Summit Agro
Transgênicos: vantagens e riscos desses alimentos
Criados com o objetivo de melhorar a competitividade e a produtividade da agroindústria, transgênicos ainda geram intenso
2 minutos de leitura 04/02/2021 - 11:00
Summit Agro
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGM) que têm um ou mais genes advindos de outras espécies.
Nos casos mais comuns, essa relação é feita entre plantas e microrganismos, como bactérias que podem beneficiar sementes com maior resistência a pragas e doenças recorrentes nas lavouras. Além disso, também é possível modificar e combinar genes que possam agregar melhor qualidade, produtividade e flexibilidade em relação a condições climáticas e ambientais desfavoráveis para as plantas.
As expectativas e incertezas em relação aos transgênicos
Como resultado das modificações genéticas, a biotecnologia dos transgênicos viabiliza o aumento da produtividade em um mesmo espaço de cultivo, a melhoria da qualidade nutricional das plantas e a redução dos custos de produção.
Desse modo, os produtores rurais conseguem melhorar a margem de lucro e a competitividade na agroindústria, fazendo com que esses benefícios se estendam para os consumidores finais.
No entanto, por se tratar de um mecanismo que altera o DNA das plantas e que é posteriormente ingerido pelos animais e seres humanos, as incertezas em relação aos estudos de longo prazo geram intensos debates éticos, pois é uma técnica relativamente nova cujos efeitos futuros nos organismos animais, incluindo os seres humanos, e ambientais ainda são desconhecidos.
Em 2005 foi aprovada a Lei da Biossegurança, que estabelece normas sobre a pesquisa, produção, distribuição e comercialização de organismos geneticamente modificados (OGM).
Atualmente, os alimentos transgênicos mais consumidos no mundo são o milho, a soja e o algodão. Em relação aos produtos animais, o salmão transgênico foi o primeiro dessa origem a ser liberado para o consumo humano.
Vantagens e riscos dos alimentos transgênicos
Dentre as principais vantagens dos transgênicos, podemos destacar a possibilidade de produzir sementes com alta qualidade nutritiva e resistência a pragas e doenças, características que aumentam a produtividade em relação às sementes orgânicas, reduzindo a necessidade de aplicação de defensivos agrícolas ao longo do ciclo da cultura.
Além disso, a recombinação de genes resistentes a determinadas condições climáticas ajuda a expandir a capacidade produtiva em áreas onde o cultivo é limitado por esses fatores. Para produtores que atuam em áreas em que há problemas com estiagem, por exemplo, é possível fazer o uso de sementes transgênicas que apresentem boa produtividade mesmo em áreas com falta de chuvas.
Já em relação aos perigos e às desvantagens, instituições como o Greenpeace e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) relatam que os transgênicos podem oferecer riscos à saúde humana que ainda não são conhecidos, como alergias e resistência a antibióticos.
Do ponto de vista ambiental, essas instituições ressaltam que os impactos incluem perda de biodiversidade, empobrecimento dos solos e aparecimento de superpragas.
Vale a pena ressaltar que, no momento, não existem estudos que comprovem os riscos ou desqualifiquem os transgênicos em relação à segurança alimentar e ambiental. “Não temos dados que sugiram que esse tipo de produto aumente os riscos para a saúde, ainda que isso não signifique que no futuro também sejam inofensivos”, afirma o diretor de Segurança Alimentar da OMS, Jorgen Schlundt.
Fonte: Ecycle, Âmbito Jurídico.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
5
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos