Summit Agro
Realidade aumentada e virtual: vantagens para o agronegócio
Com a chegada do agro 4.0, uma nova era tecnológica, produtiva, sustentável e rentável tem surgido no agronegócio
3 minutos de leitura 08/05/2020 - 14:01
Summit Agro
A necessidade de novas soluções no setor do agronegócio tem estimulado o mercado da tecnologia a desenvolver ferramentas para otimizar manejos, reduzir perdas e elevar produções. Como resultado disso, uma das tecnologias que vêm sendo estudadas para melhorar os processos agrícolas é a realidade aumentada e virtual.
O avanço nas pesquisas e no desenvolvimento de equipamentos, dispositivos e softwares já tem causado um grande impacto nas lavouras do Brasil e do mundo. Na Rússia, por exemplo, uma fazenda de gado leiteiro testou o uso de óculos de realidade virtual para diminuir a ansiedade e o estresse das vacas, melhorando o bem-estar animal e a produção de leite.
Como a realidade aumentada e virtual impacta no agro
A realidade aumentada, em especial, ainda tem muito o que ser explorada dentro do agronegócio. A interação entre o virtual e o que realmente está se enxergando poderá revolucionar a forma com que o produtor lida com sua fazenda.
Por meio de um tablet ou smartphone e com o aplicativo certo, o produtor poderá, por exemplo, identificar pragas e doenças, inclusive conferir como está o balanço nutricional de suas plantas. Os sensores de presença de pragas já são usados atualmente acoplados em maquinários, o que se espera com o desenvolvimento maior dessa tecnologia é poder descobrir também qual é o melhor manejo a ser seguido para solucionar esse problema e preservar tanto o solo como o ambiente ao mesmo tempo.
Em estudos recentes, a Universidade de Wageningen, em Amsterdã, realizou testes de validação para um sistema pioneiro de realidade aumentada para plantas. A startup responsável pelo projeto, Plant Vision, desenvolveu um sistema no qual é possível usar um smartphone para ver o que se passa dentro de uma planta e avaliar as soluções mais adequadas.
Na prática, o sistema faz uso de sensores de infravermelho em câmeras de celulares para visão noturna e medição térmica, semelhante a dispositivos usados por policiais para detectar materiais em paredes, por exemplo. Com isso, é possível avaliar a saúde das plantas de forma prática e acessível para o produtor, usando apenas o celular.
De acordo com o desenvolvedor do projeto, Ryan Hooks, a realidade aumentada permitirá ao produtor enxergar o problema com três dias de antecedência, aumentando a eficiência dos tratamentos e a produtividade em geral.
Os desafios do futuro para o agronegócio
Com o crescimento constante da população mundial, os temas e as pautas sobre como alimentar o mundo de forma sustentável no futuro já são foco dos ministérios e das organizações do setor do agronegócio. Isso, porque, além de aumentar a produtividade, será extremamente importante preservar os recursos naturais e o solo, evitando que a degradação comprometa a capacidade de produção.
Além disso, outras soluções também precisarão ser alcançadas, como a redução das perdas e dos desperdícios, bem como a recuperação de áreas que já estão degradadas e improdutivas. Para isso, o investimento em pesquisa e tecnologia tendem a ser altos e constantes.
Nesse cenário, o uso da inteligência artificial e da realidade aumentada, por exemplo, se torna cada vez mais benéfico para as lavouras e produções agropecuárias. A utilização desses recursos otimiza os manejos e os recursos, assim como promove ações que ajudam os produtores a extrair o melhor de seus negócios de forma constante ao longo dos anos.
Fonte: Vida Rural.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
4
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
5
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos