PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Chuva preta: fenômeno avança pelo país e pode afetar agricultura e pecuária

Após ocorrência no Rio Grande do Sul, "chuva preta" pode atingir demais estados e chegar ao Sudeste do país. 

Nome Colunistas

Rafael Bruno | São Paulo | rafael.bruno@estadao.com

11/09/2024 - 15:22

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Além da preocupação com a saúde humana, especialistas alertam para possíveis prejuízos causados pela chuva preta sobre a agricultura, especialmente sobre produtos hortifrutícolas. Pecuaristas também devem estar atentos à água do gado.

O fenômeno que aconteceu no Rio Grande do Sul, tem chance de se repetir no estado e ainda ser levado ao Sudeste do país por uma frente fria. Conhecida também como “chuva escura” ou “chuva negra”, é uma combinação das precipitações com o excesso de poluentes e fuligem das queimadas que acontecem no país há mais de um mês.

chuva preta
Morador da Praia do Cassino, em Rio Grande (RS) registrou a chuva preta. Foto: Adriano Werhli/Arquivo Pessoal

Por isso, a água da chuva preta não deve ser consumida ou utilizada para preparo de alimentos. Já na agricultura, ela pode ter efeitos preocupantes. “Essa chuva contém black carbon (carbono negro), que é um poluente gerado pela queima incompleta de biomassa e combustíveis fósseis. Ao ser depositado no solo junto com a chuva, o carbono negro pode impactar negativamente a qualidade do solo e da água. Isso pode afetar a disponibilidade de nutrientes para as plantas, prejudicando o seu crescimento”, explica o diretor de Tempo e Clima da Meteoblue, Willians Bini.

Conforme o agrometeorologista, os poluentes podem alterar a composição química do solo e afetar a absorção de nutrientes pelas plantas, reduzindo a produtividade das culturas. Além disso, o especialista também diz que a produção pode ser afetada pelo comprometimento fotossintético da planta. 

“A fuligem presente na água da chuva pode criar uma camada superficial sobre as plantas, reduzindo a capacidade de fotossíntese devido à menor incidência de luz solar. Isso compromete o crescimento das plantas e a produção agrícola”, diz Bini.

PUBLICIDADE

A ocorrência de doenças após o fenômeno ‘chuva negra’ é outro agravante apontado pelo especialista. “A presença desses poluentes na chuva pode criar condições favoráveis para o desenvolvimento de fungos e bactérias patogênicas, aumentando a incidência de doenças nas plantas”, complementa.

Chuva preta deve chegar a São Paulo em momento crítico

Em meio a altas temperaturas e muita poluição, agravada pelos incêndios desde agosto, o estado de São Paulo enfrenta um momento crítico. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém, até o fim de sexta-feira, 13, um alerta vermelho de grande risco que, além de São Paulo, atinge os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, partes de Minas e do Amazonas. 

alerta  Inmet
Fonte: Inmet

Com as chances de uma chuva preta em regiões produtoras de hortaliças, como Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Suzano, a recomendação ao produtor é proteger as folhosas e o solo. A orientação serve para os bebedouros do gado, que além da cobertura, devem estar constantemente abastecidos de água potável.

Apesar do risco, o meteorologista Willians Bini esclarece que o volume de chuva previsto para a região não é grande e as precipitações serão generalizadas. Ele destaca que num cenário diferente, a possibilidade de formação de chuva escura seria mais perigosa. 

“Imagina, com toda essa poluição, que ainda deve aumentar, estando previsto que amanhã [quinta, 12] deverá ser o dia mais quente da semana, certamente num cenário de chuvas generalizadas, em todo estado, jogando tudo isso [chuva com poluentes] sobre o solo e lavouras, seria bem complicado”, afirma o meteorologista. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

ANP vai divulgar lista de sanções de distribuidores de combustíveis do RenovaBio

Sustentabilidade

ANP vai divulgar lista de sanções de distribuidores de combustíveis do RenovaBio

Publicada a lista, ficará vedado, sob pena de multa de até R$ 500 milhões, o fornecimento de combustíveis aos distribuidores incluídos

Neste sítio você pode provar as mais diferentes plantas não convencionais

Sustentabilidade

Neste sítio você pode provar as mais diferentes plantas não convencionais

De 3 hectares de terra arrasada a um banquete de biodiversidade: o Sítio PANC, em Manaus, é um modelo inspirador de recuperação e manejo agroecológico

Parlamento Europeu aprova medida que pede revisão em categorização de risco da EUDR

Sustentabilidade

Parlamento Europeu aprova medida que pede revisão em categorização de risco da EUDR

Sem força legal, ato propõe mudanças na lei antidesmatamento prevista para entrar em vigor em janeiro de 2026

Sabia que existem cogumelos que brilham no escuro aqui no Brasil?

Sustentabilidade

Sabia que existem cogumelos que brilham no escuro aqui no Brasil?

Descoberto no Brasil, um cogumelo de apenas meio milímetro prova que a natureza guarda segredos luminosos e vitais para o ecossistema

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Governo cria GT para tratar de pagamento por serviços ambientais

Grupo de trabalho terá finalidade de “impulsionar” execução de lei de 2021 que trata sobre o tema

Sustentabilidade

As sementes guardadas há dezenas de anos que ainda germinam

Sementes antigas representam um patrimônio cultural e a chave para sistemas alimentares mais resilientes e adaptados aos desafios do futuro

Sustentabilidade

18 países europeus pedem simplificação e novo adiamento de lei antidesmatamento

Nova regulação, prevista para entrar em vigor em dezembro, foi considerada "onerosa" e "desproporcional" ao objetivo de proteger as florestas

Sustentabilidade

A mãe das árvores: saiba mais sobre a palmeira-sumaúma

Com raízes imponentes e copa que abriga a biodiversidade, a sumaúma é mais que uma árvore: é um ecossistema vivo e indicador de solo fértil

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.