Summit Agro
Qual é a importância da meteorologia para o agronegócio?
Fatores climáticos têm um impacto direto nas atividades do agronegócio, e meteorologia pode ajudar produtores a aumentar produtividade das lavouras
2 minutos de leitura 23/03/2023 - 13:04
Por: Summit agro
O agronegócio é uma atividade que depende diretamente de fenômenos climáticos. Por isso, a meteorologia é uma ciência fundamental para evitar prejuízos e elevar a produtividade no campo. Esse ramo do conhecimento, cujo o Dia Mundial é comemorado em 23 de março, estuda os processos atmosféricos e realiza a previsão do tempo, instrumento imprescindível para os produtores agrícolas.
O clima influencia no crescimento das culturas, no rendimento total das plantações, na ocorrência de pragas, na necessidade de água e de fertilizantes, além de todas as demais atividades agrícolas. Desde o plantio até a colheita, o agricultor precisa estar atento às estações do ano, a fenômenos climáticos, em especial El Niño e La Niña, e a eventos bruscos como longas estiagens, excesso de chuvas e geadas, entre outros.
Os alertas meteorológicos ajudam os agricultores a tomarem decisões precisas, planejarem ações, evitar prejuízos e desperdícios e, com tudo isso, otimizar o cultivo e melhorar o posicionamento em um mercado cada vez mais competitivo.
Instituto Nacional de Meteorologia
Criado em 1909, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é a principal instituição responsável pelas previsões climáticas no Brasil. Filiada a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o instituto responde também pelo tráfego de informações meteorológicas coletadas em toda a América do Sul e pela integração com o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.
No Brasil, o Inmet coleta dados de precipitação, ventos, umidade relativa do ar e pressão a partir 400 estações em terra, além de imagens de satélites, para construir, com o auxílio de supercomputadores, modelos numéricos capazes de prever o comportamento do tempo com antecedência de até 96 horas.
A instituição também oferece alertas de eventos adversos, como granizo, e boletins agroclimatológicos mensais, que contêm um panorama dos fenômenos de grande escala que interferem nos climas brasileiro e mundial. Além de informações climáticas prognósticas para auxiliar no planejamento e nas ações do setor agrícola.
Aplicativo meteorológico
No final de 2020, em comemoração aos seus 111 anos, o Inmet lançou um aplicativo para celular com o objetivo de facilitar o acesso aos dados sobre meteorologia. A solução oferece informações em tempo real de todas as suas estações meteorológicas, com imagens de satélite, mapas de previsão numérica do tempo e imagens de radar.
Estações meteorológicas no agronegócio
Além das previsões do Inmet, o agricultor pode contar com uma solução mais precisa para saber como lidar com o clima em sua propriedade: as estações meteorológicas. Essa ferramenta permite monitorar o microclima com mais precisão, permitindo tomadas de decisão mais assertivas em suas plantações.
As estações podem ser personalizadas a partir da necessidade da plantação e da coleta de dados, como precipitação, temperatura e umidade do ar e do solo, velocidade e direção do vento, radiação solar global, entre outras tantas variáveis. Ao analisar o histórico de informações locais, essa ferramenta é capaz de prever o risco de doenças e melhorar o manejo de balanço hídrico.
O uso dessa tecnologia na propriedade reduz custos com mão de obra, aumenta o potencial produtivo das lavouras e possibilita a produção de forma sustentável a longo prazo.
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Agência Brasil, Humber Seguros, Agropós.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
5
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos