PUBLICIDADE

Sustentabilidade

SuperAção Pantanal: produtores de MS receberão ajuda após incêndios

Força-tarefa no Pantanal visa auxiliar a recuperação de 500 propriedades rurais atingidas pelo fogo

Nome Colunistas

Rafael Bruno | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com

17/09/2024 - 08:30

Foto: Famasul/Divulgação
Foto: Famasul/Divulgação

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul lançou nesta segunda-feira, 16, a “SuperAção Pantanal”, um programa de apoio e recuperação aos produtores rurais que tiveram propriedades afetadas pelos incêndios no bioma. O objetivo é minimizar os impactos produtivos e oferecer alternativas que reduzam os prejuízos enfrentados pelos pantaneiros.

“Nossa intenção é orientar os produtores em relação a ações e atividades em suas propriedades rurais, a curto, médio e longo prazo, para minimizar o impacto dos incêndios e da produção. Isso reflete na nossa economia pela importância que o Pantanal tem para o desenvolvimento econômico do estado”, afirmou em nota o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni.

CONTEÚDO PATROCINADO

Conforme a Federação, somente até o início de agosto, mais de 500 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul, localizadas no Pantanal, haviam sido atingidas. A partir de agora, por um período de 60 dias, cerca de 20 técnicos de campo irão visitar essas propriedades atingidas pelo fogo, propondo soluções de recuperação. 

O programa de apoio conta com a parceria do Senar/MS, que fornecerá recomendações práticas de curto prazo aos produtores, enquanto o  mapeamento e o diagnóstico das propriedades ficam a cargo da Famasul. “Nós vamos levar todas as ações que o Senar/MS oferece sobre combate a incêndios, brigadas, e o programa Viva Pantanal. Além de oferecer assistência técnica presencial”, afirmou Bertoni.

O nome da ação teve como exemplo a força-tarefa realizada no Rio Grande do Sul, quando o Senar/MS enviou técnicos para o estado gaúcho na intenção de auxiliar os produtores rurais atingidos pelas enchentes, durante a “SuperAção Rio Grande do Sul” realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

PUBLICIDADE

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 11.755 focos de queimadas foram registrados em Mato Grosso do Sul de janeiro a esta segunda-feira, 16.

Outras ações no Pantanal 

Além do programa recém-lançado, a Famasul tem atuado em demais frentes para auxiliar os atingidos pelo fogo. Na semana passada, o Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel) e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a pedido da Federação, aprovaram uma linha de crédito com condições diferenciadas para produtores rurais do Pantanal, que tiveram suas propriedades impactadas por incêndios florestais. A medida visa proporcionar acesso ao crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste para a recuperação econômica e ambiental das áreas.

Outra preocupação da entidade é com a dificuldade de pantaneiros para acesso aos centros educacionais. A equipe técnica do Sistema Famasul esteve no Pantanal conversando com moradores e avaliando a necessidade de criar um polo educacional.

“Após o relatório, ficou evidente que uma unidade de educação precisa ser construída no Pantanal, para garantir que a qualificação profissional chegue aos moradores que, muitas vezes, são impedidos de estudar por causa da distância. Há regiões em que é preciso viajar muitas horas até a cidade mais próxima e nós precisamos ter um olhar atento para isso. O Senar/MS tem cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social que muito podem contribuir para essas pessoas e para o próprio bioma, como é o caso do curso de brigadista e de prevenção e combate ao fogo. Agora, o próximo passo é buscar um local adequado para essa construção”, concluiu o presidente da Famasul.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Abrafrutas lança selo para certificar produtores e empresas por boas práticas 

Sustentabilidade

Abrafrutas lança selo para certificar produtores e empresas por boas práticas 

Entidade também elegeu nova diretoria que estará à frente da associação entre 2026 e 2029

Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE

Sustentabilidade

Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE

No Estadão Summit Agro 2025, especialistas apontaram movimento semelhante de outros países, como a China

“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues

Sustentabilidade

“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues

Ex-ministro da agricultura destacou o legado do agro pós-COP 30 durante palestra magna no Estadão Summit Agro 2025

MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva

Sustentabilidade

MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva

Normas automatizam o CAR nos projetos de reforma agrária e padronizam a compensação ambiental

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais

Suprema Corte também pede projeções para implantação do CAR e do PRA; Estado diz que cumpre metas e que moderniza carreira científica

Sustentabilidade

Após recuo do governo na COP 30, Plano Clima deve ser revisado

Grupo de trabalho terá participação do agro e discutirá ajustes em desmatamento, emissões e créditos de carbono

Sustentabilidade

Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento

Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste

Sustentabilidade

Conselho Europeu abre caminho para adiar lei antidesmatamento por um ano 

Proposta será negociada com o Parlamento Europeu e busca simplificar a lei antidesmatamento e adiar sua aplicação para que todos se preparem

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.