Summit Agro
Quais são as principais commodities brasileiras?
Desde os tempos de colônia, o Brasil é um grande produtor e exportador mundial de commodities
3 minutos de leitura 30/09/2021 - 11:00
As commodities têm uma importância mundial. Esses produtos básicos sem diferenciação e produzidos em larga escala, são negociados nas bolsas de valores, como a de Chicago, com cotações baseadas na oferta e demanda. No entanto, fatores políticos e econômicos, além de eventos climáticos, podem afetar o preço das commodities e impactar na economia dos países que dependem desse tipo de produto.
Os bens primários fazem parte da história e da formação econômica do Brasil. Desde a colônia até o início da República, o País já passou pelos ciclos da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha. Ainda hoje, as commodities continuam sendo importantes para a economia brasileira.
De acordo com um levantamento realizado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), essas mercadorias são responsáveis por 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Quando são consideradas apenas as exportações, a participação desses produtos representa 65% dos itens embarcados, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O agronegócio é o principal exportador de commodities do Brasil. Em 2020, o setor teve um saldo positivo de US$ 100,81 bilhões, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Conheça as principais commodities brasileiras.
1. Soja
O Brasil é o maior exportador de soja do mundo, respondendo pela produção da metade de todo o grão consumido globalmente. A mercadoria é utilizada como matéria-prima para a produção de alimentos e de biodiesel. Seus subprodutos, como o farelo, têm um papel fundamental na indústria de carnes, sendo utilizados para ração de aves e suínos. Cerca de 60% da soja embarcada pelo Brasil têm a China como destino.
2. Minério de ferro
O País tem a segunda maior reserva de minério de ferro do mundo e é o segundo maior exportador, sendo a China responsável por comprar mais de 70% da mercadoria brasileira. A extração de ferro tem como principal destino a produção de aço.
3. Petróleo
O Brasil é um dos dez maiores produtores mundiais de petróleo, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A Petrobras, maior estatal do País, é a segunda maior empresa em extração do produto a partir do oceano. Assim como a soja e o minério de ferro, o principal destino do petróleo brasileiro é a China.
4. Açúcar
O início da importância brasileira no mercado global de açúcar remonta aos tempos coloniais. Atualmente, o País é o maior produtor e exportador mundial da commodity. O setor sucroalcooleiro, que engloba o adoçante, a cana e o álcool, responde por 10% das exportações do agronegócio.
5. Carne bovina
O Brasil tem o maior rebanho mundial de bovinos, com cerca de 220 milhões de cabeças, o que representa cerca de 14% do total do planeta. Por isso, o País é o maior produtor e exportador global desse tipo de carne. A indústria brasileira de carnes também tem participação relevante nas proteínas de aves (com o quarto maior rebanho de galináceos do mundo) e de suínos (ocupando a terceira posição mundial).
6. Celulose
A celulose é a matéria-prima para a fabricação de papel, tecidos, aditivos alimentares e comprimidos. A produção brasileira, considerada a sexta maior do mundo, tem como principais compradores a China, os Estados Unidos e a Itália.
7. Milho
Cerca de 70% do milho do mundo são destinados à produção animal, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O cereal também é utilizado na alimentação humana e na produção de etanol. O Brasil é o segundo maior produtor global, atrás dos Estados Unidos, mas pode se tornar líder em um curto prazo.
Fonte: Warren, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
4
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
5
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos