Quais são os tipos de laranja e regiões produtoras no Brasil? | Agro Estadão Quais são os tipos de laranja e regiões produtoras no Brasil? | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Summit Agro

Quais são os tipos de laranja e regiões produtoras no Brasil?

A laranja é a fruta mais produzida no Brasil e sua produção está presente em todos os estados brasileiros

3 minutos de leitura 15/09/2021 - 15:00

Nome Colunistas

960
960

A safra brasileira 21/22 de laranja deverá produzir quase 300 milhões de caixas de 40,8 kg somente no principal cinturão citrícola do País, de acordo com estimativa do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). O volume representa um crescimento de 9,51% comparado à última temporada de colheita.

A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) aponta que o País responde por 79% de todo o suco da fruta comercializado no mundo. Em 2020, os embarques do suco da fruta ultrapassaram os US$ 1,4 bilhão, segundo o Comex Stat do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Esses números colocam o Brasil na liderança global de produção e exportação do cítrico. A laranja é a fruta mais produzida no País e todos os estados brasileiros têm laranjais destinados ao comércio. Existem mais de mil espécies catalogadas, mas apenas cinco grupos de variedades da fruta dominam a maior parte da produção comercial.

Cinturão citrícola brasileiro

Grande parte da produção brasileira de laranja é destinada à produção de suco para exportação. (Fonte: Shutterstock/Tanya Kalian/Reprodução)

São Paulo concentra 78% da produção nacional de laranjas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal cinturão citrícola brasileiro se estende até Minas Gerais, responsável por 6% do total produzido no País, especialmente no Triângulo Mineiro.

O Fundecitrus estima que a produção da safra 21/22 no cinturão deve ser distribuída da seguinte forma:

PUBLICIDADE

• 107,07 milhões de caixas das variedades Valência e Valência Folha Murcha;

• 84,66 milhões de caixas da variedade Pera Rio;

• 51,37 milhões de caixas das variedades Hamlin, Westin e Rubi;

• 34,20 milhões de caixas da variedade Natal.

• 16,87 milhões de caixas das variedades Valência Americana, Seleta e Pineapple;

PUBLICIDADE

O cinturão é caracterizado por grandes propriedades com a produção destinada à exportação de suco. Segundo o Fundecitrus, 66% da produção da região está concentrada em apenas 6,28% dos pomares.

Outras regiões produtoras

Valência é o tipo de laranja mais produzido do Brasil. (Fonte: Shutterstock/David Pereiras/Reprodução)

O Paraná é o terceiro colocado no ranking, com participação  de 4,1% na produção nacional da fruta, conforme levantamento do IBGE. Mais de 70% dos municípios paranaenses contam com pomares comerciais, contudo, metade da produção fica concentrada na região noroeste do estado e é destinada ao processamento de suco, que utiliza os cultivares de laranjas-pera, valência, folha murcha e iapar-73.

A produção da Bahia, o quarto maior produtor nacional, equivale a 3,5% do volume produzido no País. Cerca de 80% da produção cítrica baiana é da variedade pera, mas também é produzida a laranja-baía.

Cerca de 70% dos pomares baianos estão localizados no litoral norte do estado, em uma região fronteiriça com Sergipe — estado que responde por 2,1% da produção brasileira da fruta e ocupa a quinta posição no ranking. A maioria dos pomares sergipanos estão localizados em propriedades de agricultura familiar que produzem o tipo pera.

Com 2% do volume produzido no Brasil, o Rio Grande do Sul é o sexto estado com maior produção nacional da fruta. Os pomares estão localizados nas regiões do Médio Alto Uruguai e Campanha Gaúcha. No estado, a produção da variedade valência merece destaque.

Fonte: Sistema Faeg, Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), Agência de Notícias do Paraná, Atlas Sócio-Econômico do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa de Sergipe, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.