PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Qual será a influência da lua na agricultura?

Pesquisas científicas investigam a relação da lua com as plantas, enquanto a tradição orienta o plantio de olho na fase lunar

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão*

24/04/2025 - 08:00

Foto: Adobe stock
Foto: Adobe stock

Você já se perguntou por que muitos agricultores olham para o céu antes de decidir quando plantar ou colher? A resposta pode estar mais próxima do que você imagina: na lua. A influência desse astro na agricultura é um tema que intriga produtores rurais há milênios.

Pesquisas em diversas universidades pelo mundo têm investigado se as fases da lua exercem influência na agricultura, motivadas pelas práticas tradicionais que consideram o calendário lunar no manejo agrícola.

A relação entre a lua e a agricultura

Desde as antigas civilizações até os dias atuais, o calendário lunar tem sido uma ferramenta valiosa para os agricultores. Os egípcios, por exemplo, utilizavam o ciclo lunar para determinar os períodos de cheia do Rio Nilo, essenciais para a fertilização de suas terras. 

Na América pré-colombiana, os maias e astecas desenvolveram sofisticados calendários agrícolas baseados nos movimentos desse satélite.

Essa tradição não ficou restrita ao passado. Muitos agricultores contemporâneos, especialmente aqueles que praticam agricultura biodinâmica, continuam observando as fases da lua para orientar suas atividades no campo. 

PUBLICIDADE

Há, inclusive, produtores de vinhos no Brasil que utilizam a agricultura biodinâmica e seguem o calendário lunar, muitos deles ficam na Serra Gaúcha. Essas vinícolas são reconhecidas por certificações biodinâmicas.

Muitos agricultores acreditam que a força gravitacional da lua, a mesma que influencia as marés dos oceanos, também afeta a circulação da seiva nas plantas e a umidade do solo.

Uma prática comum influenciada pelas fases lunares é a escolha do momento ideal para o plantio. Muitos agricultores tradicionais preferem semear durante a lua crescente, acreditando que isso favorece o crescimento vigoroso das plantas. 

Já a colheita de frutas e legumes é frequentemente realizada durante a lua cheia, quando se acredita que os frutos estão mais suculentos e saborosos.

Como a lua influencia a agricultura?

Foto: Adobe Stock

Embora muitas práticas agrícolas baseadas nas fases lunares tenham origem em tradições antigas, pesquisas científicas modernas têm buscado compreender e validar esses conhecimentos. Estudos recentes lançam luz sobre como a lua pode, de fato, influenciar diversos aspectos da agricultura.

PUBLICIDADE

Diversas pesquisas científicas brasileiras investigaram a influência das fases da lua sobre o crescimento de plantas na agricultura. A exemplo de um estudo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que avaliou a influência do efeito gravitacional das diferentes fases lunares no crescimento e desenvolvimento da alface. 

O experimento observou que a luz lunar exerce influência na produção da alface, mas os autores recomendam que mais pesquisas acadêmicas sejam realizadas para aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Já uma pesquisa internacional, publicada em 2020, faz uma revisão crítica analisando as bases físicas e biológicas das crenças populares e práticas agrícolas relacionadas às fases da lua.

Eles destacam que, embora haja muitos relatos empíricos e tradições agrícolas que associam o crescimento das plantas às fases lunares, as evidências científicas robustas ainda são limitadas. 

O artigo ainda ressalta a necessidade de mais pesquisas experimentais controladas para separar mitos de fatos e compreender se, e como, a lua realmente influencia processos fisiológicos nas plantas.

PUBLICIDADE

Fases lunares e seus efeitos nas plantas

lua
Foto: Adobe Stock

Segundo a tradição, a lua exerceria sua influência sobre as plantas de maneiras diferentes em cada uma de suas fases. Compreender esses efeitos pode ajudar os produtores rurais a otimizar suas práticas agrícolas.

Nova

Na Lua Nova, a seiva das plantas tende a se concentrar nas raízes. Este é considerado um momento ideal para realizar podas e controlar pragas, pois as plantas estão menos suscetíveis a perder seiva excessiva. Além disso, é uma boa fase para preparar o solo e aplicar fertilizantes orgânicos.

Crescente

Durante a Lua Crescente, a seiva começa a subir pelo caule em direção às folhas e galhos. Esta fase é particularmente favorável para o plantio de culturas que crescem acima do solo, como folhosas, cereais e leguminosas. 

Acredita-se que as sementes plantadas nesta fase germinam mais rapidamente e produzem plantas mais vigorosas.

Cheia

A Lua Cheia marca o ápice da atividade da seiva nas plantas. Nesta fase, a seiva está concentrada na parte aérea das plantas, tornando-a ideal para a colheita de frutos e grãos. 

PUBLICIDADE

Muitos agricultores também aproveitam este período para realizar a adubação foliar, pois as plantas estão mais receptivas à absorção de nutrientes pelas folhas.

Minguante

Por fim, na Lua Minguante, a seiva começa a retornar às raízes. Este é considerado um bom momento para o plantio de raízes e tubérculos, como batatas, cenouras e mandioca. 

Também é uma fase propícia para o preparo do solo, pois a menor atividade da seiva reduz o estresse nas plantas durante o manejo do terreno.

É importante ressaltar que, embora existam evidências científicas que suportam algumas práticas agrícolas baseadas na lua, muitas crenças populares ainda carecem de comprovação científica rigorosa. 

A influência da lua na agricultura é um campo de estudo em constante evolução e novas pesquisas continuam a ser realizadas para entender melhor essa fascinante relação entre o céu e a terra.

*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Suzano fará 1ª oferta de cédulas de produto rural no valor de R$ 2 bilhões

Sustentabilidade

Suzano fará 1ª oferta de cédulas de produto rural no valor de R$ 2 bilhões

Recursos serão aplicados em florestas homogêneas e na conservação de áreas nativas

Cade suspende Moratória da Soja e abre processo contra exportadores 

Sustentabilidade

Cade suspende Moratória da Soja e abre processo contra exportadores 

Autoridade antitruste investiga possível formação de cartel de empresas exportadores de soja brasileira 

Datagro: COP precisa avançar para adoção de novos critérios de sustentabilidade

Sustentabilidade

Datagro: COP precisa avançar para adoção de novos critérios de sustentabilidade

Plínio Nastari propõe medir ciclo de vida, valorizar renováveis e biocombustíveis no Brasil

COP 30 recua e libera venda de açaí durante evento em Belém

Sustentabilidade

COP 30 recua e libera venda de açaí durante evento em Belém

Após proibição gerar polêmica, organização altera edital e autoriza ainda a comercialização de maniçoba e tucupi

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Brasil pode ampliar em um terço sua área agricultável, aponta Embrapa

A expansão ocorreria sem desmatamento, aproveitando a conversão de pastagens degradadas e áreas subtilizadas

Sustentabilidade

Hidroponia e aquaponia: qual a diferença entre os dois sistemas?

Sistemas de cultivo sem solo oferecem soluções inovadoras para otimizar a produção, mas diferem em complexidade e sustentabilidade

Sustentabilidade

Saiba qual o animal brasileiro é imune ao veneno de cobras

Marsupial brasileiro possui imunidade ao veneno de cobras, atuando como predador natural e reduzindo riscos nas propriedades rurais

Sustentabilidade

STF debaterá política ambiental de São Paulo em audiência pública

Audiência pública vem após ação que questiona extinção de instituições públicas com produção científica voltada à preservação ambiental

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.