Summit Agro
Tecnologias para uma gestão rural eficiente
Conheça tecnologias que podem facilitar a gestão do seu agronegócio
2 minutos de leitura 20/08/2019 - 14:10
Por: Summit Agro
Há muito tempo o setor de agricultura no Brasil investe em tecnologia. Várias inovações foram inseridas na área para que fosse possível ter um alto nível de produção e competitividade. Porém, a gestão rural tem muitas vezes se mostrado deficiente nesse sentido, já que ainda falta que os produtores incorporem a tecnologia também na administração dos seus negócios.
Na esteira da modernização e da eficiência, são necessárias soluções práticas e rápidas para aumentar não somente a qualidade do produto, mas também a sua quantidade. Com o uso massivo do celular e uma maior abrangência da internet, tem se tornado mais fácil (e mais barato) o uso de ferramentas digitais para gerir de forma mais profissional a propriedade rural.
As agrotechs (empresas focadas em criar mecanismos digitais que facilitem a vida do agricultor) vêm crescendo bastante na produção de plataformas que ajudem o gestor a ter um maior controle sobre seu negócio, tornando-o cada vez mais rentável.
Um exemplo desses mecanismos são os softwares de gestão, por meio dos quais é possível ter um grande controle de todas as atividades e demandas da fazenda, como gerenciar estoques, monitorar equipe e garantir mais agilidade nos processos.
Há também softwares que proporcionam soluções diretas para a produção agrícola, como o acompanhamento do plantio, a verificação da produtividade, a eficiência da colheita e até se a pulverização está cumprindo sua abrangência. Com a enorme quantidade de dados que é gerada, o administrador consegue tomar decisões de forma muito mais rápida e assertiva.
Vale lembrar que boa parte do trabalho do campo hoje é feito por máquinas, para as quais também há ferramentas digitais que fazem o controle de seus dados e monitoram todas as suas informações, trazendo mais agilidade e economia tanto para manutenção quanto para produtividade.
Já para quem tem dificuldade de ter controle sobre sua contabilidade e ainda se perde em meio a múltiplas planilhas, os sistemas digitais promovem soluções mais claras, e o produtor pode acompanhar de forma muito mais dinâmica o fluxo de entradas, pagamentos, impostos etc.
Obviamente, há vários tipos de negócios, e é preciso que o agricultor compreenda qual será a melhor solução para o seu empreendimento. Algumas propriedades, por exemplo, não têm acesso à internet. Para casos assim, é preciso que o proprietário busque caminhos alternativos.
De qualquer modo, o agricultor deve entender as suas necessidades e quais ferramentas poderá utilizar para não ficar parado no tempo, até porque a demanda é crescente e a competitividade se acirra de forma exponencial. Assim, o mais provável é que quem não se utilizar da tecnologia para ser mais eficiente e produtivo acabe sucumbindo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos