Sustentabilidade
Governo de SP confirma 17 animais vítimas de incêndios florestais neste ano
Morte da anta resgatada em canavial mostra gravidade dos incêndios; governo oferece curso online sobre resgate de animais vítimas do fogo
Redação Agro Estadão*
03/09/2025 - 15:02

O Governo de São Paulo já registra oficialmente 17 casos de animais silvestres vítimas de incêndios florestais em 2025. O episódio mais grave foi o da anta resgatada em Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema, que sofreu queimaduras em 70% do corpo e não resistiu, apesar do tratamento intensivo.
Centros autorizados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) notificaram, além da anta, ocorrências envolvendo diferentes espécies. Em Assis, a Associação Protetora de Animais Silvestres (Apass) recebeu cinco cachorros-do-mato, dois veados-catingueiros, um furão, um ouriço-cacheiro, um urubu, um gavião-carijó e uma pomba-asa-branca. O furão, o ouriço e um dos veados também morreram em decorrência das queimaduras.
Na região de Ribeirão Preto, o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) atendeu dois urubus e um tapicuru ou galo-do-bico-fino. Já em São Roque, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) Núcleo da Floresta recebeu um filhote de gato-do-mato, encontrado debilitado após incêndio às margens da Rodovia Raposo Tavares.
“Essas ocorrências evidenciam a importância da atuação coordenada entre brigadistas da Fundação Florestal, Polícia Ambiental e instituições credenciadas no resgate e tratamento de animais vítimas do fogo”, destaca Liliane Milanelo, coordenadora de Gestão dos Centros de Triagem e Reabilitação (Cetras), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semil).
Em 2024, foram registrados 94 resgates decorrentes de queimadas, sendo que 53 vítimas não resistiram, duas foram reabilitadas e devolvidas à natureza e as demais seguem em tratamento.
Capacitação gratuita
Como parte da Operação São Paulo Sem Fogo, o governo paulista lançou, no último mês, um curso online com orientações para o manejo e resgate de animais silvestres e domésticos em incêndios. Com dez aulas, o curso aborda ações de prevenção, preparação e resposta a emergências. As três primeiras já foram disponibilizadas. Cada uma tem, em média, uma hora de duração.

O acesso é gratuito e está disponível a prefeituras, organizações da sociedade civil e profissionais interessados. Não é necessário se inscrever. Basta acessar o portal de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP (Semil). A expectativa da secretaria é disponibilizar o curso completo até 17 de setembro.
Ao final, para obter o certificado de participação, será necessário responder a perguntas sobre as aulas, que serão disponibilizadas em um formulário, e acertar 80% delas.
*Com informações da Semil (SP)
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
2
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
3
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
4
Fórum internacional da USP debaterá o futuro sustentável do agro
5
STF reabre julgamento crucial para a Moratória da Soja
6
SP lança carta de compromissos e investimentos para transição verde
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
RS abre inscrições para programa de Pagamento por Serviços Ambientais do arroz
Edital prevê pagamento de até R$ 100 por hectare a produtores de arroz com certificação ambiental Instituto Riograndense do Arroz
Sustentabilidade
Abrafrutas lança selo para certificar produtores e empresas por boas práticas
Entidade também elegeu nova diretoria que estará à frente da associação entre 2026 e 2029
Sustentabilidade
Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE
No Estadão Summit Agro 2025, especialistas apontaram movimento semelhante de outros países, como a China
Sustentabilidade
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
Ex-ministro da agricultura destacou o legado do agro pós-COP 30 durante palestra magna no Estadão Summit Agro 2025
Sustentabilidade
MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva
Normas automatizam o CAR nos projetos de reforma agrária e padronizam a compensação ambiental
Sustentabilidade
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
Suprema Corte também pede projeções para implantação do CAR e do PRA; Estado diz que cumpre metas e que moderniza carreira científica
Sustentabilidade
Após recuo do governo na COP 30, Plano Clima deve ser revisado
Grupo de trabalho terá participação do agro e discutirá ajustes em desmatamento, emissões e créditos de carbono
Sustentabilidade
Lodo de esgoto aumenta em até 25% matéria orgânica do solo, aponta estudo
Experimento da Unesp mostra que o fertilizante orgânico feito de lodo de esgoto reduz ainda em até 50% o uso de adubos minerais nas lavouras de cana-de-açúcar