Qual é o NPK certo para cada objetivo? | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Summit Agro

Qual é o NPK certo para cada objetivo?

Saiba como escolher e usar o NPK certo para a sua plantação

Nome Colunistas

Summit Agro

15/03/2021 - 09:41

752
752

O NPK é um dos fertilizantes mais importantes para o agronegócio brasileiro, já que é composto pelos três principais nutrientes para um crescimento saudável das plantas. A substância é a grande responsável pela produtividade agrícola e apresenta diferentes variantes, a depender do objetivo do produtor.

O nome do adubo carrega a sigla dos três principais componentes: N de nitrogênio, P de fósforo e K de potássio, macronutrientes essenciais para um bom desenvolvimento nas plantações e que normalmente não estão presentes em grandes quantidades no solo.

Vantagens do NPK

O fertilizante concede nutrientes que potencializam o desenvolvimento e a proteção das plantas. Sem ele, os cultivos tendem a ter rendimentos baixos, não atingem seu potencial máximo de crescimento e ficam mais suscetíveis a doenças. 

Para entender melhor as vantagens geradas pelo NPK, é importante separar a análise por compostos. O nitrogênio auxilia no desenvolvimento de brotos e folhas, e sua baixa presença pode deixar as folhas amareladas. O fósforo estimula a frutificação e a floração das plantas, e a falta da substância em vegetais tende a deixá-los subdesenvolvidos e com uma coloração anormal. Por fim, o potássio deixa o cultivo mais resistentes à ação de pragas e outros agentes nocivos — uma planta com baixo potássio é mais fraca e tem menor rendimento. 

O NPK certo para cada situação

O adubo pode ser aplicado de diferentes formas e com distintas porcentagens de concentração dos compostos presentes. Nas plantações e cultivos de produção extensiva, é mais comum o uso da forma sólida, que tem um efeito de longo prazo e fornece nutrientes de forma lenta. 

PUBLICIDADE

A fertilização com NPK sólido também pode acontecer de duas formas: processo de cobertura, quando são polvilhados flocos do composto na superfície do solo, ou adubação profunda,  quando o composto é misturado no solo perto das raízes mais profundas, acelerando seu efeito.

O fertilizante líquido pode ser aplicado por irrigação ou fertilização pontual. (Fonte: Shutterstock/Iryna Inshyna/Reprodução)

A versão líquida do NPK é recomendada para vasos de plantas e dificilmente é utilizada em grandes cultivos, assim como a fertilização foliar, focada nas folhas das plantas. 

Fonte: My Farm, Zap Imóveis, Blog Jacto, Tecnologia no Campo, Summit Agro.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.