a bicheira da semente. “A nossa orientação é para que os produtores não se desesperem e busquem um engenheiro agrônomo para saber se o seu estande está sendo comprometido ou não”, esclarece.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
A planta que ajuda os rins e vai virar remédio no SUS
2
São Paulo tem primeiro caso confirmado de praga quarentenária
3
Quais são as cidades mais ricas do agronegócio?
4
Com café 'extraordinário', casal do interior de SP bate recorde histórico
5
A árvore linda que pode virar problema no jardim
6
A ave do sertão que pega, mata e come
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Governo abre canal para detectar novas pragas com mais rapidez
Produtores, técnicos e empresas poderão enviar informações para agilizar a identificação de pragas quarentenárias e emergentes no Brasil
Agricultura
Produção global de grãos deve atingir 2,4 bilhões de toneladas em 2025/2026
O volume é 6% superior ao estimado pelo Conselho Internacional de Grãos para a temporada passada
Agricultura
Agricultores dos EUA ampliam área de soja e reduzem milho na safra 2026/27
USDA projeta 90,65 milhões de hectares plantados, abaixo da área total registrada no ciclo anterior
Agricultura
Centro-Sul processa 609 mil t de cana na 2ª quinzena de janeiro
Produção de açúcar na 2ª quinzena de janeiro somou apenas 5 mil toneladas, redução de 36,31% frente à safra 2024/25
Agricultura
SovEcon eleva previsão da safra de trigo da Rússia
Produção estimada para 2026/27 sobe 2,1 milhões de toneladas, apoiada na melhora nas condições do inverno
Agricultura
Colheita de soja no Brasil atinge 24,7%, mas ritmo está abaixo da média
Dados da Conab mostram atraso em relação ao ano passado e à média histórica de cinco anos no País
Agricultura
Valor Bruto da Produção agropecuária recua 3,6% em 2026, diz Mapa
Queda para R$ 1,371 trilhão é puxada por preços menores e menor avanço da produtividade nas lavouras
Agricultura
Nova uva verde sem sementes pode substituir a tradicional Itália
Com produtividade de até 30 toneladas por hectare, a cultivar traz bagas alongadas que lembram variedades sem sementes já conhecidas do consumidor