Summit Agro
Pecuária 4.0: bezerros podem ter sexo escolhido antes da inseminação
Com a tecnologia na sexagem de sêmen, produtores podem escolher entre macho ou fêmea antes da inseminação
Summit Agro
12/11/2020 - 14:41
A tecnologia tem revolucionado diversos setores do agronegócio, favorecendo produtores agrícolas e pecuaristas. A sexagem de sêmen é um exemplo de inovação promissora que permite ao produtor escolher o sexo dos bezerros antes mesmo de realizar a inseminação ou qualquer outra técnica de reprodução.
Essa metodologia beneficia a produção viabilizando o planejamento assertivo de acordo com o objetivo comercial e tendência de mercado. Sendo assim, os pecuaristas podem escolher entre aumentar o rebanho com foco em vacas para a produção de leite ou em bois para a produção de carne.
No caso do gado de corte, os produtores podem ainda ajustar características genéticas desejáveis, como usar material genético de touros com maior capacidade de conversão alimentar e crescimento. Já no gado leiteiro, é possível aplicar o melhoramento genético junto à sexagem de sêmen para gerar fêmeas mais produtivas e destinadas para a reposição do rebanho.
Como é feita a sexagem de sêmen antes da inseminação
A técnica de sexagem de sêmen foi trazida para o Brasil através da ABS Pecplan, em parceria com a Goyaike, uma empresa argentina que tem expertise em biotecnologia focada na reprodução animal. Essa metodologia é realizada através da separação de células via citometria de fluxo, feita por um equipamento que permite a separação dos espermatozoides que gerarão animais machos ou fêmeas.
O equipamento utilizado possui alta tecnologia e viabiliza essa separação sem danificar a estrutura celular e com alto rendimento, preservando as taxas de sucesso na inseminação e podendo analisar de 3 mil a 4 mil espermatozoides por segundo. Após a avaliação do conteúdo, a empresa realiza uma nova seleção para disponibilizar ao mercado apenas aqueles que estiverem de acordo com os padrões de qualidade e segurança.
Desse modo, os produtores podem adquirir o conteúdo genético com a tranquilidade de que a capacidade de fertilidade não foi comprometida. Em relação à assertividade entre a geração de machos ou fêmeas, a empresa responsável pela sexagem garante ao menos 85% de pureza no material.
Com esses dados, os pecuaristas conseguirão destinar melhor a sua produção, com um planejamento mais preciso de acordo com o seu objetivo comercial. A sexagem de sêmen é uma tecnologia que aumenta as vantagens da inseminação e de outras técnicas de reprodução, melhora a produtividade e permite a melhoria genética dos animais visando à rentabilidade e produtividade do rebanho.
Mercado de sêmen sexado
As novidades da pecuária 4.0 e da agricultura digital têm fomentado todos os setores do agronegócio no Brasil, o que tem beneficiado os números e os resultados do segmento de maneira significativa. Técnicas como a agricultura e a pecuária de precisão estão ajudando produtores a aumentar a produtividade em um mesmo espaço, de maneira mais sustentável, com maior qualidade e redução de custos.
No mercado de sêmen sexado, a tendência também é o crescimento. No primeiro semestre de 2020 foram comercializadas 303.518 doses com média mensal de 50,5 mil doses, o que representa um crescimento de 57% em relação ao ano inteiro de 2019.
De acordo com especialistas do setor, é previsto um crescimento de mais de 30% nas vendas de sêmen sexado ainda neste ano.
Fonte: Milkpoint, Freepik, Shutterstock.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
2
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
3
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
4
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
5
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil (2024)
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos