Sustentabilidade
Angus: pecuaristas investem em genética, bem-estar animal e sustentabilidade
Seis propriedades possuem o Selo Sustentabilidade Angus, que atesta a adoção de boas práticas sanidade, bem-estar animal e biossegurança
Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
14/04/2024 - 09:30

Ao menos seis propriedades de gado Angus possuem o Selo Sustentabilidade Angus, que atesta a adoção de boas práticas em responsabilidade ambiental, social, rastreabilidade, sanidade, bem-estar animal e biossegurança. O projeto foi criado em 2019 pela Associação Brasileira de Angus, que seleciona e credencia as fazendas.
Entre os requisitos que as propriedades rurais precisam cumprir para adquirir o Selo é ter 100% dos animais rastreados, com pelo menos 50% de sangue Angus. A certificadora alemã Tüv Rheinland faz as visitas presenciais para verificar se os critérios são seguidos: preservação de vegetação em nascentes e áreas de reserva natural, descarte adequado de embalagens vazias de defensivos agrícolas e medicamentos, proibição de queimadas, plano de recuperação de áreas degradadas, contratação de funcionários devidamente registrados e medidas para reduzir o estresse animal.
As seis fazendas que possuem o selo no Brasil são a Fazenda Manacá (Patrocínio Paulista/SP), Fazenda Santa Mônica (São João da Ponte/MG), Fazenda Santa Terezinha (Jequitaí/MG), Fazenda Cananéia (Vassouras/RJ), Fazenda Maragogipe (Itaquiraí/MS) e Fazenda 3 Marias (Videira/SC).
Principais resultados
Em Patrocínio Paulista, a Fazenda Manacá produz 90% da alimentação dos dois mil animais – uma dieta baseada em silagem, milho e sorgo.
“Nós cuidamos de todo o ciclo de vida do animal, desde a criação até o crescimento e a terminação, utilizando um sistema de confinamento. Para garantir a Angus Gold, é necessário que o animal deixe a fazenda antes de completar 24 meses. E para nos ajudar nesse processo, utilizamos tecnologia em todas as fases, intensificando ainda mais a qualidade do nosso produto”, afirma o proprietário Pompílio Roselli.
Outra fazenda certificada adota o sistema de integração lavoura-pecuária e investe na correção do solo para produzir a alimentação dos animais. Na cabanha São Xavier, em Tupanciretã (RS), a produtividade é de oito cabeças por hectare. O proprietário, Caio Vianna, explica que o resultado é alcançado devido ao investimento em sustentabilidade.
“Os touros que serão leiloados este ano foram criados utilizando um sistema de pastoreio rotativo, baseado no conceito de recuperação de solo. Nossa abordagem prioriza as questões biológicas e, principalmente, a diversidade de plantas, chegando a utilizar até 12 cultivares diferentes para alimentar o gado, incluindo ervilha, nabo forrageiro, couve Hunter, chicória e trevos, além de alfafa, trigo mourisco, cornichão, centeio, e aveia, dependendo do solo e também do piso forrageiro de base” relata o criador.
Carne Angus Certificada
A carne Angus é reconhecida pela maciez e suculência. Essas características são resultado de um meticuloso processo de seleção genética, que busca identificar e reproduzir animais com as características ideais para a produção de carne de alta qualidade, segundo a Associação Brasileira de Angus.
A entidade tem mais de 27 mil produtores cadastrados no Programa Carne Angus Certificada. Em 2023, houve aumento de 8,9% nos abates , 14% na produção e 68% nas exportações.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
2
Dona do café Pilão firma parceria para descarbonizar conilon no Brasil
3
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
4
STF suspende processos sobre a Moratória da Soja em todo o País
5
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
6
STF forma maioria para manter lei de MT contra a Moratória da Soja
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Sustentabilidade
Abrafrutas lança selo para certificar produtores e empresas por boas práticas
Entidade também elegeu nova diretoria que estará à frente da associação entre 2026 e 2029
Sustentabilidade
Exigência de rastreabilidade ganha força com lei antidematamento da UE
No Estadão Summit Agro 2025, especialistas apontaram movimento semelhante de outros países, como a China
Sustentabilidade
“Agro tropical brasileiro será patrocinador da paz mundial”, diz Roberto Rodrigues
Ex-ministro da agricultura destacou o legado do agro pós-COP 30 durante palestra magna no Estadão Summit Agro 2025
Sustentabilidade
MT regulamenta regularização ambiental e compensação de reserva
Normas automatizam o CAR nos projetos de reforma agrária e padronizam a compensação ambiental
Sustentabilidade
STF dá 30 dias para SP apresentar plano de contratação de pesquisadores ambientais
Suprema Corte também pede projeções para implantação do CAR e do PRA; Estado diz que cumpre metas e que moderniza carreira científica
Sustentabilidade
Após recuo do governo na COP 30, Plano Clima deve ser revisado
Grupo de trabalho terá participação do agro e discutirá ajustes em desmatamento, emissões e créditos de carbono
Sustentabilidade
Lodo de esgoto aumenta em até 25% matéria orgânica do solo, aponta estudo
Experimento da Unesp mostra que o fertilizante orgânico feito de lodo de esgoto reduz ainda em até 50% o uso de adubos minerais nas lavouras de cana-de-açúcar
Sustentabilidade
Em 5 anos, mais de 90% da soja no Centro-Oeste avançou sem desmatamento
Estudo da Serasa Experian, com base nas regras ambientais do crédito rural, mapeou 74 milhões de hectares em dois biomas do Centro-Oeste