Summit Agro
Papel dos fertilizantes na descarbonização do agronegócio
Os fertilizantes são um dos principais insumos do agronegócio e podem contribuir para reduzir a pegada de carbono do setor
2 minutos de leitura 06/01/2023 - 14:48
Por: Summit agro
O agronegócio brasileiro é líder mundial de produção de alimentos com sustentabilidade, e os fertilizantes podem contribuir para consolidar essa posição. Em 2021, o País consumiu mais de 42,6 milhões de toneladas de adubo, o quarto maior volume global, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.
“O fertilizante em escala comercial foi a inovação que mais salvou vidas desde o princípio do século 19”, avaliou o diretor de contas globais da Yara Internacional, João Moraes, em evento promovido pelo Blue Studio do Estadão. Com o produto, foi possível aumentar a produção sem a necessidade de abrir novas fronteiras agrícolas, contribuindo para a redução do desmatamento e de emissões de carbono.
No entanto, o agronegócio brasileiro precisa comunicar melhor e precificar o seu papel na descarbonização do setor para ficar a frente de competidores internacionais. “A descarbonização exigirá números. Entramos numa era do ‘poupa Terra’ e ‘poupa clima’, na qual o Brasil é uma verdadeira potência agroambiental”, considera Moraes.
Fertilizantes verdes
A produção de fertilizantes utiliza gás natural, um combustível fóssil rico em hidrogênio e carbono, para extrair a amônia. A transição energética para matrizes mais limpas é um desafio para o setor. “A matriz energética do Brasil é muito mais limpa que a média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)”, pontuou o diretor da Yara.
Os fertilizantes verdes, produzidos a partir do biometano, podem reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa. Existe uma grande quantidade de resíduos e subprodutos das cadeias agroindustriais que podem ser processados em biodigestores para produzir gás natural – matéria-prima que pode ser usada na produção dos insumos.
“Há espaço para ser mais eficiente. A Yara vem fazendo a lição de casa. Entre 2005 e 2019, reduzimos em 45% nossas emissões na produção de fertilizante”, ressaltou Moraes. A empresa compartilha a tecnologia com outras empresas brasileiras, dos Estados Unidos, Índia e Europa, para ampliar o alcance dos benefícios da prática.
Descarbonização do agronegócio
Além de uma produção energética verde, o Brasil é exemplo para o mundo em práticas sustentáveis na agricultura. Muitas práticas, como o plantio direto e a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), foram desenvolvidas no País e contribuem para o crescimento da produtividade aliada à sustentabilidade do setor.
Iniciativas do poder público, como o programa de Agricultura de Baixo Carbono (programa ABC) e o Código Florestal Brasileiro, devem continuar contribuindo para reduzir as emissões da produção de alimentos no País. “Temos grandes desafios e não podemos ignorar o combate ao desmatamento ilegal”, pontuou o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.
Além disso, o setor privado também se movimenta para contribuir com a limitação dos efeitos do aquecimento global. Em 2021, a Yara lançou a Agoro Carbon Alliance, uma plataforma que capacita os agricultores com boas práticas sustentáveis ao mesmo tempo que cria um marketplace para negociação dos créditos de carbono.
Fonte: Blue Studio Estadão, Yara
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
6
Caruncho: como acabar com a praga na plantação e em casa?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos