apresenta
PUBLICIDADE

Sustentabilidade

SuperAção Pantanal: produtores de MS receberão ajuda após incêndios

Força-tarefa no Pantanal visa auxiliar a recuperação de 500 propriedades rurais atingidas pelo fogo

3 minutos de leitura 17/09/2024 - 08:30

Nome Colunistas

Rafael Bruno | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com

Foto: Famasul/Divulgação
Foto: Famasul/Divulgação

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul lançou nesta segunda-feira, 16, a “SuperAção Pantanal”, um programa de apoio e recuperação aos produtores rurais que tiveram propriedades afetadas pelos incêndios no bioma. O objetivo é minimizar os impactos produtivos e oferecer alternativas que reduzam os prejuízos enfrentados pelos pantaneiros.

“Nossa intenção é orientar os produtores em relação a ações e atividades em suas propriedades rurais, a curto, médio e longo prazo, para minimizar o impacto dos incêndios e da produção. Isso reflete na nossa economia pela importância que o Pantanal tem para o desenvolvimento econômico do estado”, afirmou em nota o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni.

Conforme a Federação, somente até o início de agosto, mais de 500 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul, localizadas no Pantanal, haviam sido atingidas. A partir de agora, por um período de 60 dias, cerca de 20 técnicos de campo irão visitar essas propriedades atingidas pelo fogo, propondo soluções de recuperação. 

O programa de apoio conta com a parceria do Senar/MS, que fornecerá recomendações práticas de curto prazo aos produtores, enquanto o  mapeamento e o diagnóstico das propriedades ficam a cargo da Famasul. “Nós vamos levar todas as ações que o Senar/MS oferece sobre combate a incêndios, brigadas, e o programa Viva Pantanal. Além de oferecer assistência técnica presencial”, afirmou Bertoni.

O nome da ação teve como exemplo a força-tarefa realizada no Rio Grande do Sul, quando o Senar/MS enviou técnicos para o estado gaúcho na intenção de auxiliar os produtores rurais atingidos pelas enchentes, durante a “SuperAção Rio Grande do Sul” realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

PUBLICIDADE

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 11.755 focos de queimadas foram registrados em Mato Grosso do Sul de janeiro a esta segunda-feira, 16.

Outras ações no Pantanal 

Além do programa recém-lançado, a Famasul tem atuado em demais frentes para auxiliar os atingidos pelo fogo. Na semana passada, o Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel) e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a pedido da Federação, aprovaram uma linha de crédito com condições diferenciadas para produtores rurais do Pantanal, que tiveram suas propriedades impactadas por incêndios florestais. A medida visa proporcionar acesso ao crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste para a recuperação econômica e ambiental das áreas.

Outra preocupação da entidade é com a dificuldade de pantaneiros para acesso aos centros educacionais. A equipe técnica do Sistema Famasul esteve no Pantanal conversando com moradores e avaliando a necessidade de criar um polo educacional.

“Após o relatório, ficou evidente que uma unidade de educação precisa ser construída no Pantanal, para garantir que a qualificação profissional chegue aos moradores que, muitas vezes, são impedidos de estudar por causa da distância. Há regiões em que é preciso viajar muitas horas até a cidade mais próxima e nós precisamos ter um olhar atento para isso. O Senar/MS tem cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social que muito podem contribuir para essas pessoas e para o próprio bioma, como é o caso do curso de brigadista e de prevenção e combate ao fogo. Agora, o próximo passo é buscar um local adequado para essa construção”, concluiu o presidente da Famasul.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Sustentabilidade

Banco do Brasil lança novo programa de sustentabilidade na pecuária

Banco do Brasil lança novo programa de sustentabilidade na pecuária

Programa terá iniciativas de diagnóstico e auxílio na contratação de operações de crédito de carbono, além de bonificação adicional por animal rastreado

Sustentabilidade

Embrapa Cerrados recebe visita da rainha da Dinamarca 

Embrapa Cerrados recebe visita da rainha da Dinamarca 

Entidade de pesquisa pretende ser protagonista nas discussões na COP 30

Sustentabilidade

Empresas se unem à iniciativa inédita de bem-estar animal

Empresas se unem à iniciativa inédita de bem-estar animal

Coalizão reúne diferentes elos da cadeia de fornecimento de proteína animal para impulsionar boas práticas

Sustentabilidade

CCarbon: conheça o centro de agricultura tropical de baixo carbono em Piracicaba

CCarbon: conheça o centro de agricultura tropical de baixo carbono em Piracicaba

Além de investimentos públicos, CCarbon também mira aportes privados em projetos com repercussão nacional e internacional

PUBLICIDADE

CNA considera positiva sinalização pela UE de adiamento da Lei Antidesmatamento

A proposta da Comissão Europeia é pela implementação gradual da lei antidesmate, com a prorrogação da adoção de 30 de dezembro deste ano para 30 de dezembro de 2025 para grandes empresas e em 30 de junho de 2026

Parlamento Europeu irá votar adiamento da lei antidesmatamento 

Mapa vê com “entusiasmo” medida e também pleiteia adaptações à regra europeia

Pesquisa aponta redução nas emissões de gases do efeito estufa em 18% no algodão com uso de fertilizante 

Emissões na agricultura vêm principalmente da adubação

Produtores economizam US$ 1,8 bilhão por ano com uso de biofertilizantes, aponta estudo

Pesquisa também indica que novos bioinsumos podem não garantir independência brasileira sobre fertilizantes

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.