Summit Agro
Quais são as principais culturas de inverno no Brasil?
Com a chegada do inverno, agricultores devem estar atentos a diferentes tipos de plantio, espécies e técnicas para aumentar rentabilidade de safras
2 minutos de leitura 27/07/2021 - 17:13
Summit agro
A chegada do inverno, no dia 21 de junho, gera clima seco e temperaturas mais frias. Para aumentar a rentabilidade e a produtividade das safras no segundo semestre, os produtores rurais devem coletar o máximo de informações necessárias para fazer o manejo das culturas de forma adequada nessa época.
Também chamadas de culturas de entressafra, as culturas de inverno oferecem inúmeras vantagens e podem contribuir para o aumento da fertilidade do solo para o restante do ano. Além disso, elas ajudam a incrementar a renda dos agricultores e reduzem as chances de sobrevivência de organismos patogênicos e plantas daninhas.
Região Sul
Como os estados localizados no Sul do Brasil têm um inverno mais demarcado, com médias de temperatura menores do que as demais regiões do País, o recomendado é que os agricultores optem por culturas de entressafra mais resistentes ao frio. Nesse caso, as principais opções são:
- trigo;
- aveia;
- centeio;
- milho.
Esses são alguns dos exemplos de culturas que costumam fazer a sucessão do plantio de soja nesta região. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Sul é a principal região nacional produtora de trigo — representando 88,9% das safras.
Região Sudeste
Caracterizada por temperaturas mais elevadas mesmo no inverno, o Sudeste brasileiro apresenta um diferente leque de oportunidades em comparação com outras regiões. Além da possibilidade de cultivo de espécies de trigo mais resistentes ao calor, outras opções são:
- sorgo;
- feijão;
- girassol;
- cambre.
É importante lembrar que as culturas de inverno devem ser plantadas considerando as características da cultura de verão. Em caso de culturas com sistemas de produção divergentes, as safras sofrem menos com a especialização de pragas, doenças e ervas daninhas.
Região Centro-Oeste
De maneira geral, as terras da Região Centro-Oeste podem abrigar o mesmo tipo de cultivo do que as da Região Sudeste (sorgo, feijão, girassol e cambre). Entretanto, a opção mais viável para as áreas desses estados, que sofrem com maior déficit hídrico, acaba sendo a aveia, que tem maior resistência ao clima seco.
A decisão também varia dependendo da finalidade almejada pelo agricultor. Além da possibilidade de comercialização, os trabalhadores rurais podem destinar o cultivo das culturas de inverno para a alimentação de animais ou obtenção de palhada como cobertura do solo.
Regiões Norte e Nordeste
Nas regiões Norte e Nordeste, as quedas de temperatura durante o inverno costumam ser bem mais reduzidas do que em outras partes do País — com os termômetros marcando uma média entre 18°C e 36°C. Além disso, essas são as regiões com menores índices pluviométricos durante essa época do ano.
Pensando nisso, as culturas de inverno para essas localizações devem ser baseadas em plantas e hortaliças que suportem o calor e necessitem de menor irrigação. Portanto, algumas opções para o plantio no Nordeste são:
- abóbora;
- salsa;
- alface;
- cenoura;
- espinafre;
- coentro.
Já no Norte são:
- melancia;
- morango;
- cenoura;
- melão;
- feijão-vagem;
- repolho.
Por fim, vale ressaltar que os agricultores precisam ter ciência sobre a fertilidade do seu solo para realizar o planejamento do cultivo de inverno e alcançar uma produção vasta e vigorosa.
Fonte: Vamos Comer Melhor, Esalq, Aegro, Embrapa, Brasil Escola.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
5
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos