PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Café: Minas Gerais exporta primeiro lotes com certidão de conformidade ao EUDR

A operação é validada pela plataforma SeloVerde MG, que verifica o cumprimento da legislação nacional nas propriedades de café, demonstrando que o produto não está associado ao desmatamento

Nome Colunistas

Broadcast Agro

29/07/2024 - 15:29

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

São Paulo, 29/07 – O primeiro lote de café de Minas Gerais com certidão de conformidade com o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR, na sigla em inglês) foi embarcado no sábado (27), pelo Porto de Santos (SP). Trata-se de um contêiner com 320 sacas de dez cafeicultores de municípios do sul de Minas. A previsão é de chegada do lote em Dublin, na Irlanda, no dia 21 de agosto, informa a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) em comunicado.

A operação é embasada pela tecnologia da plataforma SeloVerde MG, que verifica o cumprimento da legislação nacional nas propriedades de café, emitindo uma certidão pública de “Nada Consta”, vinculada ao número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do produtor, demonstrando que o produto não está associado ao desmatamento, atendendo ao regulamento da União Europeia (UE).

A venda pioneira é fruto de uma parceria entre o governo de Minas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas (Cocatrel). A plataforma SeloVerde MG foi desenvolvida em conjunto pela Seapa, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a UFMG, com apoio do programa AL-Invest Verde da União Europeia. A ferramenta é capaz de gerar um diagnóstico socioambiental por análise automática de todos os imóveis rurais mineiros, disse a secretaria na nota.

“Desde a aprovação do EUDR, estamos apoiando os países latino-americanos na implementação de ferramentas de rastreabilidade públicas que permitam reunir as informações de produção requeridas para o comércio dos produtos incluídos no regulamento”, informa no comunicado Andrea Monaco, Senior Programme Manager do AL-Invest Verde.

Por meio das análises geoespaciais e integração de diversos bancos de dados presente na plataforma, incluindo o mapeamento em alta resolução do parque cafeeiro de Minas Gerais produzido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), é possível constatar que 99% das cerca de 120 mil propriedades produtoras de café atendem a nova legislação do bloco.

Além do café, a plataforma abrange outras quatro commodities exportadas pelo agro mineiro: soja, gado, cana e produtos da silvicultura. Tendo em vista que a regulação europeia considera o desmatamento praticado após 31/12/2020, os porcentuais de propriedades que poderiam ser categorizadas como livres de desmatamento alcançam 95% para soja e gado bovino, 96% para cana de açúcar e 93% para florestas plantadas.

O EUDR está previsto para entrar em vigor a partir de janeiro de 2025, nos 27 países-membros do bloco, para sete commodities de risco florestal: bovinos, cacau, café, óleo de palma, soja, borracha e madeira e certos produtos deles derivados.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Governo cria GT para tratar de pagamento por serviços ambientais

Sustentabilidade

Governo cria GT para tratar de pagamento por serviços ambientais

Grupo de trabalho terá finalidade de “impulsionar” execução de lei de 2021 que trata sobre o tema

As sementes guardadas há dezenas de anos que ainda germinam

Sustentabilidade

As sementes guardadas há dezenas de anos que ainda germinam

Sementes antigas representam um patrimônio cultural e a chave para sistemas alimentares mais resilientes e adaptados aos desafios do futuro

18 países europeus pedem simplificação e novo adiamento de lei antidesmatamento

Sustentabilidade

18 países europeus pedem simplificação e novo adiamento de lei antidesmatamento

Nova regulação, prevista para entrar em vigor em dezembro, foi considerada "onerosa" e "desproporcional" ao objetivo de proteger as florestas

A mãe das árvores: saiba mais sobre a palmeira-sumaúma

Sustentabilidade

A mãe das árvores: saiba mais sobre a palmeira-sumaúma

Com raízes imponentes e copa que abriga a biodiversidade, a sumaúma é mais que uma árvore: é um ecossistema vivo e indicador de solo fértil

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Pesquisa avalia infiltração do solo em áreas afetadas por enchentes no RS

Mapeamento orientará recuperação das regiões produtivas com terreno degradado

Sustentabilidade

Sabia que há raças de bois em extinção? Conheça quais são

Entenda por que a conservação genética é fundamental para a sustentabilidade da pecuária

Sustentabilidade

CRA aprova compensação em dobro para déficit de reserva legal

Projeto de Lei beneficia produtores que desmataram entre 2008 e 2012; caso não haja recursos, texto segue direto para Câmara 

Sustentabilidade

Governo oficializa misturas de etanol e biodiesel em combustíveis

Medidas começam a valer em agosto

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.