Summit Agro
4 mudanças do meio rural nos últimos anos
O campo se modernizou e está cada vez mais próximo de ciência e tecnologia, mas o perfil do trabalhador também se modificou bastante
2 minutos de leitura 18/07/2019 - 14:05
Por:
Todos os setores da indústria sofrem transformações ao longo dos anos, mas poucas áreas foram tão modificadas em pouco tempo e com tanta intensidade quanto o meio rural.
Novas técnicas, um novo perfil do trabalhador, alterações nas demandas e também desafios inéditos surgiram para quem está no campo. Essas mudanças exigem que se esteja constantemente atento e atualizado em relação às novidades. A seguir, conheça algumas dessas das transformações mais evidentes no espaço rural — e comece desde já a lidar com elas.
Expansão da agricultura e otimismo
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2016 o agronegócio gerou 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e foi responsável por 46% das exportações realizadas pelo país. O agronegócio é cada vez mais valorizado no país e deve essa reputação crescente a vários fatores, dentre eles atingir bons resultados na economia.
E não são apenas as grandes empresas que contribuem para esse número: a agricultura familiar ganhou ao longo dos anos importância cada vez mais maior na produção nacional e, hoje, precisa ser valorizada. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Agropecuário de 2017 mostra que essa produção é base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, sendo a maior responsável por fornecer alimentos básicos consumidos pelos brasileiros, como feijão, arroz, milho, leite e trigo.
Tecnologia na agricultura
A maior responsável pelos números positivos do setor tem nome: tecnologia. A modernização do campo permitiu novas dinâmicas de trabalho, acelerou processos, multiplicou resultados e aprimorou até mesmo a qualidade do que é produzido. Ainda de acordo com o relatório da Embrapa, entre 1975 e 2015, avanços tecnológicos foram responsáveis por 59% do aumento do valor bruto da produção agrícola.
Em que locais isso é mais sentido? Os equipamentos foram modernizados em praticamente todas as etapas, otimizando desde o plantio até a colheita e o ensacamento de produtos agrícolas.
A mecanização de algumas etapas faz com que a produtividade cresça consideravelmente — e a necessidade de manutenção e operação das máquinas mantém a geração de empregos.
Pesquisa e desenvolvimento no campo
Investimentos também foram feitos em pesquisa e desenvolvimento, com resultados bem evidentes. Novas composições de fertilizantes e técnicas de adubação do solo melhoram a colheita, que está cada vez mais protegida contra pragas.
Parcerias com universidades são hoje valiosas para aproximar as últimas descobertas do setor com o empresário e produtor rural, que pode aplicar as novidades o mais rápido possível.
Mudanças no perfil da população rural
Por fim, o perfil da população do campo se alterou bastante com o tempo. Houve um esvaziamento populacional do meio rural, com a população migrando para as cidades e diminuindo a ocupação das regiões hoje utilizadas para agropecuária.
Segundo o Censo Agropecuário de 2017, isso resulta também no aumento da média de idade da população no espaço rural. Pessoas com mais de 65 anos representam 21,4% dos moradores dessas regiões — porcentagem que era de 17,5% em 2006. Ao mesmo tempo, o percentual de jovens entre 25 e 45 anos apresentou queda, o que mostra que manter a população na região e interessada em trabalhar na área é um dos desafios de quem está atualmente no setor.
Fontes: Embrapa, IBGE.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos