Summit Agro
Produção de abacate cresce no Brasil; veja os tipos mais consumidos
A produção de abacate cresceu mais de 50% entre 2016 e 2021 e se expandiu para outros Estados
3 minutos de leitura 13/06/2023 - 10:00
Abacate é uma das frutas que mais tem se destacado no setor agrícola brasileiro nos últimos anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da fruta no País passou de 197 mil toneladas em 2016 para 301 mil toneladas em 2021, aumentando 53%, um crescimento inferior apenas à cultura da uva.
Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal são os que mais produzem a fruta. No entanto, o cultivo de abacate tem se expandido para outras áreas, como o Ceará, que se beneficia dos momentos de entressafra dos principais produtores brasileiros.
Segundo projeções da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o abacate pode se tornar a segunda fruta tropical mais comercializada até 2030, atrás somente da banana e superando vendas de manga e de abacaxi. A procura por produtos saudáveis e versáteis torna a rentabilidade mais atrativa, incentivando investimentos no setor. Conheça quais são os principais tipos de abacate consumidos no Brasil.
1. Avocado (Hass)
O abacate avocado (Hass) é uma das principais variedades cultivadas no Brasil e em todo o mundo. Originário do México, é conhecido por sua casca verde-escura e textura firme, que é mais concentrada em óleos essenciais do que em água. A safra ocorre de fevereiro a setembro e as frutas têm entre 200 gramas e 1 quilograma.
2. Breda
Desenvolvido no Brasil pelo produtor agrícola Pio Breda em meados do século 20, o abacate Breda é caracterizado pela sua polpa amarelada e sabor adocicado, sendo geralmente consumido in natura. A fruta tem casca verde-escura e polpa cremosa e pesa entre 400 gramas e 600 gramas. A safra vai de julho a setembro.
3. Fortuna
A polpa do abacate Fortuna é cremosa e suave, e tem uma cor amarelo-pálido com a casca fina e lustrosa de cor verde-escura. Esse tipo tem uma semente relativamente pequena, o que significa que há mais polpa para aproveitar. Originário da Flórida, nos Estados Unidos, tem safra entre fevereiro e julho.
4. Geada
Variedade brasileira, o abacate Geada é adaptado a climas subtropicais, com temperaturas mais frias, como as regiões serranas. A fruta tem casca fina e lisa, de cor verde-brilhante quando estão maduros, com polpa cremosa de cor verde-clara e um sabor suave e pouco oleoso. Com boa resistência a doenças e pragas, a sua safra se dá no verão.
5. Margarida
O Margarida é uma das maiores variedades de abacate, podendo atingir até 1,5 quilograma. Tem origem no Brasil e é bastante resistente a pragas e doenças. A fruta apresenta caroço pequeno, casca fina, lisa e verde com polpa amarela e cremosa, com sabor suave e adocicado. Esse tipo é cultivado de maio a dezembro.
6. Ouro Verde
Variedade originária do Brasil, o abacate Ouro Verde é cultivado principalmente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, de julho a agosto. É um fruto de tamanho médio a grande, com polpa verde-clara e cremosa, sabor suave e textura macia. A variedade é conhecida por sua alta produtividade e resistência a doenças.
7. Quintal
O abacate Quintal é uma variedade brasileira cultivada de março a julho, especialmente em regiões de clima quente, como no Estado de São Paulo. As frutas costumam ser grandes e pesadas, com casca áspera e rugosa de cor verde-escura quando ainda estão imaturos e ficam mais claros quando maduros. A polpa é verde-clara, com textura macia e cremosa.
Fonte: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), HFBrasil, Abacates do Brasil
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
2
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
5
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil (2024)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos