AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Quando a ora-pro-nóbis floresce e como fazer mudas da planta?

A ora-pro-nóbis, conhecida por sua exuberância e alto valor nutritivo, tem conquistado cada vez mais espaço nos jardins e na culinária

3 minutos de leitura

11/07/2023 | 10:00

Com alto teor de proteínas, minerais, fibras e vitamina C, as folhas da ora-pro-nóbis podem ser consumidas in natura, cozidas ou transformadas em sucos e farinhas para enriquecer bolos, pães e massas. Seu nome popular vem das antigas igrejas, onde as partes da planta eram consumidas pelos fiéis durante os sermões em latim, significando “rogai por nós”.

Ora-pro-nóbis é uma planta rústica e fácil de cultivar, não exigindo grandes conhecimentos em jardinagem. Essa planta, de nome científico Pereskia aculeata e originária das Américas, é uma trepadeira que pode ser cultivada tanto em vasos quanto no solo, servindo como elemento decorativo e fonte de alimento.

Quando a ora-pro-nóbis dá flores?

As folhas, flores e frutos do ora-pro-nóbis podem ser consumidos por pessoas. (Fonte: Mauricio Mercadante/Flickr/Reprodução)

A floração da ora-pro-nóbis ocorre a partir de janeiro, durante o verão, estendendo-se até o outono. Suas flores pequenas e delicadas se agrupam em inflorescências em forma de cacho ao longo dos ramos da planta. As pétalas brancas têm o miolo alaranjado ou em tom de rosa, atraindo insetos polinizadores, principalmente abelhas.

As flores podem aparecer em sucessão, à medida que novos botões se desenvolvem e se abrem, e pode durar semanas. Após a polinização, a ora-pro-nóbis pode desenvolver frutos em forma de pequenas cápsulas contendo sementes. Esses frutos são comestíveis e também são conhecidos como “caviar vegetal” devido à semelhança com o caviar de peixe.

Além dos cuidados básicos de cultivo, alguns fatores podem afetar a floração da ora-pro-nóbis. A quantidade de luz solar é um fator importante, pois a planta precisa de iluminação adequada para estimular a produção de flores. Geralmente, ela prefere locais ensolarados ou parcialmente sombreados.

Como fazer mudas de ora-pro-nóbis?

O cultivo e as receitas com ora-pro-nóbis fazem parte da cultura brasileira. (Fonte: Pedro Ribas/SMCS/Reprodução)

Para cultivar a ora-pro-nóbis, basta escolher um local onde ela possa receber pelo menos três horas a quatro horas de sol por dia. A planta se adapta bem a ambientes com sol pleno ou meia-sombra. As regas devem ser realizadas de duas a três vezes na semana, evitando encharcar o substrato.

Quanto à propagação da ora-pro-nóbis, é possível adquirir uma muda já enraizada com altura média ou fazer mudas a partir do corte de galhos. Para plantá-la no jardim, basta fazer uma cova e acomodar a muda, cobrindo-a com a própria terra. Em vasos, recomenda-se o uso de terra vegetal acrescida de húmus de minhoca para fornecer maior quantidade de nutrientes à planta.

É possível fazer a muda de ora-pro-nóbis de diversas formas, confira a seguir algumas possibilidades.

Estacas de caule

Corte um pedaço saudável do caule da planta, com cerca de 15 centímetros a 20 centímetros de comprimento. Retire as folhas inferiores e plante a estaca em um recipiente com um substrato bem drenado.

Mantenha o substrato úmido e coloque o recipiente em um local com luz indireta. Em algumas semanas, a estaca deve desenvolver raízes e poderá ser transplantada para um local definitivo.

Estacas de galho

Escolha um galho saudável e jovem da planta e corte-o em pedaços com cerca de 10 centímetros a 15 centímetros de comprimento. Remova as folhas inferiores e plante as estacas em um recipiente com substrato adequado. As estacas devem enraizar em algumas semanas e podem ser transplantadas.

Divisão de touceira

Se a planta mãe tiver uma touceira grande, é possível dividir as raízes para fazer mudas. Desenterre cuidadosamente a planta e separe as raízes em várias partes, certificando-se de que cada parte tenha brotos e raízes saudáveis. Replante as divisões em locais individuais, garantindo um bom substrato e irrigação adequada.

Propagação por sementes

Colete as sementes maduras da planta quando os frutos estiverem maduros. Remova as sementes dos frutos e plante-as em um substrato úmido. Cubra levemente as sementes com uma fina camada de substrato e mantenha o ambiente úmido.

As sementes geralmente germinam em algumas semanas. Quando as mudas estiverem grandes o suficiente, elas podem ser transplantadas para recipientes individuais ou para o local definitivo.

Fonte: Plantei, Ciclo Vivo

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas