Summit Agro

Produção de abacate cresce no Brasil; veja os tipos mais consumidos

A produção de abacate cresceu mais de 50% entre 2016 e 2021 e se expandiu para outros Estados

3 minutos de leitura

13/06/2023

Abacate é uma das frutas que mais tem se destacado no setor agrícola brasileiro nos últimos anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da fruta no País passou de 197 mil toneladas em 2016 para 301 mil toneladas em 2021, aumentando 53%, um crescimento inferior apenas à cultura da uva.

Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal são os que mais produzem a fruta. No entanto, o cultivo de abacate tem se expandido para outras áreas, como o Ceará, que se beneficia dos momentos de entressafra dos principais produtores brasileiros.

Segundo projeções da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o abacate pode se tornar a segunda fruta tropical mais comercializada até 2030, atrás somente da banana e superando vendas de manga e de abacaxi. A procura por produtos saudáveis e versáteis torna a rentabilidade mais atrativa, incentivando investimentos no setor. Conheça quais são os principais tipos de abacate consumidos no Brasil.

1. Avocado (Hass)

O abacate é conhecido pela riqueza de nutrientes e alto teor de gordura saudável. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O abacate avocado (Hass) é uma das principais variedades cultivadas no Brasil e em todo o mundo. Originário do México, é conhecido por sua casca verde-escura e textura firme, que é mais concentrada em óleos essenciais do que em água. A safra ocorre de fevereiro a setembro e as frutas têm entre 200 gramas e 1 quilograma.

2. Breda

Desenvolvido no Brasil pelo produtor agrícola Pio Breda em meados do século 20, o abacate Breda é caracterizado pela sua polpa amarelada e sabor adocicado, sendo geralmente consumido in natura. A fruta tem casca verde-escura e polpa cremosa e pesa entre 400 gramas e 600 gramas. A safra vai de julho a setembro.

3. Fortuna

Além de ser consumido como alimento, o abacate tem propriedades cosméticas e farmacêuticas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A polpa do abacate Fortuna é cremosa e suave, e tem uma cor amarelo-pálido com a casca fina e lustrosa de cor verde-escura. Esse tipo tem uma semente relativamente pequena, o que significa que há mais polpa para aproveitar. Originário da Flórida, nos Estados Unidos, tem safra entre fevereiro e julho.

4. Geada

Variedade brasileira, o abacate Geada é adaptado a climas subtropicais, com temperaturas mais frias, como as regiões serranas. A fruta tem casca fina e lisa, de cor verde-brilhante quando estão maduros, com polpa cremosa de cor verde-clara e um sabor suave e pouco oleoso. Com boa resistência a doenças e pragas, a sua safra se dá no verão.

5. Margarida

O Margarida é uma das maiores variedades de abacate, podendo atingir até 1,5 quilograma. Tem origem no Brasil e é bastante resistente a pragas e doenças. A fruta apresenta caroço pequeno, casca fina, lisa e verde com polpa amarela e cremosa, com sabor suave e adocicado. Esse tipo é cultivado de maio a dezembro.

6. Ouro Verde

Variedade originária do Brasil, o abacate Ouro Verde é cultivado principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, de julho a agosto. É um fruto de tamanho médio a grande, com polpa verde-clara e cremosa, sabor suave e textura macia. A variedade é conhecida por sua alta produtividade e resistência a doenças.

7. Quintal

O abacate Quintal é uma variedade brasileira cultivada de março a julho, especialmente em regiões de clima quente, como no Estado de São Paulo. As frutas costumam ser grandes e pesadas, com casca áspera e rugosa de cor verde-escura quando ainda estão imaturos e ficam mais claros quando maduros. A polpa é verde-clara, com textura macia e cremosa.

Fonte: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), HFBrasil, Abacates do Brasil

Bom Dia Agro

Newsletter

X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas