Agricultura
Agricultura biossalina é aposta para comunidades do Semiárido
Projeto “Sal da Terra” promete ampliar acesso à água e garantir renda a agricultores do Nordeste

Redação Agro Estadão
16/09/2025 - 12:33

Um novo projeto promete transformar a salinidade, antes vista como problema, em oportunidade para agricultores do Semiárido nordestino. Batizada de “Sal da Terra”, a iniciativa vai investir R$ 20 milhões em pesquisas e ações de campo para aproveitar águas salobras e rejeitos da dessalinização na produção de alimentos, forragem, tilápias e microalgas.
A proposta de agricultura biossalina foi desenvolvida pela Embrapa e pelo Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A meta é meta ampliar o acesso à água e fortalecer a produção agropecuária em comunidades que já contam com dessalinizadores do Programa Água Doce, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Segundo o pesquisador Diogo Porto, que participou da articulação do projeto, a agricultura biossalina, caracterizada pelo uso produtivo de águas salobras, já vem sendo estudada pela Embrapa há anos. Os trabalhos incluem pesquisas com plantas tolerantes ao sal e o uso de forrageiras resistentes. “A proposta do projeto é fortalecer a agricultura biossalina como tecnologia social, integrada ao processo de dessalinização, para ampliar o acesso à água, a produção de alimentos e a geração de renda”, disse.
O Sal da Terra terá duas frentes. Uma de pesquisa, com ensaios em plantas resistentes ao sal, uso do concentrado salino na nutrição animal e monitoramento da qualidade de água e solo. Outra de transferência de tecnologia, que inclui capacitação de agricultores e implantação de áreas demonstrativas.
Com duração de três anos, o projeto será coordenado pela Embrapa Semiárido em parceria com outros centros da estatal e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Os recursos vêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (FNDCT), operado pela Finep e gerido pela Funarbe.
*Com informações da Embrapa.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
Mercado agrícola: fatores climáticos no radar da soja, milho e café
2
Plantio de soja avança no PR, mas é lento em MT por falta de chuva

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Agricultura
Vinhedos do interior paulista se recuperam de surto da podridão da uva
Propriedades que seguiram as recomendações tiveram 95% de recuperação; estudos vão embasar protocolo contra a doença

Agricultura
Cana: produtividade cai 1,6% em agosto no Centro-Sul
Déficit de chuva afeta desenvolvimento das plantações e qualidade do ATR

Agricultura
Mercado agrícola: fatores climáticos no radar da soja, milho e café
Indefinição climática levanta incertezas para a safra brasileira 2025/26; já nos EUA, doenças nas lavouras ameaçam produtividade

Agricultura
Plantio de soja avança no PR, mas é lento em MT por falta de chuva
Já o plantio do milho primeira safra alcançou, na última quinta-feira, 17% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil