Sustentabilidade
Qual será a influência da lua na agricultura?
Pesquisas científicas investigam a relação da lua com as plantas, enquanto a tradição orienta o plantio de olho na fase lunar

Redação Agro Estadão*
24/04/2025 - 08:00

Você já se perguntou por que muitos agricultores olham para o céu antes de decidir quando plantar ou colher? A resposta pode estar mais próxima do que você imagina: na lua. A influência desse astro na agricultura é um tema que intriga produtores rurais há milênios.
Pesquisas em diversas universidades pelo mundo têm investigado se as fases da lua exercem influência na agricultura, motivadas pelas práticas tradicionais que consideram o calendário lunar no manejo agrícola.
A relação entre a lua e a agricultura
Desde as antigas civilizações até os dias atuais, o calendário lunar tem sido uma ferramenta valiosa para os agricultores. Os egípcios, por exemplo, utilizavam o ciclo lunar para determinar os períodos de cheia do Rio Nilo, essenciais para a fertilização de suas terras.
Na América pré-colombiana, os maias e astecas desenvolveram sofisticados calendários agrícolas baseados nos movimentos desse satélite.
Essa tradição não ficou restrita ao passado. Muitos agricultores contemporâneos, especialmente aqueles que praticam agricultura biodinâmica, continuam observando as fases da lua para orientar suas atividades no campo.
Há, inclusive, produtores de vinhos no Brasil que utilizam a agricultura biodinâmica e seguem o calendário lunar, muitos deles ficam na Serra Gaúcha. Essas vinícolas são reconhecidas por certificações biodinâmicas.
Muitos agricultores acreditam que a força gravitacional da lua, a mesma que influencia as marés dos oceanos, também afeta a circulação da seiva nas plantas e a umidade do solo.
Uma prática comum influenciada pelas fases lunares é a escolha do momento ideal para o plantio. Muitos agricultores tradicionais preferem semear durante a lua crescente, acreditando que isso favorece o crescimento vigoroso das plantas.
Já a colheita de frutas e legumes é frequentemente realizada durante a lua cheia, quando se acredita que os frutos estão mais suculentos e saborosos.
Como a lua influencia a agricultura?

Embora muitas práticas agrícolas baseadas nas fases lunares tenham origem em tradições antigas, pesquisas científicas modernas têm buscado compreender e validar esses conhecimentos. Estudos recentes lançam luz sobre como a lua pode, de fato, influenciar diversos aspectos da agricultura.
Diversas pesquisas científicas brasileiras investigaram a influência das fases da lua sobre o crescimento de plantas na agricultura. A exemplo de um estudo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que avaliou a influência do efeito gravitacional das diferentes fases lunares no crescimento e desenvolvimento da alface.
O experimento observou que a luz lunar exerce influência na produção da alface, mas os autores recomendam que mais pesquisas acadêmicas sejam realizadas para aprofundar o conhecimento sobre o tema.
Já uma pesquisa internacional, publicada em 2020, faz uma revisão crítica analisando as bases físicas e biológicas das crenças populares e práticas agrícolas relacionadas às fases da lua.
Eles destacam que, embora haja muitos relatos empíricos e tradições agrícolas que associam o crescimento das plantas às fases lunares, as evidências científicas robustas ainda são limitadas.
O artigo ainda ressalta a necessidade de mais pesquisas experimentais controladas para separar mitos de fatos e compreender se, e como, a lua realmente influencia processos fisiológicos nas plantas.
Fases lunares e seus efeitos nas plantas

Segundo a tradição, a lua exerceria sua influência sobre as plantas de maneiras diferentes em cada uma de suas fases. Compreender esses efeitos pode ajudar os produtores rurais a otimizar suas práticas agrícolas.
Nova
Na Lua Nova, a seiva das plantas tende a se concentrar nas raízes. Este é considerado um momento ideal para realizar podas e controlar pragas, pois as plantas estão menos suscetíveis a perder seiva excessiva. Além disso, é uma boa fase para preparar o solo e aplicar fertilizantes orgânicos.
Crescente
Durante a Lua Crescente, a seiva começa a subir pelo caule em direção às folhas e galhos. Esta fase é particularmente favorável para o plantio de culturas que crescem acima do solo, como folhosas, cereais e leguminosas.
Acredita-se que as sementes plantadas nesta fase germinam mais rapidamente e produzem plantas mais vigorosas.
Cheia
A Lua Cheia marca o ápice da atividade da seiva nas plantas. Nesta fase, a seiva está concentrada na parte aérea das plantas, tornando-a ideal para a colheita de frutos e grãos.
Muitos agricultores também aproveitam este período para realizar a adubação foliar, pois as plantas estão mais receptivas à absorção de nutrientes pelas folhas.
Minguante
Por fim, na Lua Minguante, a seiva começa a retornar às raízes. Este é considerado um bom momento para o plantio de raízes e tubérculos, como batatas, cenouras e mandioca.
Também é uma fase propícia para o preparo do solo, pois a menor atividade da seiva reduz o estresse nas plantas durante o manejo do terreno.
É importante ressaltar que, embora existam evidências científicas que suportam algumas práticas agrícolas baseadas na lua, muitas crenças populares ainda carecem de comprovação científica rigorosa.
A influência da lua na agricultura é um campo de estudo em constante evolução e novas pesquisas continuam a ser realizadas para entender melhor essa fascinante relação entre o céu e a terra.
*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
De MT para o mundo: conheça fazenda brasileira que é exemplo de sustentabilidade
2
Em São Paulo, fazendas usam a fotografia como aliada do meio ambiente
3
Biometano: o que é, como é produzido e qual a diferença para o gás natural
4
Decisão do Cade põe fim à Moratória da Soja em janeiro de 2026
5
Voçoroca: entenda fenômeno que engole bairros inteiros no Brasil
6
Cannabis como solução para captura de carbono

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Sustentabilidade
Produção de biometano no Brasil pode mais do que triplicar até 2027, diz Copersucar
Adoção em larga escala do biometano deve gerar até 20 mil empregos só em SP, que responde por 40% da capacidade de produção nacional

Sustentabilidade
Por causa da seca, SP estende proibição de queima controlada
Medida vale para a cana, outras queimas agrícolas e para controle de pragas; estiagem e calor recorde aumentam risco de incêndios no Estado

Sustentabilidade
Agricultores do Amazonas recebem R$ 1,5 milhão por preservar floresta
Projeto Floresta+ Amazônia recompensa produtores rurais que mantêm áreas nativas conservadas; veja como participar

Sustentabilidade
Integração lavoura-pecuária: um caminho para sustentabilidade
Além de rentável, a ILP combate o desmatamento, sequestra carbono e melhora a qualidade do solo e da água, garantindo um futuro mais verde para a agricultura brasileira
Agro na COP30
Projeto aposta em agricultura regenerativa para reduzir carbono da soja na Amazônia
Usando biochar, pó de rocha e bioprodutos em propriedades-piloto, iniciativa quer converter práticas convencionais em 60 mil hectares do grão
Sustentabilidade
Concurso revela a maior árvore de erva-mate do RS
Exemplar de 2,22 metros de circunferência está em Caseiros e ajudará em pesquisas e preservação da espécie símbolo do Estado
Sustentabilidade
Setor florestal apresenta caderno com soluções para mudanças climáticas
Práticas sustentáveis serão levadas pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) para serem apresentadas em Belém (PA), durante a COP 30
Sustentabilidade
Estatuto do Pantanal é sancionado e cria selo para produtos sustentáveis
Texto regulamenta conservação do Pantanal, impõe regras para supressão vegetal e institui programas de serviços ambientais