Quais são as principais commodities brasileiras? | Agro Estadão Quais são as principais commodities brasileiras? | Agro Estadão
apresenta
PUBLICIDADE

Summit Agro

Quais são as principais commodities brasileiras?

Desde os tempos de colônia, o Brasil é um grande produtor e exportador mundial de commodities

3 minutos de leitura 30/09/2021 - 11:00

Nome Colunistas

974
974

As commodities têm uma importância mundial. Esses produtos básicos sem diferenciação e produzidos em larga escala, são negociados nas bolsas de valores, como a de Chicago, com cotações baseadas na oferta e demanda. No entanto, fatores políticos e econômicos, além de eventos climáticos, podem afetar o preço das commodities e impactar na economia dos países que dependem desse tipo de produto.

Os bens primários fazem parte da história e da formação econômica do Brasil. Desde a colônia até o início da República, o País já passou pelos ciclos da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha. Ainda hoje, as commodities continuam sendo importantes para a economia brasileira.

De acordo com um levantamento realizado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), essas mercadorias são responsáveis por 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Quando são consideradas apenas as exportações, a participação desses produtos representa 65% dos itens embarcados, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O agronegócio é o principal exportador de commodities do Brasil. Em 2020, o setor teve um saldo positivo de US$ 100,81 bilhões, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Conheça as principais commodities brasileiras.

1. Soja

A soja é a principal commodity brasileira. (Fonte: Shutterstock/Fotokostic/Reprodução)

O Brasil é o maior exportador de soja do mundo, respondendo pela produção da metade de todo o grão consumido globalmente. A mercadoria é utilizada como matéria-prima para a produção de alimentos e de biodiesel. Seus subprodutos, como o farelo, têm um papel fundamental na indústria de carnes, sendo utilizados para ração de aves e suínos. Cerca de 60% da soja embarcada pelo Brasil têm a China como destino.

PUBLICIDADE

2. Minério de ferro

O País tem a segunda maior reserva de minério de ferro do mundo e é o segundo maior exportador, sendo a China responsável por comprar mais de 70% da mercadoria brasileira. A extração de ferro tem como principal destino a produção de aço.

3. Petróleo

O Brasil é um dos dez maiores produtores mundiais de petróleo, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A Petrobras, maior estatal do País, é a segunda maior empresa em extração do produto a partir do oceano. Assim como a soja e o minério de ferro, o principal destino do petróleo brasileiro é a China.

4. Açúcar

Farmer working in the field of sugarcane in Brazil. Using smartphone for smart farming. Concept of economy.

O início da importância brasileira no mercado global de açúcar remonta aos tempos coloniais. Atualmente, o País é o maior produtor e exportador mundial da commodity. O setor sucroalcooleiro, que engloba o adoçante, a cana e o álcool, responde por 10% das exportações do agronegócio.

5. Carne bovina

O Brasil tem o maior rebanho mundial de bovinos, com cerca de 220 milhões de cabeças, o que representa cerca de 14% do total do planeta. Por isso, o País é o maior produtor e exportador global desse tipo de carne. A indústria brasileira de carnes também tem participação relevante nas proteínas de aves (com o quarto maior rebanho de galináceos do mundo) e de suínos (ocupando a terceira posição mundial).

6. Celulose

A celulose é a matéria-prima para a fabricação de papel, tecidos, aditivos alimentares e comprimidos. A produção brasileira, considerada a sexta maior do mundo, tem como principais compradores a China, os Estados Unidos e a Itália.

7. Milho

Cerca de 70% do milho do mundo são destinados à produção animal, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O cereal também é utilizado na alimentação humana e na produção de etanol. O Brasil é o segundo maior produtor global, atrás dos Estados Unidos, mas pode se tornar líder em um curto prazo.

Fonte: Warren, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.