Produção de abacate cresce no Brasil; veja os tipos mais consumidos | Agro Estadão Produção de abacate cresce no Brasil; veja os tipos mais consumidos | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Summit Agro

Produção de abacate cresce no Brasil; veja os tipos mais consumidos

A produção de abacate cresceu mais de 50% entre 2016 e 2021 e se expandiu para outros Estados

3 minutos de leitura 13/06/2023 - 10:00

Nome Colunistas

word-image-23770-1
word-image-23770-1

Abacate é uma das frutas que mais tem se destacado no setor agrícola brasileiro nos últimos anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da fruta no País passou de 197 mil toneladas em 2016 para 301 mil toneladas em 2021, aumentando 53%, um crescimento inferior apenas à cultura da uva.

Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal são os que mais produzem a fruta. No entanto, o cultivo de abacate tem se expandido para outras áreas, como o Ceará, que se beneficia dos momentos de entressafra dos principais produtores brasileiros.

Segundo projeções da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o abacate pode se tornar a segunda fruta tropical mais comercializada até 2030, atrás somente da banana e superando vendas de manga e de abacaxi. A procura por produtos saudáveis e versáteis torna a rentabilidade mais atrativa, incentivando investimentos no setor. Conheça quais são os principais tipos de abacate consumidos no Brasil.

1. Avocado (Hass)

O abacate é conhecido pela riqueza de nutrientes e alto teor de gordura saudável. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O abacate avocado (Hass) é uma das principais variedades cultivadas no Brasil e em todo o mundo. Originário do México, é conhecido por sua casca verde-escura e textura firme, que é mais concentrada em óleos essenciais do que em água. A safra ocorre de fevereiro a setembro e as frutas têm entre 200 gramas e 1 quilograma.

2. Breda

Desenvolvido no Brasil pelo produtor agrícola Pio Breda em meados do século 20, o abacate Breda é caracterizado pela sua polpa amarelada e sabor adocicado, sendo geralmente consumido in natura. A fruta tem casca verde-escura e polpa cremosa e pesa entre 400 gramas e 600 gramas. A safra vai de julho a setembro.

PUBLICIDADE

3. Fortuna

Além de ser consumido como alimento, o abacate tem propriedades cosméticas e farmacêuticas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A polpa do abacate Fortuna é cremosa e suave, e tem uma cor amarelo-pálido com a casca fina e lustrosa de cor verde-escura. Esse tipo tem uma semente relativamente pequena, o que significa que há mais polpa para aproveitar. Originário da Flórida, nos Estados Unidos, tem safra entre fevereiro e julho.

4. Geada

Variedade brasileira, o abacate Geada é adaptado a climas subtropicais, com temperaturas mais frias, como as regiões serranas. A fruta tem casca fina e lisa, de cor verde-brilhante quando estão maduros, com polpa cremosa de cor verde-clara e um sabor suave e pouco oleoso. Com boa resistência a doenças e pragas, a sua safra se dá no verão.

5. Margarida

O Margarida é uma das maiores variedades de abacate, podendo atingir até 1,5 quilograma. Tem origem no Brasil e é bastante resistente a pragas e doenças. A fruta apresenta caroço pequeno, casca fina, lisa e verde com polpa amarela e cremosa, com sabor suave e adocicado. Esse tipo é cultivado de maio a dezembro.

6. Ouro Verde

Variedade originária do Brasil, o abacate Ouro Verde é cultivado principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, de julho a agosto. É um fruto de tamanho médio a grande, com polpa verde-clara e cremosa, sabor suave e textura macia. A variedade é conhecida por sua alta produtividade e resistência a doenças.

7. Quintal

O abacate Quintal é uma variedade brasileira cultivada de março a julho, especialmente em regiões de clima quente, como no Estado de São Paulo. As frutas costumam ser grandes e pesadas, com casca áspera e rugosa de cor verde-escura quando ainda estão imaturos e ficam mais claros quando maduros. A polpa é verde-clara, com textura macia e cremosa.

Fonte: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), HFBrasil, Abacates do Brasil

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.