Sustentabilidade
Angus: pecuaristas investem em genética, bem-estar animal e sustentabilidade
Seis propriedades possuem o Selo Sustentabilidade Angus, que atesta a adoção de boas práticas sanidade, bem-estar animal e biossegurança

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
14/04/2024 - 09:30

Ao menos seis propriedades de gado Angus possuem o Selo Sustentabilidade Angus, que atesta a adoção de boas práticas em responsabilidade ambiental, social, rastreabilidade, sanidade, bem-estar animal e biossegurança. O projeto foi criado em 2019 pela Associação Brasileira de Angus, que seleciona e credencia as fazendas.
Entre os requisitos que as propriedades rurais precisam cumprir para adquirir o Selo é ter 100% dos animais rastreados, com pelo menos 50% de sangue Angus. A certificadora alemã Tüv Rheinland faz as visitas presenciais para verificar se os critérios são seguidos: preservação de vegetação em nascentes e áreas de reserva natural, descarte adequado de embalagens vazias de defensivos agrícolas e medicamentos, proibição de queimadas, plano de recuperação de áreas degradadas, contratação de funcionários devidamente registrados e medidas para reduzir o estresse animal.
As seis fazendas que possuem o selo no Brasil são a Fazenda Manacá (Patrocínio Paulista/SP), Fazenda Santa Mônica (São João da Ponte/MG), Fazenda Santa Terezinha (Jequitaí/MG), Fazenda Cananéia (Vassouras/RJ), Fazenda Maragogipe (Itaquiraí/MS) e Fazenda 3 Marias (Videira/SC).
Principais resultados
Em Patrocínio Paulista, a Fazenda Manacá produz 90% da alimentação dos dois mil animais – uma dieta baseada em silagem, milho e sorgo.
“Nós cuidamos de todo o ciclo de vida do animal, desde a criação até o crescimento e a terminação, utilizando um sistema de confinamento. Para garantir a Angus Gold, é necessário que o animal deixe a fazenda antes de completar 24 meses. E para nos ajudar nesse processo, utilizamos tecnologia em todas as fases, intensificando ainda mais a qualidade do nosso produto”, afirma o proprietário Pompílio Roselli.
Outra fazenda certificada adota o sistema de integração lavoura-pecuária e investe na correção do solo para produzir a alimentação dos animais. Na cabanha São Xavier, em Tupanciretã (RS), a produtividade é de oito cabeças por hectare. O proprietário, Caio Vianna, explica que o resultado é alcançado devido ao investimento em sustentabilidade.
“Os touros que serão leiloados este ano foram criados utilizando um sistema de pastoreio rotativo, baseado no conceito de recuperação de solo. Nossa abordagem prioriza as questões biológicas e, principalmente, a diversidade de plantas, chegando a utilizar até 12 cultivares diferentes para alimentar o gado, incluindo ervilha, nabo forrageiro, couve Hunter, chicória e trevos, além de alfafa, trigo mourisco, cornichão, centeio, e aveia, dependendo do solo e também do piso forrageiro de base” relata o criador.
Carne Angus Certificada
A carne Angus é reconhecida pela maciez e suculência. Essas características são resultado de um meticuloso processo de seleção genética, que busca identificar e reproduzir animais com as características ideais para a produção de carne de alta qualidade, segundo a Associação Brasileira de Angus.
A entidade tem mais de 27 mil produtores cadastrados no Programa Carne Angus Certificada. Em 2023, houve aumento de 8,9% nos abates , 14% na produção e 68% nas exportações.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
SP anuncia curso gratuito sobre resgate de animais em incêndios
2
Governo reconhece falhas no Plano Clima e pode mudar texto
3
O que é o 'terroir' e como ele influencia o sabor do café, vinho e queijo
4
Brasil lança calculadora de emissões de gases do efeito estufa na pecuária
5
Fim da Moratória da Soja opõe ministérios da Agricultura e Meio Ambiente
6
Conheça a planta que cresce até 1 metro por dia

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Sustentabilidade
Nova lei estimula produtores do semiárido mineiro a irrigar pela primeira vez
Política estabelece diretrizes para aumentar o percentual de áreas irrigadas em Minas Gerais, atualmente em torno de 15%, para 50%

Sustentabilidade
Governo reconhece falhas no Plano Clima e pode mudar texto
Consulta pública do Plano Clima de mitigação recebeu cerca de 2 mil sugestões de mudanças; agro contesta peso desproporcional ao setor

Sustentabilidade
Moratória da Soja: debate de leis no STF preocupa mais que decisão do Cade, diz especialista
Suprema Corte analisa legislações estaduais que podem impor penalidades gigantescas ou até proibitivas para empresas exportadoras

Sustentabilidade
Emissão de metano no País cresce 6% em 4 anos, puxada por pecuária, diz relatório
Brasil assumiu meta de reduzir 30% até 2030, mas níveis seguem em crescimento
Sustentabilidade
BNDES lança programa de R$ 60 milhões para bioinsumos na agricultura familiar
Programa prioriza regiões Norte e Nordeste e prevê chamada pública para estimular a instalação de unidades industriais e semi-industriais de produção
Sustentabilidade
Citrosuco anuncia primeira viagem com navio movido a biodiesel
Navio MV Carlos Fischer, com capacidade para 32 mil toneladas de suco de laranja, partiu do porto de Santos (SP) rumo aos Estados Unidos
Sustentabilidade
Primeiro animal silvestre vítima de incêndio reforça alerta em SP
Anta com queimaduras graves estava em canavial; governo lança curso online sobre resgate de animais vítimas do fogo
Sustentabilidade
Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja
Pedido de suspensão partiu da Abiove; Aprosoja-MT espera que o Cade mantenha a decisão