Tudo sobre AgroSP
SP: produtores têm até 15 de julho para enviar relatório de cancro/greening
Relatório semestral é obrigatório para todos os citricultores, independente da idade das plantas

Redação Agro Estadão
16/06/2025 - 09:34

Os citricultores devem entregar até 15 de julho o relatório de cancro e greening (HBL) à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA).
De acordo com a secretaria, a declaração deve ser enviada através do sistema informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). É necessário incluir o resultado das vistorias trimestrais para cancro cítrico e greening realizadas entre 1.º de janeiro e 30 de junho de 2025 em todas as plantas cítricas da propriedade.
“A entrega dos relatórios com dados reais permite que a equipe técnica da Defesa Agropecuária tenha informações precisas sobre a dispersão e incidência de pragas, possibilitando um melhor direcionamento das ações de defesa fitossanitária e de políticas públicas”, diz o texto da SAA.
A Portaria MAPA n.º 317, de 21 de maio de 2021, instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle ao HLB (PNCHLB), e desde então a eliminação de plantas sintomáticas passou a ser obrigatória apenas para pomares com idade igual ou inferior a oito anos. O monitoramento e controle do psilídeo, no entanto, é obrigatório em todos os pomares, independente da idade.
No estado de São Paulo, a entrega do relatório é obrigatória para todos os produtores independente da idade das plantas. O atraso ou a não entrega sujeita o produtor às sanções previstas no Decreto Estadual n.º 45.211, de 19 de setembro de 2000.
Cancro cítrico: doença é causada pela bactéria xanthomonas citri pv. citri, que ataca todas as variedades e espécies de citros. Provoca lesões em folhas, frutos e ramos e, quando em alta incidência, provoca desfolha e queda de frutos.
Greening (HBL): é causado pela bactéria candidatus liberibacter spp., e disseminado pelo psilídeo diaphorina citri. A doença acomete todas as plantas cítricas, e não tem cura: uma vez contaminada, não é possível eliminar a bactéria da planta, que fica agindo como fonte de inóculo para contaminação de outras plantas. O greening é hoje a doença que mais ameaça a citricultura no mundo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Tudo sobre AgroSP
1
CONTEÚDO PATROCINADO
Bioinsumos combinam sustentabilidade com economia

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

CONTEÚDO PATROCINADO
Bioinsumos combinam sustentabilidade com economia
Desenvolvimento e aplicação de produtos de origem biológica no agronegócio devem se expandir com o novo marco legal

Tudo sobre AgroSP
Queimadas de 2024 entram na mira de investigação após pressão de PCC em usinas
Incêndios simultâneos destruíram milhares de canaviais no ano passado e deixaram prejuízo em torno de R$ 1 bilhão ao agronegócio paulista

Tudo sobre AgroSP
Encontro valoriza a força empreendedora das mulheres do campo
Inovação, oportunidades de negócios e exposição de produtos da agricultura familiar marcaram o encontro da Faesp em Ribeirão Preto

Tudo sobre AgroSP
SP: 3 mil mulheres são esperadas em evento sobre liderança no agro
3º Encontro Estadual de Mulheres do Agro será realizado em Ribeirão Preto (SP), com promoção da Faesp e do Sebrae
CONTEÚDO PATROCINADO
Assistência técnica gratuita impulsiona produtividade no campo
A estratégia de crescimento da propriedade é definida com a ajuda de um técnico, que acompanha de perto a evolução do plano ao longo de dois anos
CONTEÚDO PATROCINADO
Mapeamento inédito levanta informações sobre o agro paulista
Projeto Integrar prevê pesquisas nas 420 mil propriedades rurais do Estado
Tudo sobre AgroSP
SP e Banco Mundial anunciam R$ 1,1 bilhão para o agro sustentável
Com duração de seis anos, programa visa aumentar renda de produtores familiares e melhorar infraestrutura de cooperativas e agroindústrias
Tudo sobre AgroSP
Barretos 70 anos: veja 10 curiosidades sobre a maior festa de peão da América Latina
Com mais de 130 shows musicais e 150 apresentações culturais, a festa ocorre entre 21 e 31 de agosto