Summit Agro
Saiba o que plantar na primavera nas diferentes regiões do Brasil
Caracterizada pela transição de estações, a primavera pode favorecer determinados tipos de cultivo
3 minutos de leitura 27/09/2022 - 14:04
Por: Summit Agro
A primavera é uma estação caracterizada pela transição entre estações, podendo se apresentar tanto com características mais predominantes do verão quanto do inverno. Por isso, investir no cultivo de espécies que tenham boa capacidade de se adaptar a esse regime é a melhor escolha.
Entre as diversas opções, as hortaliças se destacam pela possibilidade de serem colhidas ao longo da primavera e do verão, por exemplo alface, espinafre e rúcula. É importante também aproveitar a estação para o cultivo de espécies que são mais propícias ao clima de cada região, permitindo um melhor manejo da agricultura.
Região Nordeste
O clima semiárido, mais presente no Sertão, e o tropical possibilitam a permanência de massas de ar mais secas, além de apresentarem menor pluviosidade em comparação com outras regiões, sobretudo no verão e na primavera, em áreas mais próximas do litoral.
Caracterizado por atingir temperaturas mais elevadas, com média de 27°C, o Nordeste torna propício o plantio de cenouras, pepinos, abóbora e até mesmo de frutas (como o morango e o tomate). Porém, as frutas podem ser mais exigentes na adubação do solo, tornando necessário conhecer as exigências nutricionais delas antes do cultivo.
Região Centro-Oeste
Na porção norte da Região Centro-Oeste, onde predomina o clima equatorial, há a permanência de regimes quentes e mais úmidos. Boa parte do Centro-Oeste apresenta clima tropical, com temperaturas mais elevadas, na faixa entre 20°C e 27°C, sendo mais chuvosa no verão.
O local, de forma geral, favorece o plantio de leguminosas, como vagem e feijão, e de verduras, como jiló e coentro. A melancia também pode ser uma ótima opção, mas exige um espaço reservado maior para o cultivo dela.
Região Sudeste
Tanto o clima tropical quanto o tropical de altitude predominam na região, garantindo uma maior pluviosidade distribuída ao longo dos períodos mais quentes. Já nas áreas mais altas, as temperaturas oscilam entre 17°C e 24°C, fazendo que apresentem um inverno pronunciado, embora mais seco.
Por apresentar um clima menos definido, é aconselhável investir no cultivo de espécies que sejam menos vulneráveis à variação de temperaturas e chuvas. Então algumas frutas — como mamão, maracujá, melancia e melão — são boas opções para a primavera, assim como salsa, espinafre e jiló.
Região Sul
Como apresenta um clima mais ameno devido ao clima subtropical, as chuvas são regulares e estão bem distribuídas em todas as estações. A primavera, em particular, caracteriza-se pelo aumento gradual das médias de temperatura, tornando possível investir no plantio de cenoura, pimenta, abóbora e berinjela.
Também é importante acompanhar os alertas meteorológicos para verificar a ocorrência de eventos que ocasionam grande amplitude térmica e também daqueles menos comuns nesse período, como a geada.
Fonte: Ibge, Inmet, Embrapa
Cuidados com o solo
Tanto as frutas como os legumes exigem exposição solar adequada, além de cuidados que variam conforme a espécie. O solo deve estar úmido, mas sem estar encharcado, evitando gerar danos à raiz e comprometer seu crescimento.
Para uma melhor conservação do solo, também é importante manter a fertilidade dele e investir em práticas que controlem os danos sofridos pela ação do tempo. Para isso, tanto a disponibilização de nutrientes promovida pela adubação regular quanto a rotação de culturas são soluções viáveis.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos