Qual é o papel do engenheiro agrônomo nas fazendas brasileiras? | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Summit Agro

Qual é o papel do engenheiro agrônomo nas fazendas brasileiras?

O engenheiro agrônomo é fundamental em todas as etapas do processo produtivo do mundo agro

Nome Colunistas

Summit Agro

07/05/2021 - 21:55

A demanda crescente por alimentos e a competitividade do setor desafiam o campo na modernização da produção, contando com equipamentos mais tecnológicos e usando a ciência a favor de resultados mais eficientes. 

É aí que entra a expertise de engenheiros agrônomos, cujos bancos universitários foram as lavouras. Eles unem os conhecimentos mais avançados da academia para ajudar pequenos e grandes produtores em seu trabalho diário.

Quer saber mais sobre a contribuição desse profissional nas fazendas brasileiras? Então leia esta matéria.

Apoio técnico e científico do planejamento à execução

O engenheiro agrônomo pode ser útil à produção antes mesmo do início do ciclo da safra. Esse profissional pode auxiliar na seleção de cultura e cultivares melhores, na preparação da terra, sobretudo ao considerar o histórico de plantio em cada pedaço da propriedade e a situação do solo nesses locais.

Além disso, o engenheiro pode auxiliar no manejo da produção, seja fazendo testes, seja indicando técnicas e métodos de controle. Está chovendo adequadamente? Alguma praga ameaça a lavoura? Todos esses elementos recebem atenção e são monitorados em tempo real.

PUBLICIDADE

Esse profissional é útil também na etapa final, que envolve a organização da colheita, o armazenamento e a venda, pois os cuidados necessários demandam o acompanhamento de um profissional especializado.

Em toda essa cadeia, a presença do engenheiro agrônomo garante que o produtor tenha à sua disposição as melhores técnicas, maximizando a produção e diminuindo os riscos. É isso que garante, afinal, que o agro brasileiro seja tão importante para o PIB brasileiro (a expectativa para este ano é que a produção bruta chegue a R$ 1 trilhão) e para a alimentação do mundo.

A união do conhecimento científico com o saber prático

Se é verdade que o engenheiro agrônomo aprendeu a manejar métodos científicos e técnicas agrícolas, deve-se reconhecer também que o agricultor tem uma experiência de vida em torno da lida rural e que esse é um conhecimento importante no manejo das culturas. Além disso, esse diálogo permite que a ciência esteja sempre preocupada com questões socialmente relevantes. 

A Embrapa é um bom exemplo de como esse intercâmbio pode ocorrer. A proximidade dos técnicos da empresa com os produtores rurais permite que haja um desenvolvimento conjunto de respostas aos desafios do setor. 

Fonte: Unisul, Instituo Agro. 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.