Summit Agro
Quais são as 10 pragas que oferecem mais riscos à agropecuária?
Pesquisa identifica quais são as pragas com maior risco fitossanitário para orientar aprovação de novas técnicas de controle
3 minutos de leitura 05/07/2022 - 12:38
Por: Summit agro
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (Mapa) realizou um levantamento em que foram identificadas 83 pragas que apresentam mais riscos para a agropecuária do Brasil. A lista foi hierarquizada de acordo com o risco, com base em características objetivas, para subsidiar a aprovação de tecnologias de controle.
Confira quais são as dez pragas com maior risco fitossanitário.
1. Amaranthus palmeri
A Amaranthus palmeri é uma espécie exótica de caruru de crescimento rápido e agressivo. A erva daninha tem a capacidade de cruzar com outras plantas do gênero, transferindo genes resistentes a herbicidas, e pode reduzir em até 90% a produtividade das lavouras de soja, milho e algodão.
2. Bemisia tabaci
A mosca-branca (Bemisia tabaci) é um inseto sugador comum em diversas culturas, sendo o vetor de diversos vírus. As excreções do animal favorecem a proliferação de fungos que podem causar a fumagina, dificultando a fotossíntese dos vegetais.
3. Xanthomonas citri
O câncro cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas citri, provoca lesões em folhas, frutos e ramos, e é uma das doenças mais graves para a citricultura mundial. A sua propagação pode acontecer por meio de materiais contaminados, pelo vento ou por insetos e outros animais.
4. Ralstonia solanacearum raça 2
O moko da bananeira, causada pela bactéria Ralstonia solanacearum raça 2, provoca o amarelecimento e necrose de folhas em plantas, sendo uma das pragas mais destrutivas nas lavouras de bananas. A disseminação acontece por meio de instrumentos contaminados, além de abelhas e outros insetos.
5. Candidatus Liberibacter asiaticus
A Candidatus Liberibacter asiaticus é a principal causadora da doença greening, a mais destrutiva dos citros do Brasil. A praga reduz a produção de árvores novas e provoca a queda prematura dos frutos. Essa bactéria é transmitida pelo inseto Diaphorina citri, presente nos pomares na época de brotação das plantas.
6. Schizotetranychus hindustanicus
O ácaro-hindustânico-dos-citros (Schizotetranychus hindustanicus) é uma praga de elevado risco econômico às regiões de grande escala de produção citrícola. A infestação dele provoca danos estéticos e alterações no sabor e na qualidade nutricional dos frutos.
7. Ceratitis capitata
A mosca-das-frutas (Ceratitis capitata) afeta diversos pomares com frutos expostos ao sol, além de culturas como café, cacau e pimenta. As larvas depositadas pelos insetos nas frutíferas aceleram a maturação e provoca a queda precoce dos frutos, impedindo sua comercialização.
8. Bactrocera carambolae
As larvas da mosca da carambola (Bactrocera carambolae) destroem os tecidos dos frutos por dentro, provocando perda de qualidade. A praga está presente apenas nos Estados do Amapá e de Roraima, mas tem potencial de causar prejuízo às videiras no Nordeste e no Sul do País.
9. Helicoverpa armigera
A lagarta Helicoverpa armigera foi identificada recentemente, mas tem surpreendido pesquisadores pelo alto poder de destruição nas lavouras de milho, soja e algodão e pela presença em mais de 60 espécies de cultivo. O inseto exótico prefere atacar o sistema reprodutivo dos vegetais, como flores, vagens e espigas.
10. Spodoptera frugiperda
A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é uma das principais pragas das lavouras de arroz do Brasil, mas também atinge as plantações de milho, soja e algodão. O inseto se alimenta das folhas dos vegetais, podendo também consumir as vargens dos grãos.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Defesa Agropecuária de São Paulo, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Greening na citricultura: entenda como controlar a peste
2
Boi gordo: tudo o que você precisa saber para iniciar uma produção
3
Fazendas verticais são a solução para um cultivo mais sustentável
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos