Sustentabilidade
FAEP alerta para aumento de incêndios florestais, que já passam de 9 mil
Produtores rurais são orientados a tomar medidas para conter avanço de incêndios nas lavouras; calor e estiagem contribuem para os focos
Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com
23/08/2024 - 16:38

Já passa de nove mil o número de ocorrências de incêndios florestais registradas no Paraná neste ano. Os dados do Corpo de Bombeiros até o dia 22 de agosto indicam o total de 9.339 incêndios, número muito próximo do recorde de 2019, quando ocorreram 10.835 focos. Segundo a corporação, metade dos incêndios tem origem intencional e pode, portanto, ser classificada como ação de incendiários.

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), avalia que as altas temperaturas e períodos de estiagem prolongados são condições favoráveis para as ocorrências de incêndios. Por isso, reforça a importância dos produtores rurais adotarem ações preventivas para evitar que queimadas se alastrem e provoquem prejuízos e riscos.
“Segundo nossos sindicatos rurais, temos registro de incêndios em diversas regiões do Paraná. Isso coloca em risco a produção agropecuária, nossas lavouras, aviários e granjas, assim como a vida das pessoas”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, em nota.
A região de Cianorte é uma das mais críticas, pois o fogo atingiu o cinturão verde, uma área de mais de 600 hectares de Mata Atlântica. Além de colocar em risco a área urbana, os incêndios são muito próximos das pequenas propriedades onde há lavouras de milho, soja, cana-de-açúcar e pastagens.
O presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Diener Gonçalves, conta que os produtores rurais e empresários se mobilizaram para ajudar no combate às chamas.
“Os produtores que têm tanques forneceram água para os caminhões dos bombeiros porque a situação é bem grave. Ainda não sabemos o tamanho da área atingida, mas a orientação para quem tem lavoura próximo a estradas é fazer os aceiros para evitar que o fogo se espalhe”, afirma Gonçalves ao Agro Estadão.
O aceiro é feito ao revirar a terra para cobrir as matérias orgânicas, como plantas e pastos. Assim, o fogo que começa na beira da estrada não se alastra porque não encontra material para queima e, sim, apenas terra.
Incêndio em fábrica da Copacol, também no Paraná
A unidade industrial de aves da Copacol, em Cafelândia, no oeste do Paraná, foi atingida por um incêndio na noite desta quinta, 22. As imagens circularam pelas redes sociais.

Em nota, a Copacol disse que o primeiro foco foi identificado às 20h30, quando a “estrutura foi imediatamente evacuada e os colaboradores dispensados para retornar às suas casas em segurança”.
O texto informa que a Brigada de Incêndio da cooperativa atuou junto com o Corpo de Bombeiros e as chamas foram controladas no início da madrugada de sexta, 23. “Não houve vazamento de amônia, nem feridos durante a ocorrência”, conclui a nota.
A Copacol não informa os prejuízos nem quando as operações serão retomadas. A planta é responsável pela produção de 3.800 aves por dia, segundo a empresa.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
RenovaCalc é atualizada e amplia credibilidade dos biocombustíveis brasileiros no exterior
2
Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil
3
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
4
STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País
5
STF forma maioria para manter lei de MT contra a Moratória da Soja
6
MG lança certificação para produtores que adotam agricultura regenerativa
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste
Sustentabilidade
Conselho Europeu abre caminho para adiar lei antidesmatamento por um ano
Proposta será negociada com o Parlamento Europeu e busca simplificar a lei antidesmatamento e adiar sua aplicação para que todos se preparem
Sustentabilidade
Julgamento da Moratória da Soja é interrompido no STF
Pedido de vista de Toffoli adia definição sobre suspensão de ações e mantém medida em vigor
Sustentabilidade
Lançado novo seguro para produtor que gera crédito de carbono
Além de custear o replantio, a apólice garante a recuperação da função ecológica da área
Sustentabilidade
Judicialização do RenovaBio: entidades lançam manifesto nacional
Associações defendem que a Política Nacional de Biocombustíveis é o principal instrumento para a descarbonização dos transportes
Sustentabilidade
STF reabre julgamento crucial para a Moratória da Soja
Ministros analisam, virtualmente, liminar do ministro Dino que suspendeu todos os processos judiciais e administrativos da Moratória
Sustentabilidade
Moratória da Soja: CNA pede ao STF reversão de decisão que suspendeu investigações
Na semana passada, o ministro Flávio Dino atendeu pedido da Abiove e determinou a suspensão nacional de todos os processos
Sustentabilidade
SP lança carta de compromissos e investimentos para transição verde
Documento define metas para neutralidade de carbono até 2050 e amplia integração entre agro, indústria e meio ambiente