PUBLICIDADE

Summit Agro

Papel dos fertilizantes na descarbonização do agronegócio

Os fertilizantes são um dos principais insumos do agronegócio e podem contribuir para reduzir a pegada de carbono do setor

2 minutos de leitura 06/01/2023 - 14:48

Por: Summit agro

O agronegócio brasileiro é líder mundial de produção de alimentos com sustentabilidade, e os fertilizantes podem contribuir para consolidar essa posição. Em 2021, o País consumiu mais de 42,6 milhões de toneladas de adubo, o quarto maior volume global, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.

“O fertilizante em escala comercial foi a inovação que mais salvou vidas desde o princípio do século 19”, avaliou o diretor de contas globais da Yara Internacional, João Moraes, em evento promovido pelo Blue Studio do Estadão. Com o produto, foi possível aumentar a produção sem a necessidade de abrir novas fronteiras agrícolas, contribuindo para a redução do desmatamento e de emissões de carbono.

No entanto, o agronegócio brasileiro precisa comunicar melhor e precificar o seu papel na descarbonização do setor para ficar a frente de competidores internacionais. “A descarbonização exigirá números. Entramos numa era do ‘poupa Terra’ e ‘poupa clima’, na qual o Brasil é uma verdadeira potência agroambiental”, considera Moraes.

Fertilizantes verdes

A produção de fertilizantes utiliza gás natural, um combustível fóssil rico em hidrogênio e carbono, para extrair a amônia. A transição energética para matrizes mais limpas é um desafio para o setor. “A matriz energética do Brasil é muito mais limpa que a média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)”, pontuou o diretor da Yara.

Os fertilizantes verdes, produzidos a partir do biometano, podem reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa. Existe uma grande quantidade de resíduos e subprodutos das cadeias agroindustriais que podem ser processados em biodigestores para produzir gás natural – matéria-prima que pode ser usada na produção dos insumos.

PUBLICIDADE

“Há espaço para ser mais eficiente. A Yara vem fazendo a lição de casa. Entre 2005 e 2019, reduzimos em 45% nossas emissões na produção de fertilizante”, ressaltou Moraes. A empresa compartilha a tecnologia com outras empresas brasileiras, dos Estados Unidos, Índia e Europa, para ampliar o alcance dos benefícios da prática.

Descarbonização do agronegócio

Além de uma produção energética verde, o Brasil é exemplo para o mundo em práticas sustentáveis na agricultura. Muitas práticas, como o plantio direto e a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), foram desenvolvidas no País e contribuem para o crescimento da produtividade aliada à sustentabilidade do setor.

Iniciativas do poder público, como o programa de Agricultura de Baixo Carbono (programa ABC) e o Código Florestal Brasileiro, devem continuar contribuindo para reduzir as emissões da produção de alimentos no País. “Temos grandes desafios e não podemos ignorar o combate ao desmatamento ilegal”, pontuou o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

Além disso, o setor privado também se movimenta para contribuir com a limitação dos efeitos do aquecimento global. Em 2021, a Yara lançou a Agoro Carbon Alliance, uma plataforma que capacita os agricultores com boas práticas sustentáveis ao mesmo tempo que cria um marketplace para negociação dos créditos de carbono.

Fonte: Blue Studio Estadão, Yara

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.