Summit Agro
Soja Baixo Carbono: entenda o que é o programa
Projeto da Embrapa visa tornar a produção de soja mais sustentável e econômica
2 minutos de leitura 04/06/2021 - 12:10
Por: Summit agro
Em abril deste ano, a Embrapa Soja, uma divisão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apresentou o Programa Soja Baixo Carbono (SBC) em uma live direcionada a produtores. A iniciativa pretende valorizar práticas agrícolas sustentáveis por meio de pesquisa e criação de parâmetros de produção. O posicionamento em defesa da produção com foco na baixa emissão de carbono no Brasil já acontece há anos por parte da empresa.
O País apresenta diferentes sistemas agrícolas em toda a sua extensão, portanto, para tornar esse novo modelo uma realidade, a entidade está reunindo informações já publicadas em artigos científicos com o intuito de estabelecer os critérios que serão aplicados pelos agricultores.
“Pela diversidade de situações em que nós plantamos soja no Brasil, talvez a melhor ideia é ter uma soja de baixo carbono. Em algumas situações, talvez consigamos atingir uma soja carbono neutro”, afirmou o chefe-geral da unidade, Alexandre Nepomuceno, em uma live promovida pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em novembro de 2020.
Além da otimização de custos para os produtores, devido à redução de compra de créditos de carbono, o projeto vai contribuir para o reconhecimento do Brasil como um país mais sustentável na plantação do grão.
Tecnologia em favor da sustentabilidade
Segundo Nepomuceno, a técnica do plantio direto — com eliminação de preparo do solo e utilização de plantas de cobertura no outono-inverno — retém o carbono no solo e reduz a entrada de máquinas.
Já as outras práticas, como a fixação biológica de nitrogênio, manejo integrado de pragas (MIP), doenças (MID) e plantas daninhas (MIPD) e a integração lavoura-pecuária-floresta podem ser avaliadas de acordo com a capacidade e intensidade na redução de emissão de gases do efeito estufa (GEEs).
Com base em pesquisas científicas nesse campo e comprovação de práticas viáveis a partir de estudos, busca-se definir uma metodologia de produção brasileira com critérios mensuráveis, reportáveis e verificáveis.
A ideia é que essa regulamentação seja validada por protocolos internacionais em até dois anos. Ela também deve ser acessível para que os próprios produtores possam verificar se o plantio está de acordo com as normas estabelecidas.
Iniciativas anteriores
Ainda em julho de 2020, uma parceria entre a Embrapa e a farmacêutica alemã Bayer deu início a um projeto de incentivo à redução do carbono com retorno financeiro aos produtores rurais. O programa foi nomeado de Avaliação-piloto do balanço de carbono na produção de milho e soja no Centro-Sul do Brasil, para o desenvolvimento sustentável (2020/2021).
Desde então, três centros de pesquisa da Embrapa no estado de São Paulo – Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), Embrapa Instrumentação (São Carlos-SP) e Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) – já estão conduzindo estudos para embasar mudanças práticas no setor, a favor de melhorias econômicas e sustentáveis.
Fonte: Embrapa, Live canal CNA | Youtube.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos